Buscar

TODAS AS QUESTÕES OBJETIVAS DE NOÇÕES DE DIREITO (1)

Prévia do material em texto

1-A relação consumerista é a relação existente entre o consumidor e o fornecedor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço. É o vínculo jurídico dotado de características próprias estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Este mesmo Código de Defesa do Consumidor. Este mesmo Código estabeleceu que o consumidor tem direitos e deveres. Identificando-os. Desta forma, classifique V ou F:
( V )Dever – Exigir sempre as notas fiscais.
( V ) Direito –Proteção contra publicidade enganosa ou abusiva, métodos coercitivos ou desleais.
( V ) Direito – A facilitação da defesa dos seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova.
( F ) Direito – O consumidor deve guardar os recibos referentes ao pagamento da compra de bens e/ou serviços.
2-A propaganda é um dos meios mais eficientes de se fazer conhecer o produto e, consequentemente, aumentar suas vendas. A fim de resguardar o consumidor, o Código de Defesa do Consumidor conceituou as modalidades de propaganda que são taxativamente proibidas, sendo elas a propaganda enganosa e a abusiva. No que se refere à publicidade abusiva, classifique V ou F:
( F ) Aparelhos de ginástica passiva, que prometem corpo perfeito em quinze dias.
( V ) Publicidade de carro que induz as crianças a terem vergonha do carro de seus pais.
( F ) Remédios milagrosos para a calvície ou para fazer desaparecer cabelos brancos.
( V ) Publicidade que induz a criança a desrespeitar seus pais.
3- A Constituição Federal de 1988 é conhecida como uma Constituição Democrática, pois tutelou a liberdade individual e criou garantias para assegurar esta liberdade. Em seu texto, a Constituição, ao mesmo tempo em que garantiu esta liberdade, criou ações constitucionais e os direitos a serem protegidos, sendo eles:
I-Mandado de Segurança – Protege direito líquido e certo, contra ato coator de autoridade ilegal. Ex.: Quando uma empresa pede autorização para emitir documentos fiscais e a autoridade fazendária se recusa a conceder essa autorização porque a empresa tem dívidas com o disco. Nesses casos, os tribunais já decidiram que a Fazenda Pública não pode impedir o exercício da atividade da empresa em razão das suas dívidas tributárias. Por isso, a empresa tem o direito líquido e certo de obter seus documentos fiscais independentemente do pagamento das dívidas, e esse direito pode ser obtido pela via do mandado de segurança. CORRETA 
II-Habeas Corpus – garantia constitucional de omissão da norma, serve para assegurar liberdade de acesso a informações constantes de registros públicos. ERRADA
III-Habeas Data – conhecer e retificar dados que constam de registros públicos. Ex.: uma pessoa cujo nome, por engano, conste na relação de maus pagadores do Serviço de Proteção ao Crédito poderá impetrar habeas data contra essa instituição (caso um pedido administrativo formal já tenha sido negado ou ignorado), para que deixe de constar no cadastro de devedores. CORRETA
IV-Ação Popular – meio processual pelo qual qualquer cidadão (em gozo dos direitos civis e políticos) deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. CORRETA
4-Nacionalidade é uma condição particular dos habitantes de uma nação. Contudo, engloba noções associadas a fatores sociais, espaciais, culturais e políticos. A nacionalidade pode ser analisada de um ponto de vista sociológico, mas também com base numa ordem jurídico-política. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Povo é o conjunto de pessoas que integra determinada parte de um Estado. CORRETA
II-População é a classificação do conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região ou de uma cidade. É mais abrangente, pois classifica os nacionais e os estrangeiros. CORRETA
III-Nação é o agrupamento humano, em regra geral é numeroso, sendo que seus membros são ligados por laços históricos, culturais, econômicos ou até mesmo de filosofia, gosto ou credo. Ex.. Nação Rubro Negra (torcida do Flamengo). CORRETA
IV-População é o agrupamento de seguidores de uma região. ERRADA
5-Para que uma ação ou omissão seja considerada um crime ou contravenção penal, há a necessidade de que a lei estabeleça explicitamente essa conduta para existir o ilícito penal. Havendo previsão legal ara a conduta praticada, estará preenchido qual requisito?
