Buscar

Anatomia Humana: Planos e Cortes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia Humana é uma ciência que estuda a organização e estrutura do corpo humano. Para começarmos os estudos desta Ciência, precisamos conhecer a posição anatômica, os planos de delimitação, os planos de secção e os eixos de movimento. Leia, analise as afirmativas e marque a alternativa INCORRETA.
		
	 
	O plano de secção transversal está numa posição horizontal, o corte é feito num sentido látero-lateral e divide o corpo em duas porções, uma superior e outra inferior.
	
	O movimento de circundunção ocorre em articulações que possuem os três eixos de movimentos, permitindo a associação dos movimentos de flexão/extensão; abdução/adução; rotação interna/rotação externa.
	 
	O plano de secção sagital está numa posição vertical, o corte é feito num sentido látero-lateral e divide o corpo em duas porções, uma anterior e outra posterior.
	
	Os eixos de movimento são perpendiculares aos planos de secção.
	
	Na posição anatômica o membro superior está lateral ao tronco e a mão está numa posição de supinação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504395620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fim de visualizar e estudar a disposição estrutural dos vários órgãos, o corpo pode ser seccionado e diagramado de acordo com três planos fundamentais de referência: um plano sagital, um plano frontal e um plano transversal. De acordo com essas informações, escolha a única opção abaixo que apresenta a descrição correta dos três planos de referência do corpo.
		
	
	Plano sagital: estende-se verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em partes direita e esquerda Plano frontal: dividem o corpo em superior e inferior Plano transversal: refere-se ao eixo látero-lateral
	
	Plano sagital: estende-se longitudinalmente ao longo do corpo dividindo-o em anterior e posterior Plano frontal: passa transversalmente e divide o corpo em partes coronal e podálico Plano transversal: dividem o corpo em superior e inferior
	
	Plano sagital: estende-se verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em cranial e caudal Plano frontal: passa longitudinalmente e divide o corpo em partes anterior e posterior Plano transversal: dividem o corpo em diagonais chamadas de lateral esquerda e lateral direita
	
	Plano sagital: estende-se verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em partes direita e esquerda Plano frontal: passa verticalmente e divide o corpo na linha mediana Plano transversal: dividem o corpo em anterior e posterior
	 
	Plano sagital: estende-se verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em partes direita e esquerda Plano frontal: passa longitudinalmente e divide o corpo em partes anterior e posterior Plano transversal: dividem o corpo em superior e inferior
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504394404)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As veias que realizam a drenagem superficial dos membros inferiores são
		
	 
	Safena magna e safena parva
	
	Safena magna e veia tibial anterior
	
	Safena Magna e veia fibular
	
	Safena magna e veia poplítea
	
	Safena parva e veia tibial posterior
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504395308)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A origem e a inserção são dois componentes dos músculos esqueléticos. De acordo com a origem e inserção, assinale a afirmação CORRETA:
		
	 
	O conhecimento da origem e inserção muscular possibilita a delimitação precisa do movimento, estes pontos são os locais de aderência da massa muscular nos ossos.
	
	A origem é o ponto em que o tecido muscular está relacionado com o osso, e a inserção localiza-se exatamente no local em que se processa a contração muscular, ou seja, no ventre muscular.
	
	A origem e a inserção não necessariamente estão em ossos diferentes, podendo acontecer num único osso ou articulação.
	
	A origem está relacionada com o desenvolvimento embrionário de qualquer estrutura, como o músculo.
	
	A origem está relacionada com a entrada da artéria no músculo e a inserção com a saída de veias, que estão cheias de sangue venoso.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504394953)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O corte anatômico feito na peça de estudo para dividí-la em duas partes direita e esquerda é:
		
	
	Lamdóide
	
	Occipital
	
	Coronal
	 
	Sagital
	
	Frontal

Outros materiais