Buscar

Evolução dos Direitos Fundamentais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. Após todo esse choque ideológico que marcou esse momento, em 1824 o Brasil teve promulgada a sua primeira Constituição. Nesta, percebe-se que os direitos fundamentais eram tratados de maneira muito abstrata, ou seja, não havia uma profundidade na abordagem do tema, apenas algumas especificações generalizadas que pouco serviu para a garantia das liberdades individuais e da dignidade da pessoa humana.
Como fator preponderante para essa contradição dos interesses do monarca e os interesses populares, Bonavides elabora um estudo sobre a dicotomia existente entre o poder constituinte de fato e o poder constituinte de direito, haja vista que no modelo brasileiro o segundo sempre se sobrepõe ao primeiro.[6]
O modelo monárquico que se desenvolveu no Brasil após a Constituição de 24, passa a ficar extremamente defasado e enfraquecido diante o seu aspecto conservador e anacrônico (tendo em vista as dinâmicas internacionais). Não obstante esses aspectos, ele perde dentro do país grande parte de sua força, haja vista que a ruptura com o Exercito (que após a guerra do Paraguai depara-se com os ideais republicanos que já dominavam o contexto político na América Latina), com a Igreja Católica (que passou a boicotar o regime de D. Pedro II) e com a aristocracia rural (que reivindicava uma maior participação política no Estado), diante do desmoronamento do seu tripé, o segundo reinado perde totalmente a sua legitimidade.
Com isso, em 1889, instaura-se a republica no Brasil. No seu primeiro momento, é marcada pelo governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca, que despertou temor entre os mais liberais, diante disso, apressaram-se em garantir uma Assembléia Constituinte.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/uma-analise-das-evolucoes-e-dos-retrocessos-dos-direitos-fundamentais-nas-constituicoes-brasileiras/24692/#ixzz3I7N012Mg

Continue navegando