( X ) Da tipicidade.
( ) Da culpabilidade.
( ) Da antijuridicidade.
( ) Do devido processo legal.
6- Existe uma significativa diferença entre brasileiros natos e naturalizados, dentre elas podemos citar a impossibilidade de extradição do brasileiro nato. A Constituição Federal estabelece, em seu art. 12 §3º, os cargos que só poderão ser ocupados por brasileiros natos. Classifique V ou F:
( V ) De Presidente e Vice-Presidente da República.
( V ) De Presidente da Câmara dos Deputados.
( F ) De Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
( F ) De oficial de justiça.
7-O principio da legalidade consagrado no inciso II do artigo 5º da Constituição Federal, que dispõe que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, de modo a impedir que toda e qualquer divergência, conflitos se resolvam pela força, como também visa à ampla aplicação de regulamentação, por ato normativo, oriundo do Estado, tais como as leis, medidas provisórias e decretos etc. Contudo, embora essas normas sejam oriundas do Estado, ficando este a elas também submetido, é CORRETO afirmar:
( X ) O principio da legalidade tem por objetivo evitar o poder arbitrário do Estado.
( ) Tal principio visa a fazer com que os indivíduos conheçam as leis.
( ) O principio visa a valorizar o poder legislativo.
( ) Este principio valoriza a vontade das partes.
8-O direito à liberdade foi tratado na Constituição Federal já em seu preâmbulo, onde o estado democrático assegura, dentre outros, o direito à liberdade. O texto constitucional prevê garantias ao Direito de Liberdade nas suas mais diversas acepções. Com relação a algumas dessas garantias, classifique V ou F:
( ) Para impetrar o habeas corpus, é imprescindível que seja feito através de advogado.
( ) O mandado de segurança pode ser impetrado apenas por pessoa física.
( ) O mandado de segurança serve para defender os indivíduos de atos ilegais ou praticados com abuso de poder.
( ) A ação popular pode ser ajuizada por pessoa física e jurídica, desde que esteja no gozo de SUS direitos políticos.
( ) O habeas data garante a todos o acesso às informações que o poder público ou entidades de caráter público possuam a seu respeito.
9-Na culpa, não há intenção na prática do fato delituoso, não há a intenção de produzir o resultado. O exemplo mais comum são os acidentes de trânsito, o indivíduo provoca o acidente, porém não tinha a intenção. O fato aconteceu em razão da falta de cuidado ou um erro não proposital, por agir com negligência, imprudência ou imperícia. De acordo com o texto, classifique V ou F:
( V ) Negligência: significa falta de atenção, descuido ou mesmo descaso.
( V ) Imprudência: significa uma conduta precipitada, indivíduo deveria ter previsto o fato, mas não o fez, seja por preguiça ou falta de atenção.
( F ) Prudência: significa uma conduta precipitada, sem zelo.
( V ) Imperícia: significa a falta de habilidade para praticar determinados atos que exigem certo conhecimento; por exemplo, quando alguém ministra um medicamento sem o conhecimento técnico.
10-A propriedade privada é protegida pela Constituição Federal, garantindo ao titular diversos poderes sobre a propriedade, sendo esta objeto de estudos tanto pelo direito civil com pela própria Constituição Federal, que estabeleceu no seu art. 5º, XI, impedimento de adentrar a casa sem consentimento do morador, com exceções expressas da afronta do mesmo. O disposto neste artigo citado dispõe sobre o princípio:
FONTE: BRASIL. Constituição Federal,. 1988.Disponível em: HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm;. Acesso em: 23. Jun. 2014.
( ) Do direito À propriedade.
( ) Do sigilo bancário.
( X ) Da inviolabilidade do domicilio.
