Buscar

(20161007002850)3 Sistema Linfático

Prévia do material em texto

*
*
Sistema Linfático
Prof. Alcyone Sampaio
*
*
Sistema Linfático
O sistema linfático, é uma via acessória da circulação sangüínea, permitindo que os líquidos dos espaços intersticiais possam fluir para o sangue sob a forma de linfa (do latim -água nascente/pura).
*
*
Sistema Linfático
Resumo Histórico
HERÓFILO (anatomista grego - 300 a.C.) a primeira citação dos vasos linfáticos.
A primeira descrição do sistema, é atribuída a GASPAR ASELLIUS de Milão, que foi professor de anatomia em Pavia de 1581 a 1626 e estudou os vasos linfáticos intestinais do cão. 
 1647, JEAN PECQUET, enquanto estudante de medicina em Montpellier, descreveu o Receptaculum chylii, também do cão, denominada por muitos anos de cisterna de PECQUET em sua homenagem, atualmente “cisterna do quilo” conforme a nomenclatura anatômica internacional.
*
*
Sistema Linfático
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. 
O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
*
*
Sistema Linfático
O sistema linfático possui três funções interrelacionadas: 
(1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais
(2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório 
(3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos)
*
*
Sistema Linfático
A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma sanguíneo, proteínas e por glóbulos brancos. 
A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos).
 Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.
*
*
*
*
Sistema Linfático
O fluxo da linfa é impulsionado por vários fatores, um deles é a contração da musculatura lisa da parede dos vasos linfáticos.
Além desse mecanismo, a linfa ainda é impulsionada pelos seguintes fatores:
a) contração de músculos esqueléticos;
b) movimentos passivos do corpo;
c) pulsações de artérias;
d) compressão externa dos tecidos
e) na região cervical, pela gravidade (com o indivíduo em posição ortostática).
*
*
Sistema Linfático
Circulação Linfática
A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.
O sistema linfático coleta a linfa, por difusão, através dos capilares linfáticos, e a conduz para dentro do sistema linfático. 
Uma vez dentro do sistema, o fluido é chamado de linfa, e tem sempre a mesma composição do que o fluido intersticial.
*
*
Sistema Linfático
*
*
Sistema Linfático
Função de transporte de ácidos graxos
Os vasos linfáticos estão presentes no revestimento do trato gastrintestinal. 
Enquanto a maioria dos outros nutrientes absorvidos pelo intestino delgado são conduzidas para serem processadas pelo fígado via portal venoso, as gorduras passam pelo sistema linfático, para serem transportadas para a circulação sanguínea via ducto torácico. 
O enriquecimento da linfa originada nos vasos linfáticos do intestino delgado é chamado de quimo. 
Os nutrientes que são recuperados pelo sistema circulatório são processados pelo fígado, tendo passado através do sistema circulatório. 
*
*
*
*
Sistema Linfático
Órgãos linfáticos: 
amígdalas (tonsilas)
adenóides
baço
linfonodos ( nódulos linfáticos)
timo (tecido conjuntivo reticular linfóide: 
rico em linfócitos).
*
*
Sistema Linfático
Estes órgãos contém uma armação que suporta 
a circulação dos linfócitos A e B e outras células 
imunológicas tais como os macrófagos e 
células dendríticas. 
Quando micro-organismos invadem o corpo 
ou o mesmo encontra outro antígeno , 
os antígenos são transportados 
do tecido para a linfa.
*
*
Sistema Linfático
Baço
O baço está situado na região do hipocôndrio esquerdo, porém sua extremidade cranial se estende na região epigástrica. 
Ele está situado entre o fundo do estômago e o diafragma. 
Ele é mole, de consistência muito friável, altamente vascularizado e de uma coloração púrpura escura. 
O tamanho e peso do baço varia muito, no adulto tem cerca de 12cm de comprimento, 7cm de largura e 3cm de espessura.
*
*
Sistema Linfático
O baço é um órgão linfóide apesar de não filtrar linfa, ou seja, é um órgão excluído da circulação linfática porém interposto na circulação sangüínea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fígado. 
Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem micróbios, restos de tecidos, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas. 
Dessa forma, o baço “limpa” o sangue, funcionando como um filtro desse fluído tão essencial. 
O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, é considerado por alguns cientistas, um grande nódulo linfático. 
*
*
Sistema Linfático
Amígdalas (tonsilas palatinas): produzem linfócitos.
Timo: órgão linfático mais desenvolvido no  período prenatal, involui desde o nascimento até a puberdade.
Linfonodos ou nódulos linfáticos: órgãos linfáticos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias. 
*
*
*
*
Sistema Linfático
Origem dos linfócitos: medula óssea (tecido conjuntivo reticular mielóide: precursor de todos os elementos figurados do sangue). 
Linfócitos T – maturam-se no timo. 
Linfócitos B – saem da medula já maduros. 
Os linfócitos chegam aos órgãos linfáticos periféricos através do sangue e da linfa.
*
*
Sistema Linfático
Patologia
ELEFANTIASE a infecção dos vasos linfáticos causa um endurecimento da pele e aumento dos tecidos abaixo da pele, especialmente nas pernas e órgãos genitais.
LINFEDEMA também causa inchaço anormal, especialmente nos membros (embora possa ocorrer na face, pescoço e abdômen). 
METASTASE TUMORAL com isso, há diversas pesquisas que procuram estudar o mecanismo da linfangiogênese.
Outra patologia relacionada ao sistema linfático é a celulite, muitas vezes tratada com drenagens linfáticas e outros métodos que estimulam a circulação da linfa.
*
*
Sistema Linfático
O Bloqueio dos Linfáticos causa Edema:
O edema pode tornar-se acentuado, pois as proteínas plasmáticas que vazam para o interstício não tem como ser removidas. 
A elevação na concentração de proteínas aumenta a pressão osmótica do líquido intersticial, o que puxa ainda mais líquidos para fora dos capilares. Algumas doenças graves podem causar esse bloqueio dos linfáticos causando edema extracelular, como: câncer, infecções, cirurgias ou ausência de anormalidades congênitas de vasos linfáticos.
*
*
Sistema Linfático
Imunidade:
Nosso organismo possui um eficiente aparelho de defesa contra organismos ou toxinas que tendem a danificar os tecidos e órgãos, o sistema imunitário. 
Possuímos a imunidade natural (fagocitose de bactérias, destruição de organismos no estômago por secreções gástricas e enzimas digestivas, resistência da pele, etc.) e a imunidade adquirida que se desenvolve depois do primeiro ataque do organismo por uma doença bacteriana ou por uma toxina, que pode demorar meses para se desenvolver. A
 imunidade adquirida é induzidapor um sistema imune especial formador de anticorpos e linfócitos ativados que atacam e destroem organismos específicos.
*
*
Sistema Linfático
*
*
Sistema Linfático
A Imunidade e o Sistema Linfático:
O sistema linfático do organismo é que desencadeia a imunidade adquirida. 
Os linfócitos são essenciais para a sobrevivência. 
Exemplos disso são pessoas geneticamente com ausência de linfócitos ou aqueles que por muita irradiação ou drogas, tiveram os linfócitos destruídos, não desenvolveram imunidade adquirida e dias após o nascimento morreram por infecção bacteriana fulminante.
*
*
Sistema Linfático
Linfócitos: Os linfócitos estão localizados nos linfonodos (gânglios linfáticos), porém também são encontrados em tecidos linfóides como o baço, o timo, medula óssea e outros. 
*
*
Sistema Linfático
Respostas Imunológicas da Drenagem Linfática:
A drenagem linfática ajusta-se aos mecanismo biológicos de tal maneira que consegue ampliar e acelerar as reações próprias do organismo, sem que haja alterações.
As manipulações para drenagem tem o objetivo direto de aumentar o volume da linfa admitido pelos capilares linfáticos e aumentar a velocidade do transporte através dos vasos e ductos linfáticos. Quando esse objetivo é alcançado, exerce-se uma influência considerável sobre outras funções biológicas.
*
*
Sistema Linfático
Referências Bibliográficas:
Waldtraud - Drenagem Linfática Manual - 2a. Edição
Guyton - Tratado de Fisiologia Médica - 9a. Edição
Cesar e Cezar - Biologia Celular

Continue navegando