Buscar

Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O QUE SE ENTENDE POR TRABALHABILIDADE DO CONCRETO FRESCO?
É a propriedade do concreto fresco que identifica sua maior ou menor aptidão para ser empregado com determinada facilidade sem perda de sua homogeneidade. Caracteriza-se pela medida da consistência do concreto. Determina a facilidade com a qual os concretos podem ser misturados, lançados, adensados e acabados.
CITAR E EXPLICAR QUAIS OS FATORES QUE AFETAM A TRABALHABILIDADE DO CONCRETO FRESCO.
Fatores que afetam a trabalhabilidade:
Internos:
Consistência: propriedade mais influente na trabalhabilidade – é através do teor água/mistura seca que se verifica a influência, obviamente indireta, do fator água/cimento na consistência não existe ensaio eficiente para sua mensuração.
Traço do Concreto: Quando misturados em proporções relativamente pequenas de água, o cimento ou as misturas de cimento e agregado apresentam certo inchamento.
Granulometria do concreto: Se houver uma redução na superfície específica do agregado, o concreto tornar-se-á mais plástico; em caso contrário, menos plástico.
Forma do grão do agregado: Arredondada natural (possibilitam mais plasticidade para o mesmo teor de água/mistura seca), e angulosa.
Aditivos: plastificantes, superfluidificantes, incorporadores de ar (resistência a ciclos de gelo e degelo).
Externos:
Tipos de misturas, Transportes, Lançamento e Adensamento: mistura homogênea – tempo de mistura (tipo de betoneira, rotação) – trabalhabilidade no momento do lançamento (pré-fabricados) – bombeamento requer misturas com características especiais (nem seco, nem úmido demais).
Dimensões das peças á moldar: diâmetro máximo do agregado graúdo – estabelecido na NBR – considerar espaçamento entre armaduras.
DEFINIR OS TERMOS “CONSISTÊNCIA”, “TRABALHABILIDADE” E “SEGREGAÇÃO” DO CONCRETO FRESCO.
Consistência: É a relativa mobilidade ou facilidade de o concreto ou argamassa escoar. É o principal fator de influência na trabalhabilidade. Caracteriza a trabalhabilidade pelas suas medidas no concreto. 
Trabalhabilidade: Comportamento físico do concreto fresco, sendo a propriedade do concreto identificando a sua maior ou menor aptidão para ser empregado com determinada facilidade sem perda de sua homogeneidade. É caracterizada pela medida da consistência do concreto. 
Segregação: é a separação dos componentes da mistura. Essa ação se dá principalmente devido as diferentes massas específicas dos elementos que compõem a mistura e suas dimensões. Na segregação interna, as partículas maiores assentam na parte inferior e na segregação externa as partículas maiores tendem a separar da mistura.
Consistência: propriedade mais infl uente na trabalhabilidade – não
CITAR E EXPLICAR QUAIS OS FATORES QUE AFETAM A CONSISTÊNCIA DO CONCRETO FRESCO.
Teor de Água/Mistura Seca: principal fator que influi na consistência, expresso em porcentagem do peso da água em relação ao peso da mistura de cimento e agregados;
Granulometria e Forma do Grão do Agregado: A alteração da granulometria modifica a consistência do concreto (mantendo o mesmo teor de água/mistura seca) – redução da superfície específica dos agregados aumenta a plasticidade da argamassa, do contrário esta ficará menos plástica;
Aditivos: podem apresentar as mais diversas finalidades que afetam a consistência do concreto – são classificados como dispersores, densificadores, retardadores, aceleradores e incorporadores de ar;
Tempo e Temperatura: As misturas de concreto recém-preparadas enrijecem com o tempo – não devendo ser confundido com a pega do cimento – resultado da absorção de parte da água pelo agregado, da evaporação. A temperatura ambiente modifica a temperatura do concreto e altera sua consistência.
DESCREVER DETALHADAMENTE QUAIS OS MÉTODOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DO CONCRETO FRESCO.
Os métodos mais utilizados para a medição da consistência do concreto são os seguintes tipos:
Ensaios de Abatimento: permite verificar se não há excesso ou falta de água no concreto. Neste ensaio, coloca-se uma quantidade de concreto dentro de uma forma de cone com dimensões normatizadas, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes. Retira-se lentamente o molde levantando-o verticalmente e mede-se a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada. O ensaio somente será considerado válido em amostras de concreto que não apresentarem características de cisalhamento ou colapso na retirada do molde.
Ensaios de penetração: Ensaio de bola de Kelly, este ensaio consiste na determinação da profundidade de mergulho na forma de meia esfera com 15kg de peso, numa amostra de concreto fresco. Na prática, a bola de Kelly é utilizada para verificar as alterações da mistura, tais como as decorrentes da variação de umidade.
Ensaio de escorregamento: Moldar o concreto na forma tronco-cônica, depois remover o molde, promover um número definido de quedas na mesa, medir o diâmetro do concreto após o espalhamento. O concreto se espalha sobre a mesa; mede-se o diâmetro médio do concreto espalhado; o escorregamento é avaliado como porcentagem do diâmetro original (25cm). Este ensaio nos dá indicação da consistência do concreto e de sua qualidade quanto a segregação.
Ensaio de compactação: O grau de compactação, é medido pela relação entre os pesos específicos, isto é, entre o peso específico atualmente observado no ensaio e o peso específico do mesmo concreto completamente compactado. O concreto é posto cuidadosamente no primeiro recipiente, deixado cair no segundo e, enfim, no terceiro, onde é medido seu peso específico.
Ensaio de remoldagem: Moldar o concreto na forma tronco-cônica, remover o molde, ligar a mesa vibratória, medir o tempo necessário para o concreto passar à forma cilíndrica. Consta da medida do tempo necessário para que se verifique a completa moldagem de um tronco de cone moldado em forma idêntica à do ensaio de abatimento.

Outros materiais