Buscar

PROVA 2 ECONOMIA JUN 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
	 a)
	Minimiza seus custos.
	 b)
	Minimiza suas vendas.
	  c)
	Aumenta seu faturamento.
	 d)
	Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
	2.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis (escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	  a)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	 b)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	 c)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.
	 d)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	3.
	Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de "Marginalismo", tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de "Teoria da Política Econômica", cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o significado de Utilidade Marginal Decrescente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que novos produtos, tecnologicamente mais avançados, ficam à disposição do consumidor.
	 b)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que ele vai ficando velho e depreciado.
	 c)
	A utilidade do consumo de unidades adicionais vai diminuindo à medida que novas unidades vão sendo consumidas, até chegar a um ponto de saturação.
	 d)
	A utilidade de um produto diminui à medida que ele vai ficando mais caro.
	4.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	 b)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	 c)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	 d)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	5.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de demanda:
	 a)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	 b)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	 c)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	  d)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	6.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
	 a)
	O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	 b)
	Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
	  c)
	O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
	 d)
	O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	7.
	Através do mercado, os consumidores e os produtores podem se encontrar e trocar dinheiro por mercadorias e serviços, cuja troca é definida por meio da Lei da Oferta e Procura. Com relação à Lei da Oferta e Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Segundo a Lei da Oferta, quanto mais altos forem os preços dos produtos, maiores poderão ser as quantidades procuradas no mercado. 
(    ) De acordo com a Lei da Procura, quanto mais altos forem os preços dos produtos, menor poderá ser o interesse dos empresários em produzir. 
(    ) A procura ou a demanda dos bens e serviços é determinada através da quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar em função do seu preço. 
(   ) A oferta dos bens e serviços é determinada através do interesse que os empresários têm em produzir, em função dos preços destes no mercado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	A Balança de Pagamentos é uma ferramenta contábil que serve para classificar e registrar as contas do governo das suas relações monetárias com o resto do mundo. Sobre as contas do governo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre essas contas, temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
(    ) Uma dessas contas é a Balança Comercial, que mede os ingressos e as saídas de dólares do país, decorrentes das exportações e importações.
(    ) A Balança de Serviços mede somente a entrada de dólares, decorrentes das importações e exportações de serviços.
(    ) No comércio internacional, se um país está gastando menos dólares do que ele arrecada, isso gera um saldo negativo na Balança Comercial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	O oligopólio é uma estrutura de mercado dita intermediária entre concorrência perfeita e os monopólios. Na visão de Rossetti (2002, p. 529), "Os oligopólios são, de longe, a estrutura de mercado dominante nas modernas economias industriais. São raras as atividades não sujeitas a algum tipo de oligopólio e são ainda mais raros os setores não oligopolizados". Com relação à quantidade e ao tamanho das empresas dessa estrutura de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. Atlas: São Paulo, 2002.
	 a)
	Os mercados dos oligopólios têm a característica básica de ser dominado por um número elevado de grandes corporações.
	 b)
	Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número reduzido de grandes corporações.
	 c)
	Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número significativo de micro e pequenas organizações.
	 d)
	Visto a diversidade de mercados que compõem as modernas economias industriais, não é possível determinar com exatidão a quantidade e nem o tamanho das empresas que atuam na estrutura do tipo oligopólio.
	10.
	Por política econômica entende-se o conjunto de ações tomadas por um governo para atingir determinados fins econômicos, sejam eles de curto ou longo prazos. No campo das ações de longo prazo, a Política Econômica busca promover o crescimento econômico, e, em países como o Brasil, notórios pela sua expressiva desigualdade social, ela também tem por objetivo promoveruma distribuição de renda relativamente justa. Sobre a política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Central do Brasil é o órgão responsável por controlar a quantidade de dinheiro em circulação na economia, que, por sua vez, determina a taxa de juros.
II- O aumento da oferta monetária devido à política monetária do Banco Central do Brasil leva a um aumento da taxa de juros do mercado.
III- Os meios de pagamento são todos os depósitos à vista nos bancos comerciais e também o papel-moeda que está em circulação.
IV- Uma situação de baixa inflação é proporcionada quando há uma oferta monetária menor do que a taxa de juros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.

Continue navegando