( ) Da liberdade de consciência e de crença.
11-O Direito Penal visa a proteger os bens jurídicos vitais para a sociedade e, normalmente, entende-se que o direito penal garante os direitos da pessoa humana frente ao poder punitivo do Estado. Ainda que se duvide dessa função garantista, deve ela ser levada em conta na formulação das normas penais, a fim de poder evitar que o Estado de Polícia se manifeste e se sobreponha ao Estado de Polícia se manifeste e se sobreponha ao Estado de Direito. Neste contexto, classifique V ou F:
( V ) Direito Penas, também chamado de Direito Criminal é o ramo do Direito Público que compreende as normas que têm por finalidade a repressão ao crime e/ou delito, como também visa a preservar a vida e a ordem em sociedade.
( V ) Crime no sentido formal é uma violação da lei penal, a qual prevê as condutas criminosas. No conceito material, crime é uma ação ou omissão que é proibida e se procura evitar, pois pode causar um dano ou um perigo a um bem jurídico individual e/ou coletivo, o crime é coibido através da previsão de penalidades.
( F ) As espécies de pena (restritiva de liberdade, privativa de direitos e multa.
( F ) O Direito Penas é o ramo do Direito Privado que tem por objeto o estudo das obrigações entre o agente infrator e o Estado.
12-O Código de Defesa do Consumidor trouxe significativo avanço nas relações consumeristas, pois contempla subsídios que diminuem a desigualdade do consumidor frente às grandes empresas. No que se refere à relação consumerista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras específicas para regular essa relação. Desta forma, classifique V ou F:
( V ) As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.
( V ) A publicidade é enganosa também quando, por omissão, deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
( F ) É abusiva, dentre outras, a modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário inteira ou parcialmente falsa.
( F ) É enganosa, dentre outras, a publicidade discriminatória, que incite a violência, explore o medo ou a superstição.
13- Antes da promulgação da Constituição federal de 1988, os doutrinadores em suas obras tentavam orientar os administradores públicos a tomarem alguns cuidados frente às decisões tomadas na função pública. A Constituição Federal contemplou no art. 37 os princípios nos quais o administrador público deve agir. Quanto aos princípios que regem a administração pública, analise as opções a seguir:
I-Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficiência. ERRADA
II-Legalidade, impessoalidade, culpabilidade, publicidade, eficácia. ERRADA
III-Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficácia. ERRADA
IV-Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. CORRETA
14- Ouvimos sempre nos noticiários vários relatos de crimes praticados contra a vida humana. Nos crimes e contravenções penais, existe a distinção entre uma conduta dolosa e uma conduta culposa. Numa conduta dolosa, está presente a prática em um ato com:
( ) Negligência.
( ) Imperícia.
( ) Imprudência.
( X ) Propósito/intenção.
15-Configurado o crime e a culpabilidade do agente, será aplicada a pena respectiva a este crime, conforme a sua gravidade. Dentre as penas existentes, há as restritivas de liberdade. Sobre essa pena, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Reclusão e medida de segurança.
( X ) Detenção e reclusão.
( ) Internação e detenção.
( ) Detenção e multa.
16- O princípio do Estado de Inocência, também conhecido como Presunção de Inocência, ou Presunção da não culpabilidade, é consagrado por diversos diplomas internacionais e foi positivado no Direito Brasileiro com a Constituição de 1988. Tal direito garante ao acusado todos os meios cabíveis para a sua defesa (ampla defesa). Sobre a previsão deste princípio, analise as sentenças a seguir:
I-Ninguém poderá ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. CORRETA
III-Prevê que ninguém será considerado culpado até a sentença penal condenatória. ERRADA
II-Será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. ERRADA
IV-Ninguém será considerado inocente até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. ERRADA
17- A Constituição da República de 1988 adota em seu art. 5º diversos princípios que garantem os direitos fundamentais. Um destes princípios que garantem os direitos fundamentais. Um deste princípios é o da “liberdade”, que abrange, entre outras, a liberdade de pensamento. Sobre a liberdade de pensamento, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Não existirá censura prévia.
