Buscar

Gestão da Produção_1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO 
E FINANÇAS
Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO
Profª. Waléria Medeiros
2014
*
Empresas
 As empresas são exemplos de organizações. As empresas são organizações sociais que reúnem e utilizam recursos para atingir determinados objetivos. O objetivo final pode ser o lucro, ou pode ser o atendimento de determinadas necessidades e demandas da sociedade sem a preocupação prévia com o lucro.
*
*
Empresas
Empresas primárias ou extrativas – Empresas que desenvolvem atividades extrativas (atividade de pesca, mineração, prospecção e extração de petróleo) – Exemplos: (Vale; Petrobras; Pescal)
Empresas secundárias ou de transformação – Empresas que processam matérias- primas e as transformam em produtos acabados, conhecidos como produtos tangíveis ou manufaturados. (Cia de Cigarros Souza Cruz; IBM do Brasil ; General Motors)
*
*
Empresas
No tocante ao que produzem as empresas são classificadas
em : 
Empresas terciárias ou prestadores de serviços – Empresas que prestam serviços especializados. Entre elas estão bancos, financeiras, comercio em geral, hospitais, escolas, universidades, serviços de telefonia (Itaú, UNICARIOCA e TV Globo)
Empresas do terceiro setor – São organizações não-governamentais que prestam serviço sem qualquer intenção de lucro. São o organizações que reúnem participantes que se dedicam a uma missão cultural, filantrópica, social ou ecológica (Instituto Ayrton Senna, Fundação Roberto Marinho) 
*
*
Empresas
As três classificações de empresas não se excluem. Podendo assim, existir uma empresa que é primária (extrativa e prospectiva), secundária (refinadora) e terciária (distribuidora) como a Petrobras
*
*
Fatores de Produção e 
Recursos Materiais
Todo processo produtivo depende basicamente de TRÊS FATORES DE PRODUÇÃO: natureza, capital e trabalho, todos eles integrados por um quarto fator denominado empresa. 
*
*
Fatores de Produção e 
Recursos Materiais
A natureza fornece os insumos necessários, as matérias-primas, a energia...
O capital fornece o dinheiro necessário para comprar os insumos e pagar os empregados. 
O trabalho é realizado pela mão-de-obra que transforma, por meio de operações manuais ou de máquinas e equipamentos, os insumos em produtos acabados ou serviços prestados.
*
*
Fatores de Produção e 
Recursos Materiais
 Essa concepção de fatores de produção funcionou bem durante toda a Era Industrial que se estendeu desde a revolução industrial (em meados do século XVII) até o início da década de 1990, quando surgiu a Era da Informação. As riquezas das nações e das organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que se proporciona habilidades e competências.
*
*
Fatores de Produção e 
Recursos Materiais
 
*
*
Recursos
Um recurso é um meio pelo qual a empresa extrai, transforma ou produz algo. As empresas requerem recursos para poderem funcionar adequadamente. Os principais recursos empresariais são: 
Recursos físicos ou materiais – São os prédios e edifícios, as instalações, as máquinas e os equipamentos, as ferramentas, as matérias-primas e todos os insumos tangíveis que ingressam no processo produtivo.
*
*
Recursos
Recursos físicos ou materiais – São os prédios e edifícios, as instalações, as máquinas e os equipamentos, as ferramentas, as matérias-primas e todos os insumos tangíveis que ingressam no processo produtivo.
Recursos financeiros – Corresponde ao fator de produção denominado capital. Abrangem as receitas, as contas a receber, o dinheiro em bancos, o faturamento, os investimentos, enfim, qualquer forma de dinheiro ou crédito que a empresa possua. 
*
*
Recursos
Recursos humanos – Corresponde ao fator de produção denominado trabalho. Engloba todas as pessoas que trabalham na empresa. Desde o operário ao presidente.
Recursos mercadológicos – Estes recursos geralmente estão fora das empresas (clientes, consumidores, ou usuários dos produtos. Para abordá-los a empresa utiliza propaganda, promoção e canais de distribuição, e outros meios específicos.
Recursos administrativos – Estes recursos atuam como integradores e sincronizadores de todos os demais recursos empresariais
*
*
Gestão de Produção
Classificação dos recursos organizacionais
Recursos Tangíveis
Recursos Intangíveis
Recursos Terceirizados
*
Gestão de Produção
Mas afinal, o que é uma empresa?
