Buscar

Exercício de patologia 8

Prévia do material em texto

Entre os pirógenos endógenos importantes se encontram:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Prostaglandinas e tromboxanas.
	
	 
	IL-1, IL-6 e TNF.
	
	
	VEGF, IL-6 e NO.
	
	
	NO, CD-25 e TNF.
	
	
	IL-2, IL-10 e TNF.
		Como os macrófagos, são grandes leucócitos que fagocitam micróbios e outros antígenos. Possuem grânulos contendo enzimas para destruir antígenos fagocitados. A oração faz menção aos:
		Quest.: 2
	
	
	
	 
	Neutrófilos.
	
	
	Eosinófilos.
	
	
	Linfócitos.
	
	
	Acidófilos.
	
	
	Basófilos.
		O aumento do esforço expiratório associado às crises de asma está diretamente relacionado com:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Aumento da permeabilidade vascular.
	
	 
	Obstrução das vias aéreas por exsudato.
	
	
	Decréscimo da permeabilidade vascular.
	
	
	Hipóxia.
	
	
	Vias aéreas hiper-reativas.
		Sobre os tipos de inflamações agudas, julgue as premissas I- A inflamação serosa é caracterizada pela deposição de um fluído fino derivado do plasma ou de secreções celulares II- Bolhas na pele resultantes de uma queimadura é um exemplo de inflamação fibrinosa III- A inflamação supurativa, como no caso de formação de abscessos é caracterizada por formação de pus, formado por leucócitos mortos, tecido lesionado e bactérias mortas Assim a única alternativa verdadeira sobre as afirmações acima é:
		Quest.: 4
	
	
	
	 
	Todas
	
	 
	I e III apenas
	
	
	I e a II apenas
	
	
	Apenas a II
	
	
	II e III apenas
		Qual dos distúrbios da diferenciação celular citados abaixo representa o melhor critério para o diagnóstico da malignidade dos tumores:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Aplasia
	
	
	Metaplasia
	
	
	Displasia
	
	
	Hipertrofia
	
	 
	Anaplasia
		Paulo, 25 anos, chegou à emergência de um hospital com dor epigástrica em cólica que passou a ser contínua e localizada em fossa ilíaca direita (FID), na parte inferior direita do abdômen, vômitos, anorexia e febre, com 24h de evolução. O paciente relatou que a dor iniciou em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: normocorado e hidratado, Temperatura axilar=38oC; abdômen difusamente doloroso à palpação. Exames complementares: - Exame de sangue: . Avaliação Leucocitária: Leucócitos: 14.000 /mm³ Neutrófilos: 8.400 /mm³ OBS: valores anormais indicando leucocitose e neutrofilia - Ultrassonografia Abdominal Total: revelou apêndice cecal de diâmetro aumentado, contendo fecalito (fezes endurecidas) no interior do órgão. - Diagnóstico: apendicite aguda O apêndice é um pequeno órgão na junção entre os intestinos delgado e grosso, mais especificamente na primeira porção do intestino grosso (ceco). Apresenta um canal em seu interior que se comunica com o ceco, onde existem fezes semilíquidas. De acordo com o caso clínico, são feitas as seguintes afirmações: I A etiologia da apendicite, nesse caso, é a presença de fecalito no interior do apêndice. II A presença de leucocitose e neutrofilia indicam um processo inflamatório agudo e infeccioso. III Os neutrófilos são importantes fagócitos que foram atraídos para o foco da inflamação/infecção através de um processo denominado quimiotaxia. IV Nesse processo inflamatório/infeccioso, ocorreram alterações no centro hipotalâmico termorregulador que foi estimulado pelos mediadores químicos para aumentar a produção de leucócitos. Assinale a opção correta:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	As afirmações III e IV estão corretas.
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	As afirmações I e IV estão corretas.
	
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas.

Continue navegando