Buscar

Modelo OSI e Protocolos de Rede

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Protocolo- É definido como um conjunto de regras. No caso das Redes de Computadores, os protocolos definem como a rede deve funcionar. Para que dois computadores possam se comunicar em rede, eles devem usar os mesmos protocolos.
Modem em camadas- Um modelo em camada funciona da seguinte forma:
Cada camada funciona independente da outra e busca resolver uma parte do problema;
Cada camada tem um conjunto de funções e oferece à camada superior um conjunto de serviço através de uma interface bem definida;
A camada superior não precisa saber como a camada inferior implementa o seu serviço, apenas tem que saber utilizar a interface.
Modelo OSI possui 7 camadas.
1 camada física - A camada física define as especificações elétricas, mecânicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link físico entre sistemas finais.
Características como níveis de voltagem, temporização de alterações de voltagem, taxas de dados físicos, distâncias máximas de transmissão, conectores físicos e outros atributos similares são definidas pelas especificações da camada física.
2 camada de enlace – A camada de enlace pode fornecer trânsito seguro de dados através de um link físico. Fazendo isso, a camada de enlace trata do endereçamento físico (em oposição ao endereçamento lógico), da topologia de rede, do acesso à rede, da notificação de erro, da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo.
3 camada de rede – A camada de rede provê conexão entre dois hosts que podem estar localizados em redes diferentes e, eventualmente, distantes do ponto de vista geográfico.
Para tal, inclui entre os seus serviços o endereçamento lógico e o roteamento, ou seja, a seleção de caminhos entre a rede de origem e a rede de destino.
4 camada de transporte – O nível de rede, dependendo da tecnologia utilizada, pode ou não garantir que um pacote chegue a seu destino. Dessa forma, a camada de transporte pode também implementar a confirmação de entrega.
No nível de transporte, a comunicação é fim a fim, isto é, a entidade do nível de transporte da máquina origem se comunica com a entidade do nível de transporte da máquina destino. Isso pode não acontecer nos níveis físico, de enlace e de rede, onde a comunicação se dá entre máquinas adjacentes (vizinhos) na rede.
5 camada de sessão – O nível de sessão fornece mecanismos que permitem estruturar os circuitos oferecidos pelo nível de transporte, ordenando a conversação entre equipamentos.
6 camada de apresentação – Sua função é realizar transformações adequadas nos dados, tais como a compressão de textos, a criptografia, a conversão de padrões de terminais e arquivos para padrões de rede e vice-versa.
7 camada de aplicação - A camada de aplicação é a mais próxima do usuário, fornecendo serviços de rede aos aplicativos do usuário, como navegadores, clientes de correio eletrônico, aplicativos bancários e outros que desejam acessar a rede.
Questão 1 - A camada do modelo OSI em que os pacotes são encapsulados em quadros é a:
R: ENLACE
Arquitetura TCP/IP
Intrarrede – É também chamada de camada host-rede ou rede de acesso. É a camada que se relaciona a tudo aquilo que um pacote IP necessita para realmente estabelecer um link físico e depois estabelecer outro link físico
Isso inclui detalhes de tecnologia de LAN e WAN e todos os detalhes nas camadas física e de enlace do OSI.
Inter-rede – Correspondendo aproximadamente à camada de rede do OSI, tem como finalidade enviar pacotes da origem de qualquer rede e fazê-los chegar ao destino, independente do caminho e das redes que tomem para chegar lá.
O protocolo específico que governa essa camada é chamado Protocolo de Internet (IP). A determinação do melhor caminho e a comutação de pacotes acontecem nessa camada.
Transporte – Correspondendo aproximadamente à camada de transporte do OSI, reúne os protocolos que realizam as funções de transporte de dados fim a fim, ou seja, considerando apenas a origem e o destino da comunicação, sem se preocupar com os elementos intermediários.
A camada de transporte possui dois protocolos principais: o UDP (User Datagram Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol).
Aplicação - Correspondendo aproximadamente às 3 camadas superiores do OSI, com a função de tratar questões de representação, codificação e controle de diálogo.
O TCP/IP combina todas as questões relacionadas a aplicações em uma camada e presume que esses dados estejam empacotados corretamente para a próxima camada.
Os exemplos de protocolos desta camada são: FTP, HTTP, Telnet, SMTP, POP3 e IMAP.
Questão 2 - O conjunto de regras que determina o formato e a transmissão de dados denomina-se:
R: PROTOCOLO.
Para conectarmos o cabo UTP devemos seguir os padrões estabelecidos pela norma TIA/EIA 568, que define duas ordens diferentes para os fios:
	Padrão T568A:
Pino
Branco do verde (transmissão)
Verde (transmissão)
Branco do laranja (recepção)
Azul
Branco do azul
Laranja (recepção)
Branco do marrom
Marrom
	Padrão T568B:
Pino
Branco do laranja (recepção)
Laranja (recepção)
Branco do verde (transmissão)
Azul
Branco do azul
Verde (transmissão)
Branco do marrom
Marrom
Questão 3 - No encapsulamento de dados, a informação de controle que é colocada antes dos dados denomina-se:
R: CABEÇALHO.

Outros materiais