“De fato, as empresas são constituídas de recursos. Estes representam o aspecto material e concreto de sua organização. Sua infraestrutura de prédios, máquinas, equipamentos,instalações materiais e matérias-primas. Mas, tudo isso é estático e sem vida. Sabemos que as empresas são organismos vivos: elas nascem, crescem, se desenvolvem e morrem. Mais do que isso as empresas são inteligentes, pois elas são dotadas de pessoas que sentem, pensam e agem racionalmente. A inteligência da empresa decorre das pessoas que nela trabalham. Tão importante quanto os recursos disponíveis, são as maneiras pelas quais eles são utilizados pelas pessoas. De nada valem os recursos se não forem adequadamente utilizados e geridos pelas pessoas.”
(Chiavenato, 2005)
*
As competências essenciais de uma empresa significam aquilo que ela sabe fazer melhor do que ninguém e que representam sua vantagem competitiva em mercados altamente competitivos. Ser competitivo significa ter condições de concorrer com outras empresas que produzem um determinado produto ou serviço em determinado mercado. Nos mercados competitivos de hoje essas condições mudam a cada instante em função do desempenho de cada empresa, das estratégias utilizadas e, sobretudo, da inovação tecnológica que muda tudo.
Os passos principais na direção da conquista e manutenção das competências essenciais
Gestão de Produção
*
Administração é o conjunto de atividades voltadas a direção de uma organização utilizando-se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Lacombe (2003, p.4) diz que a essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. A partir desse raciocínio, temos o papel do "Gestor Administrativo" que com sua capacidade de gestão, consegue obter os resultados esperados. 
Produção significa transformação de insumos em produtos ou serviços . Na verdade, é um conjunto de atividades que proporcionam a conversão de um bem tangível em um outro que tenha a utilidade maior ou mais específica.
A Administração da Produção é a área da administração que utiliza os recursos físicos e materiais da empresa que realizam o processo produtivo por meio de competências essenciais. A empresa extrai as matérias-primas, transforma-as para produzir o produto acabado ou presta serviços especializados ao mercado.
+
=
Conceito de Administração da Produção
*
Quais são os objetivos principais 
da administração da produção?
“Os dois objetivos são alcançar eficiência e eficácia no processo produtivo”
Eficiência – Significa a utilização adequada dos recursos empresariais. A eficiência relaciona-se com os meios – métodos, procedimentos, normas, programas e processos. Reside basicamente em fazer coisas corretamente, isto é da melhor maneira possível. Produzir com eficiência significa utilizar métodos e procedimentos adequados de trabalho, executar corretamente a tarefa, aplicar da melhor maneira possível os recursos da empresa. 
*
Quais são os objetivos principais 
da administração da produção?
“Os dois objetivos são alcançar eficiência e eficácia no processo produtivo”
Eficácia – A eficácia está ligada aos fins, isto é aos objetivos que a empresa pretende alcançar por meio de suas operações. Reside basicamente em fazer coisas que são importantes para os resultados ou para os objetivos. Produzir com eficácia significa executar aquelas tarefas que são importantes para o negócio.
*
Mas como melhorar a eficiência ?
Racionalização – É a técnica que procura os métodos e processos mais adequados ao trabalho. É através da racionalização que se consegue desenhar um processo produtivo mais rápido e eficiente, com menores custos de produção, redução de estoques, redução de trabalho na produção e etc.
Produtividade – A produtividade é uma decorrência da eficiência. A medida que a produção é eficiente ele alcança maiores níveis de produtividade. Produtividade é a relação ótima entre insumos e resultados, isto é entre custos e benefícios, entre recursos aplicados e o volume produzido.
*
Relacionamento da Gestão da produção com Demais Áreas
Pesquisa e Desenvolvimento: recebe da área de P&D o projeto do produto com suas especificações, componentes e materiais, podendo proporcionar a retroação quanto ao projeto (reavaliação) no sentido de melhorá-lo cada vez mais. 
Marketing: A produção geralmente é realizada para atender a previsão de vendas que a área mercadológica estabelece. É importante ressaltar que ambas as áreas devem trabalhar bem alinhadas procurando desta forma garantir a excelência no fluxo operacional da organização.
Finanças: se relaciona com a área financeira da empresa para poder estabelecer os critérios de compras (financiamento das compras) e do suprimento de matérias-primas (financiamento da estocagem dos materiais), bem como valores, custos e investimentos.
Recursos Humanos: se relaciona com a área de RH para obter recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, pagamento salarial e condições de benefícios.
*
Os inter-relacionamentos da Gestão da Produção
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais