Buscar

PROVA FINAL OBJETIVA DE NOÇÕES DE DIREITO 13/06/2018 6847271

Prévia do material em texto

Avaliação Final – Objetiva
Noções de Direito - 13/06/2018
Prova: 6847271
1- Em ordenamento jurídico, o sujeito de direito, que é sinônimo de pessoa, entendida como ente personalizado, ou seja, a pessoa natural ou jurídica, é que poderá configurar como sujeito da relação jurídica. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O sujeito de direito é todo aquele que pode votar e ser votado.
( X ) O sujeito de direito é todo aquele que tem participação na relação jurídica, detentores de personalidade e capacidade jurídica, isto é, aptos a adquirir e exercer direitos e obrigações.
( ) O sujeito de direito é todo aquele que tem 16 anos completos.
( ) O sujeito de direito é todo aquele que está apto a exercer por si atos da vida civil.
2- As relações de consumo, ou seja, entre fornecedor e consumidor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço, geram um vínculo jurídico dotado de características próprias sobre o qual incide o microssistema denominado “Código de Defesa do Consumidor”. Este Código regula a relação de consumo. Com relação À conceituação apresentada por este Código, analise as seguintes afirmativas:
I-Consumidores são apenas as pessoas físicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais. ERRADA
II-Fornecedores é toda pessoa física ou jurídica que desenvolve atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. CORRETA
III-Consumidores são apenas as pessoas jurídicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais. ERRADA
IV-São considerados consumidores a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que ajam intervindo nas relações de consumo. CORRETA
3- O Direito Civil é o principal ramo do direito privado. É o conjunto de normas (regras e princípios) que regulam a relações entre os humanos que comumente se encontram em uma situação de equilíbrio de condições. O Direito Civil é o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações privadas cotidianas, porém o próprio Direito Civil estabeleceu regras e requisitos para a validade do negocio jurídico. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Para que o negócio jurídico seja válido, é necessário que o agente seja capaz, o objeto do negócio seja lícito e não defeso em lei, isto é, que o negócio jurídico não seja proibido em lei.
( ) A agente é considerado capaz quando for detentor de capacidade relativa para os atos da vida civil; desde que o objeto seja lícito, é possível a realização do negócio jurídico.
( ) Os bens públicos são objetos lícitos, podendo ser objetos de compra e venda sem nenhuma vedação legal.
( ) Para a validade do negócio jurídico, basta ser, realizados por agentes capazes, podendo ser firmado respeitando a vontade das partes, não necessitando da observação de quaisquer preceito legal.
4- A propaganda é um dos meios mais eficientes de se fazer conhecer o produto e, consequentemente, aumentar suas vendas. A fim de resguardar o consumidor, o Código de Defesa do Consumidor conceituou as modalidades de propaganda que são taxativamente proibidas, sendo elas a propaganda enganosa e a abusiva. No que se refere à publicidade abusiva, classifique V ou F:
( F ) Aparelhos de ginástica passiva, que prometem corpo perfeito em quinze dias.
( V ) Publicidade de carro que induz as crianças a terem vergonha do carro de seus pais.
( F ) Remédios milagrosos para a calvície ou para fazer desaparecer cabelos brancos.
( V ) Publicidade que induz a criança a desrespeitar seus pais.
5- Sociedade empresária é um conceito mais amplo que sociedade comercial, pois visa a organizar, a partir de investimentos comuns de mais de um agente, a atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços. As sociedades empresárias são sempre personalizadas, ou seja, são pessoas distintas dos sócios, titularizam seus próprios direitos e obrigações. Sobre sua identificação e qualificação, classifique V ou F:
( ) A sociedade empresária combina fatores de produção.
( ) As sociedades anônimas não são espécies de sociedades empresárias.
( ) As sociedades limitadas são espécies de sociedades empresárias.
( ) A sociedade empresária explora atividade econômica.
6-Os bens são as coisas materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica. Para que o bem seja objeto de uma relação jurídica é preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econômico, gestão econômica autônoma e subordinação jurídica ao seu titular. O Código Civil enumerou as diversas classes de bens, sendo que no seu art. 85 definiu o que são os bens fungíveis. Desta forma, analise as sentenças a seguir:
I-São os bens que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Ex.: o dinheiro, ao pegar um valor emprestado, ao devolvê-lo, não é necessário que sejam as mesmas cédulas, e sim o valor correspondente ao empréstimo.
II-São os imóveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
III-São os móveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
IV-São os imóveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
7- A norma jurídica é um comando através do qual o direito utiliza-se para fazer cumprir seus objetivos. A norma jurídica possui algumas características, que ao final a levam a cumprir seu objetivo, que é o de manter a paz social. Sobre as características da norma, classifique V ou F:
( F ) A característica da subjetividade da norma refere-se ao fato da possibilidade ou não de sua aplicação.
( V ) A característica bilateral da norma refere-se à atribuição de poder da uma parte e dever à outra.
( V ) Quando a norma visa a atingir o maior número de situações, e não apenas um caso em especial, é a característica chamada abstrata.
( V ) Quando afirmamos que a norma impõe uma conduta, um comando, uma ação ou omissão, estamos nos referindo à característica imperativa.
8-O direito e a lei está à disposição de todos, motivo pelo qual ninguém pode alegar seu desconhecimento. Nesse sentido, importante se faz reconhecer que os requisitos que configuram um crime são o fato típico e antijurídico e a culpabilidade. Presentes os citados requisitos, terá lugar a aplicação da penalidade respectiva ao delito cometido. Com relação às espécies de penas previstas no CP, classifique V ou F:
( ) Privativas de liberdade, restritivas de liberdade e multa.
( ) Privativas de liberdade, restritivas de liberdade e reclusão em cárcere privado.
( ) Restritiva de liberdade, privativa de direitos e multa.
( ) Privativas de liberdade, restritivas de direitos e multa.
9- Juca estava passando por uma fase difícil em sua vida. Não conseguia mais quitar os débitos junto aos credores e seu nome encontrava-se negativado. Receoso de perder seus bens para os credores, achou por bem vende-los. Os valores arrecadados foram depositados na conta poupança de sua genitora. Diante da narrativa, qual (is) situação (ões) poderá (ão) ensejar na anulação do negócio jurídico realizado? Classifique V ou F:
( ) Estado de perigo.
( ) Dolo.
( ) Erro.
( ) Fraude a credores.
10- O Direito é formado por um conjunto de normas aplicáveis às relações sociais. Este conjunto de normas vigentes e impostas, que devem ser conhecidas e cumpridas por todos, denomina-se:
( ) Direito Privado.
( X ) Direito Objetivo.
( ) Direito Público.
( ) Direito Subjetivo.
11-(ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e EntidadesEstatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
( ) Fortalecer o poder do governo central.
( ) Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.
( ) Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
( X ) Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.

Continue navegando