Buscar

Serviço Social Educação Ambiental

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		As atividades intelectuais são privilegiadas e a experiência prática desconsiderada. Preferencialmente são utilizadas a aula expositiva e a palestra. A avaliação é feita por meio de exames do conteúdo do currículo transmitido pelo professor, organizado em disciplinas separadas. Esta explicação, diz respeito a teoria de:
	
	
	
	
	Teoria Crítica
	
	 
	Teoria Neoliberal
	
	 
	Teoria Clássica ou Tradicional
	
	
	Teoria da Educação Não Formal
	
	
	Teoria Economicista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre interdisciplinaridade em educação ambiental, podemos dizer que:
	
	
	
	
	É o processo que envolve o trabalho independente das disciplinas, objetivando a formação compartimentalizada do aluno.
	
	 
	É o processo que não envolve a integração e o engajamento de educadores em um trabalho em conjunto, com o objetivo de aumentar a fragmentação do ensino.
	
	 
	É o processo que envolve a integração e o engajamento de educadores em um trabalho em conjunto, onde observa-se a interação entre as disciplinas e a interação destas com a realidade, com o objetivo de superar a fragmentação do ensino.
	
	
	É o processo que envolve o trabalho independente das disciplinas, com o objetivo de intensificar cada vez mais a fragmentação do ensino.
	
	
	É o processo independente de ensino das disciplinas no âmbito escolar, respeitando a individualidade e particularidade de cada disciplina, a fim de que os alunos possam aprimorar sua visão compartimentalizada do mundo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre a interdisciplinaridade e a relação da educação ambiental com outras áreas do conhecimento e da vida do homem em sociedade, NÃO é correto afirmar que:
	
	
	
	
	A Teoria Crítica da Pedagogia vai contra os conceitos da escola tradicional e se baseia em algumas ideias humanistas e cognitivas de Giroux, de Piaget e na fenomenologia-existencialista de Buber e Pantillon; no socialismo de Marx e principalmente nas ideias socioculturais de Paulo Freire, representando uma síntese de todas elas.
	
	 
	A Teoria Tradicional ou Clássica da Pedagogia, tem como característica depositar no aluno conhecimentos, informações, dados e fatos que são acumulados como um produto e propicia a formação de hábitos e reações estereotipadas, isto é, aplicáveis apenas a situações idênticas às vivenciadas anteriormente. É centrada na transmissão, na passagem de conhecimento do educador para os educandos, historicamente acumulado por meio da memorização. A relação entre professor é vertical, autoritária e não há intenção de reflexão sobre as informações recebidas.
	
	
	A educação ambiental, utiliza subsídios da Ecologia e de diferentes áreas como Geografia, História, Psicologia, Sociologia, entre outras, mas tem como base a Educação e a Pedagogia na identificação dos métodos de trabalho.
	
	
	A educação ambiental não deve ser apontada como a solução para todos os problemas ambientais, como se a esperança atribuída à educação, por si só, fosse capaz de proporcionar transformações na sociedade, mas deve ser entendida como uma das possibilidades importantes entre as diversas outras existentes na sociedade.
	
	 
	A educação ambiental dispensa qualquer conhecimento aprofundado de filosofia, da teoria e história da educação, de seus objetivos e princípios, já que nada mais é do que a educação tradicional aplicada às questões de meio ambiente. Sua base conceitual é fundamentalmente a Educação e nada mais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Como caráter político da educação, entende-se que o fazer e o pensar educativo apresentam diferentes posicionamentos, que possibilitam variadas concepções pedagógicas. Acerca desta concepção vista em aula, é certo dizer que:
	
	
	
	
	Os professores devem defender seus posicionamentos políticos junto aos alunos de forma a aprimorar a discussão desde cedo.
	
	
	A escola deve estar a serviço da democracia, trazendo as disputas políticas para a sala de aula.
	
	 
	O caráter político da educação parte de visões de mundo distintas, levando a diferentes propostas de ensino.
	
	 
	Os governos precisam interferir politicamente no processo pedagógico para que este se desenvolva.
	
	
	Diretores de escolas devem ser selecionados em função de suas posições políticas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998). Neste sentido NÃO é correto afirmar:
	
	
	
	
	Os temas transversais dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma transversal, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
	
	 
	Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
	
	
	Nos Temas Transversais, são debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
	
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	
	
	A educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do Meio Ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que confrontam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos no presente e no futuro.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Leia a frase a seguir: "É necessário conectar os inúmeros conhecimentos, com professores realizando um trabalho conjunto de integração das disciplinas entre si." Esta frase diz respeito a:
	
	
	
	
	Multidisciplinaridade
	
	
	Horizontalidade
	
	
	Transdisciplinaridade
	
	 
	Verticalidade
	
	 
	Interdisciplinaridade
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Após o anúncio pela mídia de uma grande tragédia que ocorreu no verão da cidade de Nova Friburgo, RJ, em 2011, na qual várias vítimas tiveram suas casas soterradas, um professor de Biologia levou para sala de aula: um tapete de grama natural (usado na plantação dos gramados); um quilo de argila; duas bacias retangulares; e dois litros de água. Em uma das bacias, colocou o tapete de grama, e na outra espalhou a argila, de tal forma que estes dois substratos ocupassem metade da área da bacia. Ele inclinou cada uma delas, deixando a argila e o tapete de grama na parte mais elevada. Em seguida, distribuiu a água para dois alunos e pediu para que estes a derramassem delicadamente sobre cada um dos dois substratos. Na bacia com o tapete de grama, a água escorreu límpida e ogramado permaneceu íntegro. Por outro lado, na bacia que continha o substrato argiloso formou-se uma poça de lama. Depois deste experimento o professor anotou no quadro o tema da aula: Erosão e desastres naturais e várias perguntas para discussão. Esta metodologia de aula se encaixa em qual teoria?
	
	
	
	
	Na Teoria Crítica, uma vez que o professor permitiu que o aluno construísse sozinho seu conhecimento a respeito do processo de erosão, de maneira desvinculada da realidade social.
	
	
	Na Teoria Tradicional, uma vez que o objetivo do professor foi depositar no aluno a informação de que a erosão é provocada pelo desmatamento das encostas.
	
	
	Na Teoria Clássica, já que o experimento está sendo usado para confirmar aquilo que os alunos já conheciam a respeito da erosão e sua relação com os desastres naturais.
	
	 
	Na teoria Crítica, já que o experimento foi realizado após um grande desastre ambiental que havia sido amplamente divulgado pela mídia e os discentes tiveram a oportunidade de discutir o tema.
	
	 
	Na Teoria Bancária, pois podemos observar claramente o caráter autoritário do professor, ao querer controlar todos os momentos da aula, realizando um experimento meramente expositivo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Qual alternativa, diz respeito a teoria descrita abaixo: Também chamada de educação bancária por Paulo Freire, tem como característica depositar no aluno conhecimentos, informações, dados e fatos que são acumulados como um produto. Ela propicia a formação de hábitos e reações estereotipadas, isto é, aplicáveis apenas à situações idênticas às vivenciadas anteriormente. O passado é visto sempre como um modelo para conservar a sociedade e manter o status quo.
	
	
	
	
	Teoria Economista
	
	
	Teoria da Educação- Não Formal
	
	 
	Teoria Tradicional ou Clássica
	
	 
	Teoria Neoliberal
	
	
	Teoria Crítica

Continue navegando