Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO E BDQ DE SANEAMENTO BÁSICO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504962387)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais os principais produtos utilizados na desinfeção da água pós-filtração?
		
	 
	cloro livre
	
	soda cáustica
	
	ácido clorídrico
	
	metano
	
	hidróxido de potássio
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504962342)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o estudo da construção de uma estação de tratamento de esgotos num sítio aeroportuário, o engenheiro responsável considerou a necessidade de projetar um desarenador para remoção das partículas com diâmetro igual ou superior a 0,2 mm (densidade de 2,65). Tal especificação deve atender a um percentual de remoção mínima, em massa, igual a
		
	
	80%
	 
	95%
	
	90%
	
	85%
	
	75%
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504962534)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para avaliação da qualidade da água, os parâmetros físicos recomendados são:
		
	
	Cor, turbidez e oxigênio dissolvido.
	
	Cor, temperatura e pH.
	 
	Cor, turbidez, temperatura.
	
	Turbidez, temperatura e pH
	
	Cor, turbidez e pH.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504962536)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São exemplos de mananciais de superfície:
		
	
	lagoas, represas e lençóis artesianos.
	 
	rios, lagoas e represas.
	
	lençóis freáticos, lençóis artesianos e rios.
	 
	represas, lençóis artesianos e rios.
	
	lençóis artesianos, rios e lagoas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504962489)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual dos itens abaixo, melhor representa a sequência desse sistema de abastecimento de água?
		
	
	a) manancial (represa), b) adução, c) captação, d) elevação, e) estação de tratamento, f) reservatório, g) rede de distribuição.
	
	a) captação, b) manancial (represa), c) adução, d) estação de tratamento, e) elevação, f) reservatório, g) rede de distribuição.
	 
	a) manancial (represa), b) captação, c) adução, d) elevação, e) estação de tratamento, f) reservatório, g) rede de distribuição.
	
	a) adução, b) manancial (represa), c) captação, d) rede de distribuição, e) reservatório, f) estação de tratamento, g) elevação.
	
	a) manancial (represa), b) adução, c) captação, d) elevação, e) reservatório, f) estação de tratamento, g) rede de distribuição.
	
	1a Questão (Ref.:201504962493)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os processos que ocorrem em estações de tratamento de água (ETA), analise as assertivas e assinale a alternativa que contenha apenas as corretas. I. Quando a água na sua forma natural entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio, que serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água no processo conhecido por tratamento anaeróbio. II. No processo de filtração, a água passa por filtros formados por carvão e areia para que as impurezas de tamanho pequeno fiquem retidas no filtro. III. A cloração consiste na adição de cloro que é usado para destruição de micro-organismos presentes na água. Este processo também é conhecido por desinfecção.
		
	
	I, II e III
	
	Apenas I
	
	I e III
	
	I e II
	 
	II e III
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504962481)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tratamento de esgoto objetiva a remoção de impurezas físicas, químicas e biológicas, a fim de garantir à população o acesso aos recursos hídricos e evitar a transmissão de doenças. Em um contexto mundial de escassez e estresse hídrico, a preservação das águas e a manutenção de sua qualidade não são apenas fundamentais, mas vitais. Nesse cenário, o tratamento de esgotos sanitários domésticos e industriais é indispensável. De acordo com este texto analise as proposições abaixo: I. A composição dos esgotos domésticos varia de acordo com os hábitos alimentares, culturais e sociais, podendo apresentar compostos orgânicos e uma elevada carga de compostos inorgânicos, como metais pesados. II. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. III. No Brasil o saneamento básico e o tratamento de esgoto sanitário estão presentes em 75% dos lares brasileiros. IV. O atraso no Brasil em políticas de saneamento básico deve-se ao fato de não termos uma legislação que trate especificamente desse assunto. É correto o que se afirma em:
		
	
	I e III, apenas
	 
	II, apenas
	
	II, III e IV, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I, apenas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504962483)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que é saneamento, segundo a OMS?
		
	
	Corresponde Às ações para tratamento de água e esgotos.
	
