Buscar

Desenvolvimento socioeconomico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. No modelo de Solow, como a taxa de poupança afeta o nível de renda no EE? Como afeta a taxa de crescimento no estado estacionário?
No modelo de crescimento de Solow, uma alta taxa de poupança leva a um grande capital de estado estável e a um alto nível de produção estável. Uma baixa taxa de poupança leva a um pequeno estoque de capital estável e um baixo nível de produção estável. Maior economia leva a um crescimento econômico mais rápido apenas no curto prazo. Um aumento na taxa de poupança aumenta o crescimento até que a economia atinja o novo estado estacionário. Ou seja, se a economia mantiver uma alta taxa de poupança, também manterá um grande estoque de capital e um alto nível de produção, mas não manterá uma alta taxa de crescimento para sempre.
2. Porque um formulador de politica econômica pode optar pelo nível de capital da Regre de Ouro?
É razoável supor que o objetivo de um formulador de políticas econômicas é maximizar o bem-estar econômico dos membros individuais da sociedade. Como o bem-estar econômico depende da quantidade de consumo, o formulador de políticas deve escolher o estado estacionário com o nível mais alto de consumo. O nível de capital da Regra de Ouro representa o nível que maximiza o consumo no estado estacionário. Suponha, por exemplo, que não haja crescimento populacional ou mudança tecnológica. Se o estoque de capital estável aumenta em uma unidade, a produção aumenta pelo produto marginal de capital MPK; a depreciação, no entanto, aumenta em um montante δ, de modo que a quantidade líquida de produção extra disponível para consumo é MPK - δ. O capital da GoldenRule é o nível em que MPK = δ, de modo que o produto marginal do capital seja igual à taxa de depreciação.
3. Um formulador de politica econômica pode optar por um EE com mais capital do que no EE da Regra de ouro? Ou com menos capital do que no EE da Regra de ouro?
Quando a economia começa acima do nível de capital da Regra de Ouro, atingir o nível da GoldenRule leva a um maior consumo em todos os pontos no tempo. Portanto, o formulador de políticas sempre desejaria escolher o nível da Regra de Ouro, porque o consumo é aumentado para todos os períodos de tempo. Por outro lado, quando a economia começa abaixo do nível de capital da GoldenRule, atingir o nível da Regra de Ouro significa reduzir o consumo hoje para aumentar o consumo no futuro. Nesse caso, a decisão do formulador de políticas não é clara. Se o formulador de políticas se preocupa mais com as gerações atuais do que com as futuras gerações, ele pode decidir não seguir políticas para alcançar o estado estacionário da Regra de Ouro. Se o formulador de políticas se preocupa igualmente com todas as gerações, ele escolhe a regra de ouro. Mesmo que a geração atual tenha que consumir menos, um número infinito de gerações futuras se beneficiará com o aumento do consumo, movendo-se para a Regra de Ouro.
1 - 1) Taxa de poupança e crescimento populacional afeta o nível de renda per capita no EE.
Quanto maior for a taxa de crescimento populacional, menor será o nível de capital permanente dos funcionários e, portanto, haverá um nível mais baixo de renda estável. Por exemplo, a figura mostra o estado estacionário de dois níveis de crescimento populacional, um nível baixo n1 e um nível superior n2. O maior crescimento populacional n2 significa que a linha que representa o crescimento e a depreciação da população é maior, de modo que o nível de capital permanente por funcionário é menor.
A taxa de crescimento da renda total no estado estacionário é n + g: quanto maior a taxa de crescimento populacional, maior a taxa de crescimento da renda total. A renda por trabalhador, no entanto, cresce a uma taxa fixa e, portanto, não é afetada pelo crescimento populacional.
2) Taxa de poupança e crescimento populacional afeta a taxa de crescimento do PIB no EE.
3) Taxa de poupança e crescimento populacional afeta a taxa de crescimento do PIB per capita no EE.
A taxa de crescimento populacional é um determinante do padrão de vida em longo prazo, quanto maior a taxa, menor o produto por trabalhador.
4) Y= K^0,25 x L^0,25 (questão 1 e 3)
a) Essa função apresenta retorno constante de escala?
b) Qual a função de produção por trabalhador?
c) Sem crescimento populacional, progresso, encontre o estoque de capital por trabalhador, produção por trabalhador e consumo por trabalhador, todos no EE.
d) Depreciação 10%
5)Fatores de produção forem remuneradas de acordo com seu produto marginal, esta economia alcançara o nível de capital da RO no EE do modelo de Solow. 
Questão 5 do capitulo 7
6) Questão 8 do capitulo 7
2: Sobre o papel da taxa de poupança e do investimento no modelo de Solow, responda:
a) Quais os efeitos de uma elevação na taxa de poupança sobre o tamanho do estoque de capital e do produto por trabalhador de uma economia? A elevação da taxa de poupança faz com que o investimento da economia aumente aumentando também o estoque de capital – criando um novo estado estacionário maior do que o anterior com uma produção por trabalhador também maior. No gráfico abaixo temos um aumento na poupança ()
b) Essa mudança poderia gerar crescimento econômico persistente nesta economia? Explique.
Não. O crescimento econômico seria temporário. O deslocamento da função de produção para cima [] faria com que o investimento fosse maior do que a depreciação; portanto haverá aumento no estoque de capital. Contudo, esse aumento vai ter duração até que a economia encontre um novo estado estacionário, com maior quantidade de capital e maior produção.
3: Sobre o papel do crescimento populacional no modelo de Solow, responda:
a) Quais os efeitos do crescimento populacional sobre as taxas de crescimento do estoque de capital total e do produto total de uma economia em estado estacionário?
O ponto de partida para fazer essa análise é entender como o crescimento populacional juntamente com o investimento e a depreciação influenciam na acumulação de capital por trabalhador. 
Enquanto o investimento atua para aumentar o estoque de capital e a depreciação faz o inverso, ou seja, diminui o estoque de capital, o crescimento populacional faz com que aumente o número de trabalhadores e, por conseguinte, diminua o número de capital por trabalhador.
 Logo, no estado estacionário com crescimento populacional, o capital por trabalhador e a produção por trabalhador são constantes. Porém, o número de trabalhadores está aumentando em “n” o que significa que o capital total e a produção total também estão aumentando em “n”.
b) Como diferenças internacionais nas taxas de crescimento populacional podem ser consideradas na explicação das diferenças internacionais no nível de renda per capita dos países?
É usual e corriqueiro apontar que países que tem grande crescimento populacional apresente também menores níveis de produto per capita e vice-versa. Mas porque isso ocorre? Segundo o modelo de Solow, o crescimento populacional (n2 > n1) fará com que o nível de capital por trabalhador no estado estacionário diminua (. Dado que a função de produção do estado estacionário é dada por , uma vez reduzida o estoque de capital de estado estacionário k*, o produto per capita da economia (y*) também vai diminuir. Isto pode ser evidenciado no gráfico abaixo:
c) Como a taxa de crescimento populacional afeta o critério de determinação do nível de capital da regra de ouro?
Matematicamente podemos partir da seguinte premissa, lembrando sempre que toda variável escrita em letra minúscula se refere a variável por trabalhador. 
No estado estacionário, temos que a produção é e o investimento é . Logo:
Portanto, temos que:
No estado estacionário da Regra de Ouro, o produto marginal do capital líquido (descontada a depreciação) é igual à taxa de crescimento populacional.

Continue navegando