( ) É a possibilidade de ser eleito.
( ) É o mesmo que liberdade de ir e vir.
( ) É a garantia de reconhecimento dos direitos sociais.
18- A administração pública exterioriza sua vontade através da edição dos atos administrativos. O ato administrativo, para que tenha validade, precisa ser lícito e praticado por agente capaz. Com relação aos atos administrativos, analise as sentenças a seguir:
I-Ato administrativo vinculado é quando o modo de praticar o ato já vem descrito na lei. CORRETA
II-Ato administrativo bilateral é quando existem duas partes envolvidas na relação jurídica. CORRETA
III-Ato administrativo unilateral é quando o administrador tem certa liberdade de escolher a oportunidade ou a forma de realizar o ato. ERRADA
IV-Ato administrativo discricionário é quando a administração age sozinha. ERRADA
19- A administração pública está vinculada a agir nos termos da lei, isto significa que ela só pode fazer o que a alei determina. Além da determinação expressa, a prórpia lei estabelece princípios, que devem ser respeitados. Dentre estes princípios, um garante a igualdade de tratamento entre os particulares, ou seja, os administrados, porém estes atos precisam ser voltados ao interesse público, sem que haja favorecimento de uns em desfavor de outros. Este princípio é o da:
( ) Moralidade.
( ) Publicidade.
( ) Igualdade.
( X ) Impessoalidade.
20- O CDC permite que o juiz desconsidere a personalidade jurídica da sociedade, quando ocorrer prejuízo ao consumidor, porém o próprio Código dispõe sobre as situações em que possa ocorrer a Desconsideração da Personalidade Jurídica. Classifique V ou F:
( V ) Quando houver abuso de direito; excesso de poder ou falência.
( F ) Quando ocorrer infração da lei; fato ou ato lícito ou violação de estatuto ou contrato social.
( F ) Houver abuso de direito; estado de solvência; falta de poder; encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.
( V ) Houver abuso de direito; excesso de poder; infração da lei.
21-As relações de consumo, ou seja, entre fornecedor e consumidor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço, geram um vínculo jurídico dotado de características próprias sobre o qual incide o microssistema denominado “Código de Defesa do Consumidor”. Este Código regula a relação de consumo. Com relação À conceituação apresentada por este Código, analise as seguintes afirmativas:
I-Consumidores são apenas as pessoas físicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais. ERRADA
II-Fornecedores é toda pessoa física ou jurídica que desenvolve atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. CORRETA
III-Consumidores são apenas as pessoas jurídicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais. ERRADA
IV-São considerados consumidores a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que ajam intervindo nas relações de consumo. CORRETA
22- O Brasil promulgou a Constituição Federalde 1988, sendo esta a lei fundamental e suprema do Brasil. Nela, se estabeleceram os princípios constitucionais, que protegem as características fundamentais da ordem jurídica, estabelecendo a base de toda a nossa legislação. Com relação a alguns desses princípios, classifique V ou F:
( V ) O principio da legalidade, embora não exista hierarquia entre os princípios constitucionais, é considerado um dos mais importantes instrumentos de proteção individual e coletiva no Estado Democrático de Direito, pois o Estado, através dos representantes do povo, cria as leis, mas a ela, também, fica vinculado. Podemos dizer que todos devem obediência à lei e é por meio deste principio que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo de não tiver uma lei que regule.
( V ) O principio da Igualdade visa à obtenção da igualdade de oportunidades como concretização do ideal de justiça social, pois determina que todos são iguais perante a lei.
( F ) Principio da moralidade prevê tratamento igualitário a todos os indivíduos, proibindo o nepotismo.
( V ) O Principio do Devido Processo é a base legal para aplicação de todos os demais princípios, independente do ramo do direito processual, inclusive no âmbito do direito material ou administrativo, pois ele garante o direito ao contraditório e à ampla defesa.
