Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Avaliando aprendizado de 06 ao 10   Saneamento ambiental

Pré-visualização | Página 1 de 6

Aluno: SONIA CRSITINA RODRIGUES DE MATOS
	Matrícula: 201408469391
	Disciplina: CCE0493 - SANEAMENTO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	
	
		1.
		Qual a sequência do saneamento? Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	 
	Captação - Tratamento da Água - Adução - Reservação - Coleta - Tratamento do Esgoto - Distribuição
	
	
	Captação - Tratamento do Esgoto - Adução - Reservação - Tratamento do Água - Coleta - Distribuição
	
	
	Captação - Tratamento da Água - Adução - Tratamento do Esgoto - Reservação - Coleta - Distribuição
	
	
	Captação - Adução - Tratamento da Água - Reservação - Tratamento do Esgoto - Coleta - Distribuição
	
	 
	Captação - Tratamento da Água - Adução - Reservação - Tratamento do Esgoto - Coleta - Distribuição
	
	
	
		2.
		São processos de tratamento de esgotos do tipo aeróbico:
	
	
	
	
	
	fossas sépticas, valos de oxidação e sumidouros.
 
	
	
	floculação e lagoas anaeróbicas.
 
	
	
	fossas sépticas e digestores de lodos.
 
	
	
	filtros-prensa e digestores de lodos.
 
	
	 
	filtros biológicos e lodos ativados.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto. Os Sistemas coletivos: A medida que as cidades crescem, as soluções individuais tornam-se inadequadas, devido a crescente ocupação do solo, necessitando de uma solução coletiva para as maiores populações. Esses sistemas consistem em canalizações que recebem lançamento dos esgotos, transportando-os ao seu destino final, de forma sanitariamente adequada. Sistema Unitário: É aquele onde a rede é construída para coletar e conduzir as águas servidas juntamente com as águas pluviais. O sistema também é conhecido como combinado. Esses sistemas apresentam os seguintes inconvenientes:
	
	
	
	
	 
	As estações de tratamento não podem ser dimensionadas para tratar a vazão gerada no período de chuvas.
	
	 
	As estações de tratamento são dimensionadas para tratar a vazão gerada no período de chuvas.
	
	
	Grandes dimensões das canalizações que ficam ociosas nas épocas de estiagens; custo iniciais elevados;
	
	
	Riscos de refluxo do esgoto sanitário para o interior das residências, por ocasião de cheias; ocorrência de mau cheiro proveniente das bocas de lobo;
	
	
	No período de chuvas uma parcela dos esgotos sanitários não tratados que se encontram diluídos nas águas pluviais será extravasada no corpo receptor, sem receber tratamento.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Quanto a classificação dos processos de tratamento nos Sistemas de coleta de esgotos sanitários, uma das alternativas abaixo é Falsa:
	
	
	
	
	
	Tratamento Químico: São realizados em unidades que utilizam produtos químicos (operações unitárias químicas). Normalmente em algumas etapas dos processos industriais quando se deseja eliminar elementos ou produtos químicos necessitando portanto da utilização desse processo.
	
	 
	Tratamento Químico: Só são utilizados após os processos físicos ou biológicos terem sido eficientes. Ex. precipitadores eletrostáticos, químicos, tanques de neutralização de pH, cloradores, etc.
	
	
	Tratamento Biológico: Os processos biológicos procuram reproduzir, em dispositivos racionalmente projetados, os fenômenos biológicos observados na natureza. Ex. Oxidação biológica em lodos ativados, digestão de lodos em digestores, etc.
	
	
	Tratamento Físico: Utilizam apenas operações unitárias físicas. Basicamente tem a finalidade de separar substâncias em suspensão nos esgotos. Ex. Grades, caixas de areia, filtros, leitos de secagem, etc.
	
	 
	Tratamento Biológico: São os que utilizam as operações unitárias biológicas. Dependem essencialmente de ações dos microorganismos presentes.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Nos tratamentos biológicos aeróbios, geralmente se recorre à oxigenação com oxigênio líquido, dado que a aeração mecânica não é suficiente; além disso, tanto neles como nos de digestão anaeróbia, há que operar com cepas de microrganismos habituados aos biotóxicos. Neste sentido, há uma série de parâmetros microbiológicos que afetam o tratamento biológico, como: Neste sentido, há uma série de parâmetros microbiológicos que afetam o tratamento biológico, como:
	
	
	
	
	
	- biodegradabilidade do substrato;
	
	
	- inibição e toxicidade;
	
	 
	- processos não enzimáticos;
	
	
	- população microbiana.
	
	
	- fontes de energia e carbono (substrato);
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Em uma estação de tratamento de esgotos ocorrem os fenômenos básicos de autodepuração com a introdução de tecnologia que tem por finalidade fazer com que a depuração se desenvolva em condições controladas (controle da eficiência) e em taxas mais elevadas (solução mais compacta). Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
	
	
	
	
	
	Como o tempo de detenção é baixo, é necessário um pós-tratamento para sua reutilização ou lançamento em corpos receptores.
	
	 
	Valos de Oxidação: São unidades de tratamento onde os fenômenos de autodepuração são causados pelo contato íntimo entre o esgoto bruto, oxigênio dissolvido e a massa biológica mantida em suspensão.
	
	 
	Valos de Oxidação: É um tratamento utilizado para esgotos de localidades e que disponham de grandes áreas para tratamento.
	
	
	Os processos mais utilizados são valos de oxidação, lodos ativados, filtros biológicos e reatores anaeróbios.
	
	
	Valos de Oxidação: Trata-se de um canal (valo) de pouca profundidade, onde um sistema de aeradores mecânicos aera o líquido e o mantém em circulação contínua
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Em princípio, as águas naturais arrastam consigo uma grande quantidade de matérias insolúveis: limo, restos vegetais, etc. Assinale a única alternativa Verdadeira abaixo:
	
	
	
	
	
	A maior presença se dá durante os períodos de seca.
	
	
	Essas matérias podem ter somente uma natureza inorgânica.
	
	
	Essas matérias podem ter somente natureza orgânica.
	
	
	As maiores presenças se dão durante os períodos de cheia e seca.
	
	 
	Essas matérias podem ter uma natureza inorgânica ou orgânica
	
	
	
		8.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Com a construção do sistema de esgotos sanitários em uma comunidade, procura-se atingir os seguintes objetivos:
	
	
	
	
	
	Afastamento rápido e seguro dos esgotos, seja através de fossas ou de sistemas de redes coletoras;
	
	 
	Coleta dos esgotos individual somente.
	
	
	Conservação dos recursos naturais tais como rios, lagos, lagoas córregos, etc.;
	
	
	Tratamento e disposição sanitariamente adequada dos esgotos tratados
	
	
	Coleta dos esgotos individual ou coletiva;
	
	
	
		1.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: O tratamento biológico implica a degradação do resíduo orgânico graças à ação dos microrganismos.
	
	
	
	
	 
	Durante este processo, altera-se a estrutura molecular dos compostos orgânicos, podendo-se produzir uma biotransformação ou decomposição de um composto orgânico em outro similar (degradação parcial).
	
	 
	Em princípio, pode-se dizer que o tratamento biológico não serve para os compostos orgânicos perigosos pois, em essência, nenhuma das substâncias químicas se degradam mesmo sendo estabelecidas, mantidas e controladas as adequadas populações microbianas.
	
	
	Pode-se dizer que um resíduo líquido
Página123456