Buscar

avaliando 2 histologia e embriologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201609582212)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O epidídimo tem a função de:
		
	
	produzir hormônios gonadotróficos.
	
	produzir espermatozoides.
	
	produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez das secreções vaginais.
	
	produzir hormônio sexual masculino.
	 
	armazenar espermatozoides.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609582196)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a resposta correta no que diz respeito a espermatogênese:
		
	
	É a seqüência de eventos, através dos quais o óvulo precursor masculino, a espermatogônia torna-se um espermatozóide, o gameta masculino
	
	É a seqüência de eventos, através dos quais a célula precursora masculina, a espermatogônia torna-se um esperma, o gameta masculino
	
	N.R.A
	
	É a seqüência de eventos, através dos quais a célula precursora masculina,o espermatócito torna-se um espermatozóide, o gameta masculino.
	 
	É a seqüência de eventos, através dos quais a célula precursora masculina, a espermatogônia torna-se um espermatozóide, o gameta masculino.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609582282)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente A.V.J sofreu um acidente automobilístico e teve seus ovários e tubas uterinas removidos. Diante deste quadro, quais dos seguintes hormônios deixarão de ser produzidos?
		
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e progesterona.
	 
	Estrogênio e progesterona.
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e estrógeno.
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
	
	Hormônio luteinizante (LH) e estrogenio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609582209)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os órgãos sexuais principais ou essenciais, responsáveis pela produção dos gametas são as gônadas - os testículos no homem e os ovários na mulher. Estes órgãos também são responsáveis pela produção de hormônios que têm papel relevante nas características sexuais secundárias masculinas ou femininas e regulam o ciclo reprodutivo. Verifique os itens abaixo e escolha àquele que relaciona corretamente o órgão e sua função:
		
	
	Também denominadas glândulas de Cowper, as glândulas bulbouretrais são duas pequenas formações arredondadas e lobuladas, de cor amarela e com o tamanho de uma ervilha. É responsável pela maior quantidade do sêmen produzido.
	 
	O epidídimo está localizado no escroto, unido à margem posterior do testículo por uma membrana serosa e compõe a primeira porção do sistema de ductos que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo, este armazena os espermatozoides até o momento da ejaculação.
	
	As glândulas acessórias da reprodução são os testículos, próstata, vesículas seminais e bulbo uretrais. Todas produzem sêmen contendo líquido para lubrificação e células espermatozoides para a fertilização.
	
	A próstata é formada por uma parte glandular e outra muscular, localizada na cavidade pélvica, ventralmente ao reto, do qual pode ser perfeitamente sentida, circundando a porção superior da uretra, com o tamanho aproximado de uma amêndoa. Ela tem a responsabilidade de produzir líquido de teor ácido que protege a uretra de possíveis agressões por microrganismos.
	
	Cada vesícula seminal é composta por um único tubo, enrolado sobre si, cujo comprimento fica entre 10 cm a 15 cm quando desenrolado, essa é responsável pela produção de líquido nutritivo para os espermatozoides, embora não exerça importância na quantidade do sêmen produzido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609582233)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A reprodução é o mecanismo essencial para perpetuação e diversidade das espé- cies, assim como para a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A oogênese diferencia-se da espermatogênese na ocorrência do processo ao longo da vida do indivíduo, no número de gametas formados, nas etapas de multiplicação, crescimento e maturação, assim como nas diferenciações e maturações citoplasmáticas e nucleares dos gametas masculinos e femininos. O processo da oogênese em relação à maturação oocitária ainda merece mais estudos, pois os aspectos bioquímicos e genéticos deste processo precisam ser mais bem esclarecidos. Por meio da gametogênese masculina e feminina a natureza proporcionou a fertilidade e a capacidade de gerar filhos a casais de diferentes espécies que se reproduzem sexuadamente incluindo a espécie humana (Araújo et al, 2007. Gametogênese: estágio fundamental do desenvolvimento para reprodução humana.). Sobre as referidas diferenças, é correto dizer que:
		
	
	Tanto para a célula masculina quanto para a célula feminina, o período de crescimento exerce a mesma influência.
	
	A diferença na quantidade de células originadas no processo da gametogênese masculina e feminina são discretas.
	
	O período de diferenciação ocorre nos dois casos, ovogênese e espermatogênese, mas é bem mais importante para o homem.
	
	Tanto na ovogênese, quanto na espermatogênese haverá multiplicação celular por toda a vida desta mulher ou homem.
	 
	No processo de maturação há meiose reducional que proporciona a manutenção dos cromossomos da espécie, isso ocorre na espermatogênese e ovogênese.

Continue navegando