Buscar

Etica na Saúde , avaliando conhecimento 9

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE
	1a Questão
	
	
	
	Lucio é uma criança que pode ser designada como CRIANES, pois ele apresenta múltiplos diagnósticos médicos que dependem de modificações na forma habitual de cuidar. Sua mãe precisou de muitas orientações para lidar com ele no dia a dia. Isso significa que Lúcio necessita de cuidados que incluem:
		
	 
	Alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária).
	
	Um único médico especialista á sua disposição.
	
	Atendimento de saúde particular e especializado.
	
	Um plano privado de saúde de alto nível.
	
	Cuidados exclusivos da sua mãe como única cuidadora.
	
Explicação:
AVDs são definidas como atividades de autocuidado que incluem o banho, alimentação, vestir-se, ir ao banheiro, andar, comer entre outras.
	
	 
	Ref.: 201602696542
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos idosos e a sua condição decisória que leva a intermediação por parte da família é correto o que se afirma em:
		
	 
	A intermediação da família só pode ser aceita mediante comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	A intermediação da família pode ser aceita quando a família deseja poupar o idoso com relação aos aspectos negativos de sua doença.
	
	A intermediação da família pode ser aceita para poupar o idoso de ansiedades com relação a relação com o profissional de saúde.
	
	A intermediação da família só pode ser aceita com o consentimento do idoso de sua incapacidade em lidar com o profissional de saúde.
	
	A intermediação da família pode ocorrer quando a família deseja contato com o profissional de saúde para auxiliar na condução do paciente.
	
	 
	Ref.: 201602258342
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Bruno é uma criança portadora de necessidades especiais que reside em um bairro muito pobre do Rio de Janeiro, ele se encaixa dentro da designação de CRIANES por demandar um tipo especial de cuidados, apresentar múltiplos diagnósticos médicos, implicando em uma permanente dependência dos serviços de saúde em diversas especialidades. É correto afirmar que Bruno:
		
	
	Faz parte da população mais beneficiada com planos de saúde e equipes de profissionais altamente especializados.
	
	Não faz parte da população que agrava as estatísticas relativas à CRIANES, pois sua mãe está sempre oferecendo a melhor alimentação possível para ele.
	
	Dificulta o processo de atendimento no SUS em função das especialidades que precisa, portanto, só pode ser atendido na rede particular de saúde.
	 
	Faz parte da população mais carente que agrava as estatísticas relativas à CRIANES em função da pobreza que aumenta a exposição da criança ao adoecimento e a cronicidade de problemas de saúde.
	
	É sempre muito bem atendido pela equipe multidisciplinar oferecida pelo SUS e não faz parte da população de maior risco para aumento e cronicidade de doenças.
	
Explicação:
As CRIANES (Crianças com necessidades especiais de saúde), apresentam demandas de cuidados contínuos que podem ser de natureza temporária ou permanente, e requerem cuidados técnicos especializados, individuais e personalizados. (NEVES, 2015) et al.
	
	 
	Ref.: 201602258336
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De modo geral, os casos mais frequentes de atendimentos especiais se dividem em três grupos:
		
	
	Síndrome de Down, Síndrome de Asperger e Autismo.
	 
	Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES), Idosos e Pacientes psiquiátricos.
	
	Idosos, Alzheimmer e Parkinson.
	
	Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES), Síndrome de Down e Deficiência visual.
	
	Pacientes psiquiátricos, Síndrome de Down e Mutismo seletivo.
	
Explicação:
O Ministério da Saúde criou o documento subsidiário "À Política de Inclusão", onde descreve que "nessa perspectiva, a inclusão social deixa de ser uma preocupação a ser dividida entre governantes, especialistas e um grupo delimitado de cidadãos com alguma diferença e passa a ser uma questão fundamental da sociedade." (BRASIL, 2005)
	
	 
	Ref.: 201602771998
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A respeito do tratamento de pacientes psiquiátricos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Paralelamente à internação involuntária, vemos ainda o uso frequente de força física ou aplicação de medicamentos como expedientes utilizados na contenção de comportamentos de agressividade ou ansiedade extrema. II ¿ No Brasil, os pacientes psiquiátricos são sempre bem tratados, com tratamento de ponta e trabalho com equipe interdisciplinar, tendo respeitados seus direitos de autonomia, sem nunca serem internados involuntariamente. III ¿ Na maioria das vezes são pessoas que estão tendo seus direitos e dignidade sendo aviltados à sua revelia, o que por si só justificaria uma atitude de desespero, ou ainda pacientes internados que vivem em condições de ócio e negligência assistencial. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e II
	 
	I e III
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	II
	
	 
	Ref.: 201602258340
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNEs. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas. Isso significa que:
		
	
	Os pacientes portadores de necessidades especiais devem ser atendidos apenas por médicos conforme sua necessidade específica. Os outros profissionais de saúde não estão aptos para atendê-los.
	
	As equipes multidisciplinares não beneficiam os pacientes portadores de necessidades especiais uma vez que os profissionais não estão preparados para atendimentos especializados.
	
	Os pacientes portadores de necessidades especiais deveriam ser atendidos apenas por médicos que não atuam em equipe.
	 
	As equipes multidisciplinares atuam em aspectos diversos dos portadores de necessidades especiais, oferecendo mais benefícios.
	
	É correto que o familiar responsável pelo paciente portador de necessidades especiais deve ter diversos profissionais que atuam de forma individual e particular em momentos distintos para o atendimento de saúde eficaz.
	
Explicação:
A PNE foi implantada para atender as demandas de cuidados contínuos que podem ser de natureza temporária ou permanente, e requerem cuidados técnicos especializados, individuais e personalizados. 
	
	 
	Ref.: 201602128719
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Luma é paciente do hospital público de sua cidade. Sua mãe quer que ela receba tratamento especial porque Luma é paciente psiquiátrica. Segundo o que a mãe de Luma estudou no campo da ética sobre atendimento a pacientes especiais, a definição de paciente especial, diz respeito a:
		
	 
	todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente.
	
	todo indivíduo sadio
	
	todo indivíduo que desejar ser especial.
	
	toda gestante e mulheres com crianças de colo.
	
	todo indivíduo que não possui alteração física, intelectual, social ou emocional.
	
Explicação:
A paciente aqui descrita precisa de atendimentoespecialpor ser psiquiátrica. Desta maneira,ela tem assegurado este direito. Mantê-la compensada em termosquímicos ajudaráinclusive na evolução de seu tratamento clínico.
	
	 
	Ref.: 201602771994
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um rapaz de 16 anos apresenta paralisa cerebral e deu entrada no hospital com pneumonia. As pessoas têm dificuldades de compreender o que ele fala e ele não se locomove bem em função da doença. Este rapaz:
		
	
	Não deverá receber tratamentopara pneumonia
	
	Não deve ser incluído em sociedade
	 
	É um paciente especial
	
	Deve ficar isolado em casa
	
	Não precisa de cuidados especiais

Continue navegando