	Engloba todas as ações e diretrizes referentes ao controle de vetores
	 
	É o ¿controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem efeito deletério sobre seu bem-estar físico, mental ou social¿
	
	São todas as ações referentes à água, lixo e esgoto.
	
	São todas as ações referentes à higiene coletiva.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504962449)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as formas como as fontes poluentes podem atingir o corpo d¿água, assinale a alternativa correta.
		
	
	Cargas difusas são assim chamadas por terem um ponto de lançamento específico e por não ocorrerem ao longo da margem dos rios.
	
	Cargas pontuais dificilmente são identificadas e, portanto, seu controle é mais eficiente e mais rápido.
	
	A poluição pontual é introduzida por lançamentos individualizados, como os que ocorrem ao longo da margem de um rio.
	 
	A introdução de poluentes no meio aquático depende da natureza do poluente introduzido, do caminho que esse poluente percorre no meio e do uso que se faz do corpo de água.
	
	Substâncias provenientes de campos agrícolas, como agrotóxicos aplicados de forma inadequada, são exemplos de cargas poluidoras pontuais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504962534)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para avaliação da qualidade da água, os parâmetros físicos recomendados são:
		
	 
	Cor, turbidez, temperatura.
	
	Turbidez, temperatura e pH
	
	Cor, turbidez e oxigênio dissolvido.
	
	Cor, temperatura e pH.
	
	Cor, turbidez e pH.
	
	1a Questão (Ref.:201504962378)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação às variações de consumo analise as proposições abaixo: I. A quantidade de água consumida varia em função do tempo, das condições climáticas, hábitos de vida da população, etc. II. As variações de consumo que devem ser consideradas em um sistema de abastecimento de água são: variações anuais, diárias, horárias e instantâneas de consumo. III. As variações anuais de consumo tendem a crescer de acordo com o aumento populacional e, às vezes, o aumento do consumo per capita e devido a melhorias dos hábitos higiênicos da população e do desenvolvimento industrial. IV. Devido a existência de consideráveis demandas pontuais, como no caso de indústrias, neste caso as variações podem ser ditas variação horária de consumo. É correto o que se afirma em:
		
	
	I, apenas;
	 
	I, II e III, apenas;
	
	II e IV, apenas.
	 
	II, apenas;
	
	I e II, apenas;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504962491)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos requisitos de quantidade de água podemos afirmar: I. A previsão de consumo de uma cidade não é um dos fatores essenciais para se definir a quantidade de água no planejamento e gerenciamento de um sistema de abastecimento de água. II. A classificação dos consumidores pode ser definida em quatro grandes categorias: doméstico, comercial, industrial e público. III. Mesmo em categorias de consumo diferentes, a concessionária só pode adotar um regime tarifário. IV. A água para uso doméstico corresponde a sua utilização residencial, tanto na área interna como na área externa da habitação. É correto o que se afirmaem:
		
	
	I, apenas
	
	I e III, apenas
	 
	II e IV, apenas
	
	I e II, apenas
	
	II, apenas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504962286)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pela Resolução CONAMA 357 de 2005, a definição de águas doces é aquela que delimita a salinidade em: Marque a resposta correta.
		
	
	Superior a 30 %.
	
	Superior a 0,5 e inferior a 30 %.
	
	Igual ou superior a 0,5 %
	 
	Igual ou inferior a 0,5 %
	
	Sem nenhuma salinidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504962377)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa INCORRETA sobre os fatores de consumo de água de uma habitação que são considerados para determinar a quantidade de água de um sistema de abastecimento.
		
	
	Quando o abastecimento ocorre de forma contínua em toda a localidade, há a tendência de se reduzir o consumo de água. Isso decorre devido ao atendimento da demanda reprimida, bem como a necessidade de armazenamento de pouca quantidade de água.
	 
	A renda familiar não afeta o consumo de água.
	
	As características físicas como temperatura do ar, intensidade e frequência de chuvas influenciam no consumo.
	
	Uma rede de abastecimento de água com pressões elevadas favorece o aumento do consumo de água, pois aumenta o índice de perdas.
	