23-A lei, muito embora seja a principal fonte do direito, nem sempre consegue prever todas as condutas e fenômenos que acontecem na sociedade. Por isso, o judiciário se vale de outras fontes permitidas pela legislação, a fim de solucionar o caso concreto. Sobre as fontes do direito, classifique V ou F:
( F ) A doutrina é o entendimento/decisão dos tribunais sobre determinado assunto.
( F ) A equidade é entendida como a conduta seguida pelo magistrado na tomada de decisão.
( V ) O costume pode ser entendido com uma norma não escrita, pois é fruto de uma prática social reiterada.
( V ) Na ausência de uma lei específica, o magistrado apreciará o caso de acordo com uma lei semelhante.
24-O direito determina o cumprimento de determinados comportamentos e posturas, que restringem a liberdade de interação do homem. Conta ainda o direito com outros mecanismos que o auxiliam nessa missão, como a moral. Sobre a temática, analise as afirmativas a seguir:
I-O descumprimento do direito e da moral resulta em punição. ERRADA
II-Na criação da norma jurídica, existe a influência da moral. CORRETA
III-A moral influencia o direito, mas não é de cumprimento obrigatório. CORRETA
IV-Direito e moral são institutos distintos, mas que se completam. CORRETA
25-O direito pode ser compreendido como um complexo de normas jurídicas que definem o comportamento humano em determinada sociedade. Partindo desse pressuposto, levando em consideração o direito objetivo e subjetivo, analise as seguintes afirmativas:
I-A primeira parte do enunciado compreende o direito objetivo, haja vista que esse complexo de normas é de cumprimento obrigatório. CORRETA
II- O direito subjetivo é a faculdade que o sujeito possui de exercer ou não o seu direito. CORRETA
III-O direito subjetivo é a regra e o direito objetivo é a faculdade de invocar o cumprimento de tais regras. ERRADA
IV-Direito objetivo e subjetivo não estão ligados entre si, pois facilmente um pode existir sem a existência do outro. ERRADA
26-O Direito Subjetivo se diferencia do Direito Objetivo em razão deste último ser conjunto de normas vigentes e impostas, isto é, as leis, decretos, entre outras normas devidamente aprovadas, publicadas e inseridas no ordenamento jurídico brasileiro. Diante desta informação, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O direito objetivo é obrigatório, pois tem uma norma que o define, enquanto o direito subjetivo é uma faculdade, isto é, o sujeito exerce este direito se quiser, porém usando o direito objetivo.
( ) O direito objetivo se confunde com o direito subjetivo, pois ambos representam uma faculdade do titular do direito de invocar a lei.
( ) O Direito objetivo é a permissão dada pelo direito subjetivo para o indivíduo fazer valer o seu direito.
( ) O direito objetivo é a permissão ao indivíduo fazer valer o seu direito, e o direito subjetivo é uma imposição estatal.
27-O direito nasceu para harmonizar o convívio em sociedade, através de suas normas de conduta. A aplicação marcante do direito nasce com a existência do conflito, em dois momentos distintos. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I-O direito pode atuar antes do nascimento do conflito, uma vez que esclarece aos sujeitos os limites e os direitos de cada um. CORRETA
II-O direito atua somente depois do conflito instalado, garantindo aos sujeitos o acesso à justiça, com a garantia de um defensor público àquele que não possui condições de arcar com um. ERRADA
III-O direito atua também após a existência do conflito, indicando as regras que deverão ser ajustadas para sua resolução. CORRETA
IV-Pode-se dizer que o direito surgiu para regular o convívio em sociedade, podendo ser aplicado preventiva ou repressivamente, diante do conflito. CORRETA
28-A vida em sociedade gera uma série de relações, que podem ser jurídicas somente quando revestidas de direitos e obrigações. Os sujeitos da relações podem ser tanto pessoa física quanto jurídica. Sobre os sujeitos que norteiam as relações jurídicas, classifique V ou F:
( F ) Os sujeitos ativos de uma relação jurídica somente podem ser pessoa física, de acordo com o princípio relacionado à interação social.
