Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 3 ECONOMIA EMPRESARIAL 2018

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704466764)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Observe as funções a seguir em dado mercado de um produto X
>>> função demanda: Qx = 120.000 - 20.000Px
>>> função oferta: Qx = 20.000Px
Dadas as funções acima, suponha que o governo altere a alíquota de ICMS e o preço do produto tenha ido para R$ 4,00; assim, assinalado a alternativa correta, podemos informar que haverá:
:
		
	
	Excesso de demanda no valor de 80.000 unidades de X abaixo do nível de oferta
	
	Excesso de demanda no valor de 40.000 unidades de X acima do nível de oferta
	 
	Haverá escassez de oferta no valor de 80.000 unidades de X abaixo do nível de demanda
	
	Haverá escassez de demanda no valor de 80.000 unidades de X abaixo do nível de oferta
	 
	Excesso de oferta no valor de 40.000 unidades de X acima do nível de demanda
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704466970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há alguns anos o mundo voltou seus olhos para o Brasil, graças á sua estabilidade econômica e política. Suportadas pelos fortes programas sociais do governo, os consumidores mudaram de patamar de consumo, passando a ter acesso a bens que antes não eram possíveis. Agora, eles se deparam com a era do valor agregado. Independente da classe social, o brasileiro está comprando mais e gastando uma fatia maior de sua renda com produtos premium. Se considerarmos a relação entre a demanda de um bem e a renda do consumidor (r) ceteris paribus, uma aumento na renda do consumidor, a demanda efetiva para um bem de consumo saciado: I. a quantidade demandada aumenta. II. a quantidade demandada diminui. III. a quantidade demandada não se altera. IV. a quantidade demandada se mantém em equilíbrio. V. a quantidade demandada se mantém em inércia. Marque a alternativa correta:
		
	 
	apenas os item III está correto.
	
	apenas o item IV está correto.
	
	apenas o item II está correto.
	
	apenas o item V está correto.
	
	apenas o item I está correto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704466640)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção que completa a frase abaixo com o correto tipo de estrutura de mercado: Em ___________________________ as empresas deste mercado são caracterizadas pela existência de um grande número de vendedores e compradores no mercado; os produtos transacionados por estas empresas são homogêneos, sendo os compradores indiferentes quanto a empresa que adquirem seus produtos.
		
	
	Monopsônio
	
	Monopólio
	 
	Concorrência perfeita
	
	Oligopólio
	
	Duopólio
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704467011)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Há dois tipos de sistemas econômicos considerados ideais, as economias de mercado e as economias planificadas. Atualmente raros países países têm suas economias idênticas a esses modelos ideais. O que ocorre na quase totalidade das economias é combinarem características de ambos os modelos, podendo se aproximar ou parecer mais com um ou com o outro modelo, mas apresentando elementos dos dois. Assinale a alternativa abaixo que é incorreta sobre as economias de mercado e as economias planificadas:
		
	 
	Nas economias de mercado as decisões econômicas são tomadas pelo mercado enquando nas economias planificadas são pelo Estado;
	
	Nas economias de mercado os meios de produção são de propriedade privada e são negociados no mercado enquando nas economias planificadas são propriedade do Estado;
	
	Nas economias de mercado os próprios agentes de mercado atuam na superação dos problemas que ocorrem na economia enquando nas economias planificadas quem atua é o Estado;
	 
	Nas economias de mercado as transações econômicas são realizadas utilizando a moeda enquando nas economias planificadas não há moeda.
	
	Nas economias de mercado os agentes econômicos estão preocupados em maximizar seus lucros enquando nas economias planificadas não há lucro;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704466590)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia atentamente as considerações a seguir.
I - Um produto cuja demanda aumenta quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de bem normal. No entanto, existem algumas exceções a esse padrão. À medida que a renda aumenta, muitas pessoas passam a comprar menos mercadorias de marcas genéricas e mais mercadorias de marcas conhecidas. Elas estão menos propensas a comprar carros usados e mais propensas a comprar carros novos. Elas estão menos propensas a alugar um apartamento e mais propensas a comprar um apartamento, e assim por diante. Um produto cuja demanda cai quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de um bem inferior. Em outras palavras, quando a renda aumenta, a curva da demanda desloca-se para esquerda.
II - Outras coisas que mudam a demanda incluem gostos e preferências, a composição ou tamanho da população, o preço de bens relacionados, e até mesmo as expectativas. Uma mudança em qualquer um dos fatores subjacentes que determina qual quantidade as pessoas estão dispostas a comprar a um determinado preço irá causar uma mudança na demanda. Graficamente, a nova curva de demanda encontra-se ou à direita (um aumento) ou à esquerda (uma queda) da curva de demanda original. 
III ¿ Uma melhoria da tecnologia na produção de um bem, assim como a queda dos custos de produção deste mesmo bem tendem a fazer com que a curva de demanda se desloque para a direita. Isto retrata a forma pela qual tais variáveis (melhoria da tecnologia e queda dos custos de produção) tendem a fazer com que a demanda por um produto tenha melhores características de apresentação no mercado, seja em termos quantitativos, seja em termos qualitativos.
Dadas as informações acima, assinale a afirmativa correta.
		
	
	I, II e III são verdadeiras
	 
	Somente III é falsa.
	
	Somente I é falsa.
	
	Somente I e III são verdadeiras.
	
	I, II e III são falsas.

Continue navegando