	A área do terreno influenciam na demanda de maior quantidade de água.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504962499)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a proteção de mananciais para sistemas de abastecimento de águas. I. O aumento da demanda por água é consequência direta do crescimento populacional e da ampliação dos níveis de consumo per capita, e tais fatores aumentam a pressão sobre os mananciais de abastecimento. II. A manutenção do quadro de degradação dos mananciais, resulta na baixa qualidade da água distribuída, podendo ser amenizados pela aplicação de recursos de tratamento de água. III. Entre as situações que causam degradação das áreas de mananciais, podem ser destacadas: ocupação desordenada do solo, em especial áreas vulneráveis como as áreas de preservação permanentes (APP); práticas inadequadas de uso do solo e da água; falta de infraestrutura de saneamento (precariedade nos sistemas de esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos); superexploração dos recursos hídricos; remoção da cobertura vegetal; erosão e assoreamento de rios e córregos; e atividades industriais que se desenvolvem descumprindo a legislação ambiental. IV. As bacias hidrográficas que contêm mananciais de abastecimento não são necessários tratamentos especiais e diferenciados, visto que a qualidade da água bruta não depende da forma pela qual os demais trechos da bacia são manejados. É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas;
	
	I, apenas;
	
	II, apenas;
	 
	I, II e III, apenas;
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201504962438)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São indicadores químicos utilizados como parâmetros para determinar a qualidade da água:
		
	 
	Dureza, salinidade, pH e corrosividade
	
	Dureza, salinidade, pH e turbidez
	
	Dureza, salinidade, cor e turbidez
	
	Dureza, pH, sabor e salinidade
	
	Dureza, pH, salinidade e cor
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504962495)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que são captações subterrâneas?
		
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, podendo ocorrer à amrgem de represas e rios.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, sendo utilizado em áreas com grande concentração rochosa.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente da superfície, principalmente por meio de sistemas flutuantes.
	 
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, principalmente por meio de poços tubulares.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano. Não há necessidade de bombeamento porque a água aflora naturalmente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504962494)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os padrões de potabilidade são os limites de tolerância das substâncias presentes na água de modo a garantir-lhe as características de água potável. Esses padrões são regulamentados por portarias editadas pelo Ministério da Saúde. Sendo assim marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	A portaria 2914/2011 determina os padrões de potabilidade das águas, como por exemplo, padrões físicos como cor, turbidez, odor e sabor.
	
	Os parâmetros químicos podem ser turbidez, sabor e presença de substâncias químicas.
	
	Mesmo com o passar dos anos os padrões de potabilidade não se modificam.
	
	O Ministério da Saúde leva em consideração apenas as técnicas tradicionais para a definição de padrões de qualidade da água, pois a poluição não se modifica de acordo com o tempo.
	
	Água com elevado teor de dureza não atrapalha o desempenho de tarefas domésticas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504962481)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tratamento de esgoto objetiva a remoção de impurezas físicas, químicas e biológicas, a fim de garantir à população o acesso aos recursos hídricos e evitar a transmissão de doenças. Em um contexto mundial de escassez e estresse hídrico, a preservação das águas e a manutenção de sua qualidade não são apenas fundamentais, mas vitais. Nesse cenário, o tratamento de esgotos sanitários domésticos e industriais é indispensável. De acordo com este texto analise as proposições abaixo: I. A composição dos esgotos domésticos varia de acordo com os hábitos alimentares, culturais e sociais, podendo apresentar compostos orgânicos e uma elevada carga de compostos inorgânicos, como metais pesados. II. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. III. No Brasil o saneamento básico e o tratamento de esgoto sanitário estão presentes em 75% dos lares brasileiros. IV. O atraso no Brasil em políticas de saneamento básico deve-se ao fato de não termos uma legislação que trate especificamente desse assunto. É correto o que se afirma em:
		
	 
	II, apenas
	
	II, III e IV, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I, apenas
	
	I e III, apenas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504962447)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É correto afirmar que a região brasileira com menor índice de atendimento ao sistema de abastecimento de água é a região:
		
	
	Centro-oeste
	
	Sudeste
	
	Sul
	
	Nordeste
	 
	Norte

Continue navegando