( V ) O titular do direito em uma relação jurídica é chamado de sujeito ativo.
( V ) O sujeito passivo de uma relação jurídica é entendido como aquele a quem cabe o cumprimento da obrigação.
( F ) Não existe relação jurídica sem que haja uma interação entre os sujeitos, motivo pelo qual tanto sujeito ativo quanto passivo serão sempre pessoa física.
29-A vida em sociedade é repleta de relações, mas essas relações só são jurídicas quando revestidas de direitos e obrigações. Existem algumas espécies de relação jurídica, dentre elas as de direito público e privado, solenes e não solenes, e pessoais e reais. Sobre a temática, classifique V ou F:
( V ) Quando o particular se relaciona com o poder público, ele deve observar o regulamento a ele apresentado, ou seja, as determinações impostas pelo poder público.
( V ) Como exemplo de relação solene, pode-se citar o casamento, o qual somente é válido mediante o cumprimento de determinada formalidade.
( F ) As relações ambíguas são determinadas pelo poder público de acordo com sua necessidade e interesse.
( V ) As relações jurídicas reais envolvem a relação do sujeito com as coisas, como, por exemplo, a compra e a venda de um automóvel.
30-Fontes do direito é uma expressão utilizada no meio jurídico para se referir aos componentes utilizados no processo de composição do direito, enquanto conjunto sistematizado de normas, com um sentido e lógica próprios, disciplinador da realidade social de um estado. Em outras palavras, fontes são as origens do direito, a matéria-prima da qual nasce o direito. Diante deste contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Jurisprudência.
II-Costume.
III-Equidade.
IV-Analogia.
( II ) São regras sociais que resultaram de uma prática reiterada, por uma sociedade ou cultura específica, que de forma generalizada e prolongada se apresentam como uma convicção de obrigatoriedade.
( I ) Conjunto de decisões dos tribunais, ou a orientação que resulta de um conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matéria ou de uma instância superior, é reconhecida como fonte de direito.
( IV ) Quando um fato não foi regulado de modo direto ou específico em lei deve ser julgado pelo juiz e este vai buscar a solução em uma lei prevista para uma hipótese distinta, mas semelhante ao caso não regulamentado.
( III ) O juiz valoriza mais a razão (observando sempre a boa-fé) do que a própria regra de Direito, ressaltando o que for justo e razoável.31-O sr. Airton Silvério resolveu reformar sua casa e, para isso, colocou à venda os seus móveis antigos. Contratou uma loja de móveis usados, que comprou, à vista, todos os seus móveis. Esta ação se enquadra em qual espécie de relação jurídica?
( ) Tempestiva.
( ) De direito público.
( ) Real.
( X ) Não solene.
32-Quando se afirma que é proibido matar, está se referindo ao direito como norma. Já quando se afirma que temos direito a pleitear a devolução do dinheiro pago indevidamente junto ao judiciário, está se referindo ao direito como faculdade. Sobre essa afirmativa, classifique V ou F:
( V ) Ao afirmar que é proibido matar (norma), faz-se referência ao direito objetivo.
( V ) O direito a pleitear a devolução do dinheiro pago indevidamente faz referência do direito subjetivo.
( V ) O direito subjetivo faz referência à faculdade que o sujeito possui de exercer ou não o seu direito.
( F ) O direito como norma é subjetivo, pois cabe ao sujeito seu cumprimento ou descumprimento.
