Buscar

apol5 direito constitucional e gestao de pessoas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Constitucional
Segundo a Constituição brasileira de 1988, o Presidente da República pode decretar “(...) para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções da natureza".
A alternativa que corresponde, corretamente, às reticências é:
Nota: 20.0
	
	A
	Estado de sítio
	
	B
	Estado de defesa
Você acertou!
Justificativa: Conforme a CF/88: Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções da natureza.
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 180.
	
	C
	Estado de guerra
	
	D
	Estado de natureza
	
	E
	Estado de normalidade
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas
A Remuneração Estratégica é como um “catalisador para a convergência de energias na organização” à medida que esse sistema de remuneração é alinhado ao contexto e à estratégia da empresa, ela se torna um fator harmônico. (KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012).
Para Wood e Picarelli, os modelos de remuneração têm crescido devido à necessidade das empresas. Os autores apresentaram determinada classificação sobre a remuneração estratégica. Com base no que aprendemos na obra base da disciplina, assinale a alternativa que contempla uma delas:
Nota: 20.0
	
	A
	Remuneração funcional e salário indireto.
Você acertou!
Comentário: Para Wood e Picarelli, existem oito diferentes formas de remuneração estratégica, são elas: remuneração funcional, salário indireto, remuneração por habilidades, por competência, por previdência complementar, remuneração variável, participação acionária, alternativas criativas.
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 271-272.
	
	B
	Remuneração ornamental e salário indireto.
	
	C
	Remuneração complementar e salário alternativo.
	
	D
	Remuneração especial e salário especial.
	
	E
	Remuneração segmentada e salário criativo.
 
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas
Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
De acordo com os conceitos abordados na obra base da disciplina, existem duas causas que provocam os acidentes de trabalho: 
1 – Condições Inseguras 
2 – Atos Inseguros
Enumere as alternativas abaixo de acordo com cada uma das causas e em seguida escolha a alternativa correta:
 (  ) Piso escorregadio e máquinas desprovidas de proteção. 
(  ) Instalações elétricas com fios descascados. 
(  ) Não usar os equipamentos de proteção. 
(  ) Subir escadas correndo.
Nota: 20.0
	
	A
	1, 2, 1, 2.
	
	B
	1, 1, 2, 2.
Você acertou!
Comentário: Existem causas que provocam os acidentes de trabalho divididos em condições inseguras: são condições físicas ou mecânicas que levam à ocorrência de acidentes, como: piso escorregadio, máquinas desprovidas de proteção; instalações elétricas com fios descascados e atos inseguros: consistem na resistência ao comportamento ou procedimento seguro, como: não usar equipamentos de proteção e subir escadas correndo.
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 277.
	
	C
	2, 1, 2, 1.
	
	D
	1, 2, 2, 1.
	
	E
	1, 2, 2, 2.
Questão 4/5 - Direito Constitucional
"Sentada, uma mulher de túnica branca e venda nos olhos, repousa em suas pernas uma leve espada. Ela está à frente do prédio do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, capital do Brasil. A representação modernista de Alfredo Ceschiatti1 para "justiça" é alta, magra, calma e elegante.
Dentro do prédio de proporções relativamente reduzidas, parecendo flutuar na nobreza e dignidade de suas galerias externas, revestidas do mais branco dos mármores, ouve-se uma campainha estridente que anuncia o início da seção e a entrada dos onze ministros no plenário. Todos os presentes se levantam, para reverenciar os onze ministros e o Procurador-Geral da República. Por cima do terno, eles vestem uma toga preta e comprida, que contrasta com o tom dourado do carpete, o bege da parede de mármore e o marrom-claro da madeira das bancadas do plenário do STF.
A toga comprida, tradição de nosso Poder Judiciário, diferencia os ministros dos demais. Ainda que você participe do julgamento como advogado ou membro do Ministério Público terá que usar uma toga mais curta. Contraditoriamente, o edifício de Oscar Niemeyer envolve, aproxima e coloca quase na mesma altura os juízes e a plateia dos cidadãos. Eles se sentam no balcão em forma de "U", auxiliados pelos seus meirinhos.
Existe uma norma rígida que define o assento no plenário do STF. O presidente se senta na ponta central do balcão. Ao seu lado direito tem assento o procurador-geral da República e do lado esquerdo o secretário da seção. O último ministro nomeado senta-se na cadeira mais distante, à esquerda do presidente. O penúltimo, na cadeira mais distante, à direita. Alternam-se os demais até a cadeira mais próxima, à direita do presidente, onde fica sentado o decano.
No painel de mármore bege de Athos Bulcão, em cima da cadeira do presidente, um brasão de bronze da República do Brasil. Mais vistoso é o Jesus crucificado acima e à esquerda. A bandeira do Brasil, verde, amarela e azul quebra a monocromia desse altar."
(YAMADA, Erica Magami; VILLARES, Luiz Fernando. Julgamento da Terra Indígena Raposa Serra do Sol: todo dia era dia de índio. Rev. direito GV, São Paulo , v. 6, n. 1, p. 145-157, jun. 2010 .)
A respeito da organização e do funcionamento do Poder Judiciário no Brasil, em especial do STF, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O Superior Tribunal da Federação é o órgão máximo do Judiciário Brasileiro, em conjunto com o Tribunal de Apelação, conforme a Constituição de 1988.
	
	B
	A função da "Corte Constitucional" como guardiã da Constituição" cabe ao Supremo Tribunal de Justiça, composto por 44 Ministros, dentre os quais 11 integram também o Tribunal Superior Eleitoral.
	
	C
	Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
Você acertou!
Justificativa: "O órgão de cúpula do Poder Judiciário é o Supremo Tribunal Federal (STF). É composto por 11 ministros, nomeados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado Federal".
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5, p. 153.
Ver também: o parágrafo único do artigo 101 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
	
	D
	O STF possui competência apenas originária, ou seja, apenas para julgamento de demandas propostas diretamente em face do Tribunal.
	
	E
	Crimes Militares e contra a Segurança Nacional serão sempre julgados, necessariamente, pelo STF.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas
O Plano de Cargos e Salários é a principal ferramenta da Administração de Salários, portanto toda a gestão estratégica de pessoas deve implementar o plano. A definição de Cargos e Salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos, além de subsidiar o desenvolvimento do plano de carreiras. (KNAPIK, Janete. Gestão de pessoase talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012).
De acordo com a obra base da disciplina, sobre o Plano de Cargos e Salários, analise as assertivas abaixo e marque F (Falso) para as afirmações erradas ou V (Verdadeiro) para as afirmações corretas. Após, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta: 
(  ) Tem o objetivo de equiparar todos salários conforme a vontade do administrador da organização. 
(  ) Proporciona uma remuneração compatível com as responsabilidades de cada cargo. 
(  ) Permite uma visualização das possibilidades de carreira. 
(  ) Os salários devem obedecer a um equilíbrio interno, que é garantido por meio da avaliação e classificação de cargos.
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, V, V.
Você acertou!
Comentário: A primeira alternativa é falsa porque o Plano de Cargos e Salários tem o objetivo de equilibrar os salários com base em uma avaliação, classificação e comparação sistemática dos cargos (equilíbrio interno) e da média de salário de mercado (equilíbrio externo). As demais alternativas estão corretas.
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 263.
	
	B
	F, F, V, V.
	
	C
	V, F, V, F.
	
	D
	V, V, F, F.
	
	E
	V, V, V, F.

Continue navegando