Buscar

AULA ELASTICIDADE

Prévia do material em texto

UNICARIOCA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ECONOMIA I
PROF. JOSÉ OTAVIO
AULA 7 – ELASTICIDADE
Elasticidade
Sabe-se que, quando se eleva o preço de um produto, reduz-se a quantidade consumida dele. Mas reduz-se muito ou pouco? A resposta desta pergunta está na elasticidade da demanda para este produto.
O conceito de elasticidade é muito importante em economia, porque ele se refere à sensibilidade de uma variável econômica em relação a outra. No caso da demanda, a elasticidade mede a proporção em que a alteração do preço de um produto, altera a quantidade demandada dele.
Elasticidade-preço da Demanda
Os efeitos de mudanças dos preços sobre as quantidades de equilíbrio podem ser avaliados pela elasticidade-preço. 
A elasticidade-preço da demanda de um bem indica quanto irá variar a quantidade demandada desse bem em função de uma variação em seu preço. Em outras palavras, a elasticidade-preço da demanda (pd) corresponde à variação proporcional das quantidades demandadas em relação à variação proporcional dos preços, ou seja:
Demanda Elástica
Quando pd| > 1, [1: |pd| lê-se o módulo da elasticidade.]
diz-se que a demanda é elástica, o que significa que, se o preço aumentar de 1, a quantidade demandada será reduzida de mais do que 1.
No exemplo ao lado, quando o preço cai de 5 para 3, a quantidade demandada aumenta de 100 para 180.
 P			Curva de 
 5		A	Demanda de X		Epd = 5 x 80 = 400/200=2
 3			 B 				 100 x 2
							Epd> 1 Demanda elástica
	 100 	180 Q
Em termos da curva, ela é deitada. Quanto mais deitada ela for, maior é a redução da quantidade consumida quando o preço aumenta. Isto é comum em bens supérfluos ou em bens duráveis. Automóveis, telefones, etc.
Os preços reduzem 40% % e a quantidade aumenta 80%%.
Demanda Inelástica
Quando pd| < 1,
diz-se que a demanda é inelástica, o que significa que, se o preço aumentar de 1, a quantidade demandada será reduzida de menos do que 1. È ocaso de remédios e a maioria dos alimentos.
 P			Curva de 
 5		 A	Demanda de Y		Epd= 	5 x 10 = 50/100 = 0,50
 4			B					100 x 1 
							Epd < 1 Demanda inelástica
		100 110 Q
Os preços reduzem 20% e a quantidade aumenta 10 %.
Conclusão: a demanda do produto X é mais sensível a uma variaçãode preço do que o produto Y. 
DEMANDA UNITÁRIA
 P			 
 3		 A					Epd= 	5 x 3 = 15/15 = 1
 2			B					1 x 15 
							Epd =1 Elasticidade unitária
		15 20 Q
p
q
p
0Demanda infinitamente elástica
Diz-se que a demanda é infinitamente elástica quando a curva de demanda é horizontal. Neste caso, os consumidores adquirem a quantidade que puderem de um certo bem a um determinado preço (no exemplo ao lado, p0). Se o preço for maior que este preço a quantidade demandada será igual a zero; se o preço for menor que este preço, a quantidade demandada aumenta ilimitadamente.
Demanda infinitamente inelástica
p
qUma demanda é infinitamente inelástica quando a curva de demanda é vertical. Neste caso, os consumidores compram uma determinada quantidade de um bem, independentemente do preço.

Continue navegando