33- A proteção ao direito à vida é o princípio fundamental imutável previsto na Constituição Federal. A garantia ao direito à vida é pré-requisito para o exercício dos demais direitos, como o da liberdade, por exemplo. Analise as afirmativas a seguir que apresentam os remédios constitucionais, ou seja, os meios previstos na CF para a garantia da liberdade:
I-O mandado de injunção pode ser ajuizado na falta de uma norma regulamentadora. CORRETA
II-O mandado de segurança é para proteger direito e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data. CORRETA
III-O habeas corpus protege o direito de locomoção e somente pode ser impetrado por advogado. ERRADA
IV-Tanto o habeas data como o habeas corpus pode se dar de forma repressiva. ERRADA
34-Quando uma norma jurídica contiver um comando, ou seja, está escrito expressamente no texto a sua aplicação, impondo uma conduta a ser observada, será caracterizada como:
( ) Coercitiva.
( ) Bilateral.
( ) Imperativa.
( ) Abstrata.
35-O Direito brasileiro regula a vida da sociedade através de normas jurídicas, que após serem aprovadas e publicadas, fazem parte do Ordenamento Jurídico. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É facultativo o cumprimento de uma norma.
( ) As normas são estabelecidas para determinadas classes.
( ) Ninguém pode alegar desconhecimento da Lei, para não cumpri-la.
( ) A norma visa não vincular a conduta dos cidadãos.
36-No direito brasileiro, quando um fato a ser analisado constata-se que é algo já realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois já satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, torna-se, portanto, completo ou aperfeiçoado. Sua importância para o direito é a proteção dada à pessoa da imutabilidade da situação jurídica que de boa-fé foi realizada dentro dos parâmetros legais quando sobrevém nova lei. Sobre a lei descrita, analise as sentenças a seguir:
I- Ato jurídico perfeito, que é aquele completo, válido e eficaz. CORRETA
II- Direito líquido e certo é o que já produziu todos os seus efeitos. ERRADA
III- Ato perfeito é aquele que teve seu ciclo de formação encerrado, por ter esgotadas todas as fases necessárias à sua produção. CORRETA
IV- Devido processo legal é o direito de acesso à justiça. ERRADA
37-Uma vez reconhecida a responsabilidade penal em sentença penal condenatória, surge para o Estado a execução do título executivo, geralmente prevendo medidas privativas de liberdade. Nesses títulos executivos, estão determinadas os regimes de cumprimento de cada uma das espécies de penas, sendo estas as sanções impostas pelo Estado contra pessoa que praticou alguma infração.
I-Reclusão: Regime é fechado, é aplicado a crimes mais graves, havendo privação da liberdade. CORRETA
II-O Regime Semiaberto é aquele que prevê a prisão simples, isto é, cumprimento em colônia agrícola ou similar. CORRETA
III-Reclusão é o Regime Semiaberto em que há possibilidade de cumprir a pena em casa do albergado. ERRADA
IV-Detenção é o Regime que aplica a pena restritiva de liberdade. ERRADA
38-O Direito é formado por um conjunto de normas aplicáveis às relações sociais. Este conjunto de normas vigentes e impostas, que devem ser conhecidas e cumpridas por todos, denomina-se:
( ) Direito Privado.
( X ) Direito Objetivo.
( ) Direito Público.
( ) Direito Subjetivo.
39-No caso de uma pessoa bater no carro de outra e não pagar, esta terá seu patrimônio sujeito a ser vendido para reparar os danos que causou. Nesta situação, a característica da norma jurídica adotada chama-se:
( ) Abstrata.
( X ) Coercitiva.
( ) Imperativa.
( ) Bilateral.
40-Quando vivemos em sociedade, naturalmente nos relacionamos uns com os outros. Esse relacionamento chamamos de interação social. No processo de interação surge a cooperação, a competição e, por fim, o conflito. Sobre o papel do direito nessa relação, analise as afirmativas a seguir:
I-Normatizar as relações sociais e pacificar o conflito. CORRETA
II-Penalizar o indivíduo, refletindo interesses individuais. ERRADA
III-Não reflete interesses individuais, mas, sim, de toda coletividade. CORRETA
IV-Regular interesses, sendo aplicado somente no caso do conflito instaurado. ERRADA
41-O direito nasceu para regular as relações entre as pessoas, e com ele uma série de teorias e nomenclaturas. Dentre as terminologias atribuídas na área jurídica encontra-se o direito objetivo e subjetivo. Embora o direito objetivo e subjetivo sejam interligados, existem diferenças inconfundíveis entre eles. Sobre direito objetivo e subjetivo, classifique V ou F:
( V ) O direito subjetivo é a faculdade de fazer cumprir o direito objetivo.
