Buscar

Evolução da Espécie

Prévia do material em texto

Desenvolvimento da Espécie
Evolução 
Discente
 
Charles Darwin
Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista e cientista inglês. Autor de “Origem das Espécies, através da Seleção Natural”, foi uma das figuras mais importantes sobre o evolucionismo e origem da vida.
Biografia
	Charles Darwin (1809-1882) nasceu em 1809, em Shrewsbury, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Morreu em 19 de abril de 1882, em Downe, Kent, Inglaterra.
	Estudou medicina e teologia, mas foi na botânica e geologia que obteve reconhecimento.
Charles Robert Darwin
Darwin viajou cinco anos pelo mundo, a bordo do “Beagle”.
Percorreu o mundo coletando fosseis, animais e plantas.
Após vinte anos de estudos publicou “A origem das espécies”, que serviu de base para comprovar sua teoria.
Charles Robert Darwin
	Darwin era altamente experimentalista e iniciou uma grande discussão sobre as leis que regem a evolução
	Alguns fatores influenciaram sua obra:
Dados geológicos.
Dados demográficos.
Dados biográficos. 
	Durante sua viagem na Argentina encontrou fosseis de mamíferos já extintos e observou que eram muito semelhantes aos atuais. E percebeu que dentre os atuais também havia diferença dependendo do local onde eram encontrados.
	De volta à Inglaterra, depois de cinco anos, com sólida reputação, viveu ativamente trabalhando como geólogo e naturalista. Em Cambridge e Londres, trabalhou em assuntos científicos, especialmente no preparo de publicações dos resultados de sua viagem e na coleta de dados para sua teoria sobre a origem das espécies.
Evolução Humana
	A evolução humana corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie.
Características
	Próprias da espécie humana foram construídas ao longo de milhares de anos, com a evolução dos primatas. Charles Darwin foi o primeiro a propor a relação de parentesco da espécie humana com os grandes macacos, os antropóides.
Etapas da evolução humana
Primatas
Hominoides
Hominídeos
Homo Habilis
Homo Erectus
Home Neandertais
Homo Sapiens
Primatas
Os mais antigos viveram há cerca de 70 milhões de anos. Esses mamíferos de pequeno porte habitavam as árvores das florestas e alimentavam-se de folhas e insetos.
Hominoides
São primatas que viveram entre aproximadamente 22 e 14 milhões de anos atrás. O procônsul, que tinha o tamanho de um pequeno gorila, habitava em árvores, mas também descia ao solo; era quadrúpede, isto é, locomovia-se sobre as quatro patas. Descendente do procônsul, o kenyapiteco às vezes endireitava o corpo e se locomovia sobre as patas traseiras.
Hominídeos
Família que inclui o gênero australopiteco e também o gênero humano. O australopiteco afarense, que viveu há cerca de 3 milhões de anos, era um pouco mais alto que o chimpanzé. Já caminhava sobre os dois pés e usava longos braços se pendurar nas  árvores. Mais alto e pesado, o australopiteco africano viveu entre 3 milhões e 1 milhão de anos. Andava ereto e usava as mãos para coletar frutos e atirar pedras para abater animais.
Homo habilis
Primeiro hominídeo do gênero Homo. Viveu por volta de 2,2 milhões a 780 mil anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedra, construía cabanas e, provável,ente, desenvolveu, uma linguagem rudimentar. Seus vestígios só foram encontrados na África.
Homo erectus 
Descendeu do Homo habilis, viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 mil anos atrás. Saiu da África, alcançando a Europa, a Ásia e a Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com  peles de animais. Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do fogo.
HOMO NEANDERTAIS
Homo Neandertais viveram exclusivamente na Europa e na Ásia entre 200 mil e 30 mil anos atrás.
A denominação Neondertal deve-se ao fato de primeiros esqueletos desses hominídeos terem sido encontrados no vale de Neander, na Alemanha.
Eles viveram numa época em que o clima era muito frio, como reflexo do final da era Glacial do Pleistoceno.
Eram nômades, caçadores e formavam grupos. São os homens das Cavernas das lendas populares.
Homo sapiens
Descendente do Homo erectus, surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Trata-se do homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra, deixando variados instrumentos de pedra, osso e marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.
Eva mitocondrial
Para entender o que é a Eva Mitocondrial, temos que entender que a Mitocôndria ( organela da célula que produz energia ) possui um código genético próprio e essa organela é herdada de nossas mães. 
Para rastrear a nossa avó ( a mulher que originou nossa espécie), tivemos que olhar para a nossa população ( pouco: menos de 7 bilhões de pessoas!). Os pesquisadores fizeram um mapa usando justamente o DNA Mitocondrial, pois sabemos que ele não é uma mistura de um casal e sim da mulher.
	Os primeiro humanos viveram em pequenos grupos familiares, lutando contra as adversidades e isso moldou nossa espécie do jeito que ela é.
	A possibilidade mais provável é que um efeito gargalo aconteceu na humanidade enquanto Eva estava viva. Essa é uma situação em que a grande maioria dos membros de uma espécie morre de maneira repentina, deixando a espécie à beira da extinção.
Seleção Natural
A seleção natural é um mecanismos fundamentais da evolução
Essa teoria evolutiva foi formulada pelo naturalista Charles Darwin (1809-1882). A seleção natural afirma que as características vantajosas de uma população para um determinado ambiente são selecionadas e contribuem para a adaptação e sobrevivência dos espécies. 
Compreendendo a Seleção Natural
Na natureza existe a luta pela existência. Um luta por sobrevivência e reprodução.
Em uma população alguns indivíduos conseguem sobreviver e reproduzir com maior sucesso, transmitindo parte desse potencial para a próxima geração.
Com passar do tempo, os indivíduos sem esse potencial não mais existirão.
	
	Por fim, é importante ressaltar que a Seleção Natural é um processo lento e gradual. Porém, atua de modo permanentemente nas populações.
	
	
Pra Finalizar

Continue navegando

Outros materiais