A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
EXERCÍCIOS ÉTICA NA SAÚDE AULAS 1 A 5

Pré-visualização | Página 2 de 12

Ref.: 201803393918
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, define-se com freqüência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. Para Aristóteles o campo ético deveria investigar as características:
		
	
	do belo
	
	do estético
	
	do mal
	
	do mau
	 
	do bem
	Ref.: 201804075120
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta.
		
	 
	Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida através de leis específicas.
	
	A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
	
	Ética é o Julgamento da validade das morais.
	
	Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
	
	Ao conviver em sociedade o homem percebeu a necessidade de ¿regras¿ que regulamentassem esse convívio.
	
	 
	Ref.: 201804180678
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A vontade é verdadeiramente moral quando é regida por imperativos categóricos - Referem-se a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estejam subordinadas tanto a fins quanto condições. A moralidade kantiana, neste sentido, diz respeito:
		
	 
	Ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom.
	
	Em pensar somente no lucro.
	
	Ao fundamento da maldade dos atos, averiguando em que consiste o mal.
	
	Em agir de acordo com seus próprios interesses.
	
	Em se adaptar ao sistema capitalista vigente na sociedade atual.
	
	
	Ref.: 201803393965
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em relação à ética, na época medieval, a religião garante:
		
	
	Um pensamento de abertura
	 
	Unidade social
	
	O bem estar dos padres
	
	Penitências e punições
	
	Facilidade de encontros
	
	 
	Ref.: 201803985034
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A respeito da ética contemporânea leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - Torna-se necessária a noção de uma equidade cultural que possibilitaria a uniformidade de valores e consequentemente em uma única subjetividade de valores morais e sociais que uniformizasse também as expectativas e os desejos individuais. II - O bem se relativiza a partir do valor cultural que o fundamenta como um bem próprio e típico do ponto de vista de uma dada Cultura. III - As discussões sobre as questões a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é o bem individual ou coletivo, se parte do particular para o geral ou vice-versa, tem encontrado certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e III
	
	III
	 
	I, II e III
	
	I
	
	II
	
	 
	Ref.: 201804305746
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Platão, que é considerado o primeiro e grande filósofo grego, que levanta as principais questões éticas até os dias atuais. Seus diálogos, chamados ¿socráticos¿, provêm de uma influência de Sócrates, assim Platão começa a elaborar e desenvolver sua metafísica, o nome que se deu a teoria das formas ou ideias. ROSIN, Ana Claudia. Ética na Saúde. Rio de Janeiro: SESES, 2015. Sobre a ética socrática e platônica, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Uma boa intenção é mais importante do que o conhecimento do Bem.
	
	Os parâmetros éticos são relativos e culturais.
	
	A ideia de Bem é inteligível apenas aos filósofos.
	 
	Agir de acordo com a ética pressupõe autocontrole.
	
	Ética e política não se relacionam.
	
	 
	Ref.: 201803355620
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
		
	
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	 
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
	
	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	
	 
	Ref.: 201803985541
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com os modelos éticos do povo grego, qual a visão de mundo para Sócrates?
		
	 
	Acreditar na estabilidade das leis, dos princípios verdadeiros e universais das normas, conferindo a elas um valor intrínseco.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	O não Entendimento do avanço da ética como elaboração de um método, que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa.
	
	Utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem ¿como aquela que necessita de um lugar¿ ou ¿morada¿, definindo um ¿modo de estar¿ no mundo.
	
	O saber e a prudência não seriam essenciais para o entendimento da ética, pois não iriam influenciar o homem, de que modo ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
	
	 
	Ref.: 201803393935
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Maura é uma estudiosa de Filosofia. Ela acredita na busca pela felicidade, na investigação das características do bem e da perfeição humana. Maura se afina com o modelo de ética proposto por:
		
	
	Sofistas
	
	Heráclito
	
	Platão
	 
	Aristóteles
	
	Demócrito
2a aula
	Ref.: 201804344165
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Os Comitês de Bioética foram criados a partir de uma solicitação de um juiz nos Estados Unidos que para tomar uma difícil decisão com relação a interrupção de medidas que mantinham viva uma paciente em coma ( Karen Quinlam, 1976 ). Com o passar do tempo este tipo de Comitê foi progressivamente sendo mais utilizado pelos hospitais na medida em que o avanço tecnológico da medicina e uma mudança da atitude dos pacientes que se tornaram mais conscientes de seus direitos, trouxeram para os médicos problemas que transcendiam seus conhecimentos científicos e técnicos. considera-se como suas atribuições, exceto:
		
	
	educar a comunidade interna e externa a respeito a dimensão moral de exercício das profissões ligadas à área da saúde;
	 
	analisar problemas sócio-econômicos da instituição, embora possa fazer sugestões de alocação de recursos escassos, analisando a matéria estritamente do ponto de vista moral.
	
	oferecer consultoria a todos os profissionais e pacientes ou seus representantes que necessitem que um conflito de natureza moral seja equacionado ou como apoio psicológico quando de uma tomada de decisão difícil do ponto de vista moral.
	
	redigir e submeter à apreciação da administração do hospital normas e diretrizes que visem a proteção das pessoas , tanto pacientes como profissionais da saúde e membros da comunidade
	
	suspensão de tratamentos que impliquem na morte do paciente, p. ex. retirada do respirador dos pacientes em coma irreversível
	
	 
	Ref.: 201803393998