Buscar

fichamento 2

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Tocantins
Curso: Engenharia de Alimentos 
Matéria: Português instrumental
Professor: Ary Carlos
Aluna: Valeska Leda Da Silva
Fichamento 2
“Texto e textualidade, de Lucie Didio”
O texto, a coerência e a coesão
	A autora evidenciou bastante durante o texto, a coerência e a coesão. Isso tem a ver com os “conceitos e relações subjacentes à superfície do texto”. Aonde nada mais é do que “a manifestação linguística da coerência”, ou seja, é a sua “materialização”. Enquanto a coerência se atém às ideias, a coesão se relaciona com a maneira de organizá-las. Só existe conectividade textual se tais elementos (coerência/coesão) estiverem no texto. Pode-se definir texto ou discurso como ocorrência linguistica falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
 Unidade de linguagem
Lucie Didio pontua que antes de mais nada, um texto é uma unidade de linguagem de uso. Tem papel determinante em sua produção e recepção uma série de fatores pragmáticos. 
 Unidade de linguagem
A segunda propriedade básica de um texto é o fato de ele constituir uma unidade de linguagem. Uma ocorrência linguística precisa ser percebida pelo receptor como um todo significativo, coerente. Finalmente, o texto se caracteriza por sua unidade formal, material. Seus constituintes linguísticos devem, se mostrar irreconhecivelmente integrados, de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso.
Textualidade
	Encontramos na textualidade os pontos que garantem determinado texto não apenas justaposições de palavras, parágrafos e capítulos. São sete basicamente: a coerência, a coesão, a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade. 
Linguística Textual
A autora destaca que a Linguística Textual é ferramenta imprescindível para estudarmos a problemática da textualidade. Quais os requisitos de que dispomos a fim de sabermos se nosso texto é mesmo Texto? Charoles, apontou quatro: a repetição, a progressão, a não-contradição e a relação. A autora, no entanto, tem preferência a terminologia de Maria da Costa Val (Redação e Textualidade): Continuidade, Progressão, Não-Contradição e Articulação. 
 Articulação entre os elementos
A textualidade então exige Articulação, isto é, um texto precisa apresentar ideias que tenham a ver entre si, sem falarmos na articulação entre os elementos apresentados anteriormente. Havendo, portanto, exercícios constantes tanto de boas leituras como de escrita e reescrita, com certeza, nossa competência atingirá níveis satisfatórios. A gramática normativa vem depois.
 Manter um nexo semântico
Texto que não retome elementos essenciais ao longo de sua construção, que, digamos, atire para todos os lados, não é texto. Retomar conceitos e ideias é crucial para se manter um nexo semântico.

Continue navegando