Buscar

D. Constitucional 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803962360)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ESAF/DNIT/Analista/2013) Quanto aos direitos e garantias fundamentais, marque a opção incorreta.
		
	
	Os direitos fundamentais não têm caráter absoluto e, por isso, não podem ser utilizados para justificar atividades ilícitas ou afastar as penalidades delas decorrentes.
	 
	As restrições a direitos fundamentais decorrentes de cláusulas de reserva legal previstas constitucionalmente têm efeito retroativo.
	
	Os direitos fundamentais de primeira geração são titularizados pelos indivíduos em oposição ao Estado, sendo eles, entre outros, o direito à vida, à liberdade e à propriedade.
	
	Não há hierarquia entre os direitos fundamentais e, portanto, havendo conflito entre eles, a solução é aplicação do princípio da concordância prática ou da harmonização.
	
	A eficácia horizontal dos direitos fundamentais pressupõe plena incidência desses direitos nas relações entre particulares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803737668)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(OAB - Adaptada) A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral. Quanto a aplicabilidade das normas constitucionais, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	
	A norma de eficácia contida, é aquela de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	
	A norma de eficácia limitada de princípio institutivo, é aquela de aplicabilidade direta, imediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	 
	A norma de eficácia limitada de princípio programático, é aquela de aplicabilidade direta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	 
	A norma de eficácia limitada de princípio programático, é aquela de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803122891)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção correta:
		
	
	O direito a permanecer calado está limitado estritamente à esfera do processo criminal.
	
	A prisão provisória não se compatibiliza com o princípio constitucional da presunção de inocência.
	 
	Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o princípio da proporcionalidade tem aplicação no nosso sistema constitucional por força do princípio do devido processo legal.
	
	A condenação criminal proferida com base exclusiva em provas obtidas no inquérito criminal é plenamente válida.
	
	Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a determinação contida na lei de crimes hediondos no sentido de que os autores de determinados crimes cumpram a condenação em regime fechado atenta contra o princípio da individualização da pena.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803122902)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia limitada de princípio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803811559)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao direito de reunião, marque a opção correta:
		
	
	Por ser um direito fundamental, não possui restrições.
	
	Pode ser exercido, ainda que frustre outra reunião anteriormente marcada.
	 
	Apesar de ser um direito fundamental, possui condicionantes.
	
	Permite o uso de armas.

Outros materiais