Buscar

pergunta apol 1 fundamentos da filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o seguinte fragmento: “lmmanuel Kant nasceu em 1724 em Konigsberg, cidade da Prússia Oriental, de modesta família de artesãos. Depois de frequentar o severo Collegium Fridericianum, de inspiração pietista, em 1740 inscreveu-se na Universidade da cidade natal, onde frequentou cursos de ciência e de filosofia, terminando o ciclo de estudos em 1747. De 1747 a 1754 foi preceptor. Em 1755 obteve a livre docência e entrou na Universidade de Konigsberg, onde permaneceu até 1770, quando se tornou professor ordinário com a dissertação De mundi sensibilis atque intelligibilis forma et principiis. Entre 1770 e 1781 dá-se o momento decisivo da formação de seu sistema: em 1781 saiu a primeira edição da Crítica da razão pura (a segunda em 1787), que foi seguida pela Crítica da razão prática (1788) e pela Crítica do juízo (1790). Em 1794 foi intimado a não insistir sobre ideias por ele expressas em matéria de religião na obra A religião nos limites da simples razão; Kant não retratou suas ideias, mas calou-se” (REALE, Giovanni. História da Filosofia: de Spinoza a Kant, v. 4. São Paulo: Paulus. 2005, p. 347). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) A ética kantiana está baseada em imperativos, os quais devemos respeitá-los por eles mesmos.
(  ) Para Kant, o viver na maioridade se dá a partir do momento em que vivemos com autonomia, o que é conseguida quando seguimos os imperativos categóricos.
(  ) Segundo Kant, autonomia é o indivíduo fazer o que quiser, de acordo com sua consciência.
(  ) Segundo Kant, um sujeito que vive a partir de imposições externas, tem uma vida heterônoma e, por consequência, vive na menoridade.
(  ) Um dos fundamentos da ética kantiana é o princípio segundo o qual o ser humano é um meio para se alcançar alguma coisa, qualquer que seja ela.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V, F
	
	B
	V, V, V, F, F
	
	C
	F, F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, V, F

Outros materiais