Buscar

RESUMO CAPITULO II LIVRO FISICA PARA CIENCIAS BIOLOGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO CAPITULO II LIVRO FISICA PARA CIENCIAS BIOLOGICAS E BIOMEDICAS
APLICAÇÃO DA RADIAÇÕES
INTRODUÇÃO
Os raios X, foram descobertos por Wilhelm Conrad Rontgen, em 1895 os cientistas começaram a estudar algumas aplicações para esses raios X, 15 anos depois médicos e cientistas trabalharam juntos em exames de corpos humano e começaram a dar uma aplicação a esse estudo. As primeiras aplicações dos raios X foram as radiografias em fraturas de ossos, em 1920 começaram os estudos para a aplicação dos raios X na inspeção de matérias.
Hoje em dias esses raios são amplamente usados em industrias, em laboratórios médicos e em pesquisas cientificas. Esse uso dos raios X foi possível graças a descoberta da radioatividade artificial e a produção de radioisotopos em grande escala. Essas descobertas trouxeram grandes progressos, principalmente na medicina, agricultura e industrias.
Os radioisótopos podem ser usados de duas maneiras: como traçadores ou marcadores ou como fonte de energia.
As radiações também podem ser produzidas por maquinas através dos aceleradores de partículas.
APLICAÇÃO NA INDUSTRIA
São inúmeras as aplicações na industria, dentre elas se destacam: 
Radiografias e Gamagrafias;
A radiografia é uma método não destrutível usado para detectar descontinuidade e heterogeneidade na matéria. Esses métodos são usado para inspecionar a qualidades das soldas, partes de navios, componentes de aviões e etc.
Medidas de espessuras ou de níveis de materiais;
Baseia-se no fato do material exposto a radiação absorver ou espalhar parte da radiação a que ele foi exposto, essa radiação aplicada no material pode dar informações sobre a espessura e a densidade desse material. Esse método possui algumas vantagens como: não é necessário o contato mecânico, a medida pode ser feita a longa distancia. Esse método é frequentemente usado para medir níveis de líquidos dentro de recipientes fechado.
Medida de vazamento;
São usados radioisotopos são usados com traçadores para detectar vazamentos de líquidos ou gazes, esse método é bastante empregado por ser um método de baixo custo.
Pesquisas sobre desgastes de motores;
Matérias radioativos são usados como traçadores para detectar desgastes em peças.
Conservação de alimentos;
Na industria de alimentos a radiação pode ser usado de três maneiras: evitando o brotamento de tubérculos, eliminar insetos durante o armazenamento de grãos e preservar os alimentos eliminando bactérias e microrganismos patogénicos e ou deteriorantes. A radiação aplicada aos alimentos não causam danos a saúde humana nem deixa os alimentos radioativos, porem, há uma perca nas propriedades sensoriais de alguns alimentos ou ate mesmo a diminuição do teor de vitamina.
Esterilização de matérias cirúrgicos;
E através da esterilização que fungos e bactérias são completamente destruídas. As radiações são consideradas agentes esterilizantes pois se aplicadas com uma certa quantidade de energia, podem eliminar bactérias. 
A esterilização feita por radiações, é bastante empregada na medicina para esterilizar materiais cirúrgicos, injetáveis, bandagens e outros. Possui muitas vantagens entre elas esta a não utilização de calor e a esterilização de materiais embalados, mas também há desvantagens como a mudança na estrutura de alguns plásticos, provocando o ressecamento e a quebra diminuindo a chance de reciclagem desses materiais.
APLICAÇÃO NA AGRICULTURA
Os radioisotopos são largamente empregados na resolução de problemas básicos da produção de alimentos. Alguns benefícios da aplicação de radioisotopos são: criação e melhoramento de novas variedades de plantas, melhoramento e o aumento da produção e o controle de pragas.
OUTRAS APLICAÇÕES
Analise por ativação com neutrons;
É uma técnica que consiste na aplicação de radiação em uma amostra de neutrons, afim de tornar radioativo seus elementos constituintes. Através dessa técnica é possível identificar e medir os elementos presentes na amostra.
Ha duas vantagens no uso desse método se comparado a outros:
A analise por ativação é não destrutiva;
Sensibilidade na analise maior para alguns alimentos se comparado a analise química.
Estudo de poluição do ar;
A analise de quantidade de poluentes no ar vem sendo feita através do método PIXE (Particle Induced X-ray Emission). Esse método vem sendo estudado pelo Instituto de Física da USP.
Coloração de cristais por radiação;
A radiação tem sido aplicada em cristais que apresentão pouca ou nenhuma coloração, essa ausência de cor nos cristais faz com que o mesmo perca seu valor comercial, no intuito de melhorar esse aspecto dos cristais, vem se estudando o uso da radiação para colorir alguns cristais.
Datação por meio da radiação
A datação de peças arqueológicas e fosseis podem ser feitas quantitativamente através de dois métodos que utilizam a radiação. Esses métodos são a datação pelo método de carbono14 e a datação por termoluminescência em ambos os casos se relaciona a medida da radiação.
REFERENCIA.
 file:///C:/Users/Administrador/Downloads/Okuno,%20Caldas%20&%20Chow-%20F%C3%ADsica%20para%20Ci%C3%AAncias%20Biol%C3%B3gicas%20e%20Biom%C3%A9dicas.pdf Acessado no dia 28/05/2018.

Continue navegando