( V ) No direito objetivo, as regras são de cumprimento obrigatório.
( F ) No direito objetivo, o cumprimento dependerá da vontade do detentor do direito violado.
( V ) No direito subjetivo, cabe ao sujeito decidir se faz cumprir ou não seu direito.
42-Em ordenamento jurídico, o sujeito de direito, que é sinônimo de pessoa, entendida como ente personalizado, ou seja, a pessoa natural ou jurídica, é que poderá configurar como sujeito da relação jurídica. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O sujeito de direito é todo aquele que pode votar e ser votado.
( X ) O sujeito de direito é todo aquele que tem participação na relação jurídica, detentores de personalidade e capacidade jurídica, isto é, aptos a adquirir e exercer direitos e obrigações.
( ) O sujeito de direito é todo aquele que tem 16 anos completos.
( ) O sujeito de direito é todo aquele que está apto a exercer por si atos da vida civil.
43-A norma jurídica é um comando através do qual o direito utiliza-se para fazer cumprir seus objetivos. A norma jurídica possui algumas características, que ao final a levam a cumprir seu objetivo, que é o de manter a paz social. Sobre as características da norma, classifique V ou F:
( F ) A característica da subjetividade da norma refere-se ao fato da possibilidade ou não de sua aplicação.
( V ) A característica bilateral da norma refere-se à atribuição de poder da uma parte e dever à outra.
( V ) Quando a norma visa a atingir o maior número de situações, e não apenas um caso em especial, é a característica chamada abstrata.
( V ) Quando afirmamos que a norma impõe uma conduta, um comando, uma ação ou omissão, estamos nos referindo à característica imperativa.
44-Nasce da consciência coletiva, de um grupo social organizado. É largamente praticado e disseminado no meio social local, em que todos sabem da obrigatoriedade da prática. Sobre esse conceito de fonte do direito, classifique V ou F:
( V ) Costume.
( F ) Lei.
( F ) Doutrina.
( F ) Jurisprudência.
45- Após um longo período sob o regime da ditadura, o Brasil, já em um processo de redemocratização, promulgou no ano de 1988 uma Constituição democrática, conhecida como a carta cidadã. No que diz respeito àscaracterísticas da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), analise as opções quanto à sua classificação:
I-Formal, escrita, dogmática, outorgada, flexível, analítica. ERRADA
II- Formal, escrita, dogmática, promulgada, rígida, analítica. CORRETA
III-Formal, não escrita, histórica, promulgada, rígida, analítica. ERRADA
IV-Formal, escrita, histórica, outorgada, rígida, analítica. ERRADA
46- Os princípios são os alicerces do ordenamento jurídico, devendo ser observados sempre na prolação das sentenças. A administração pública age sob o comando de princípios estabelecidos pela Constituição Federal em seu art. 37. Com relação a estes princípios, analise as sentenças a seguir:
I-Pelo principio da impessoalidade, impõe-se uma igualdade de tratamento entre os particulares, focando-se os atos administrativos no interesse público.
II-Pelo principio da moralidade, o administrador deve praticar os atos administrativos com economia do dinheiro público e resultados mais efetivos.
III-Pelo principio da publicidade, os atos administrativos devem ser praticados com base na probidade.
IV-Pelo principio da eficiência, os atos devem ser praticados com transparência, permitindo o seu conhecimento por todos.
47- A Constituição Federal de 1988, que tutela o direito à liberdade e o toma como princípio, também estabeleceu medidas específicas para a sua garantia. Uma dessas medidas é o Mandado de Segurança. O que esse mandado visa a garantir?
( ) O direito líquido e certo.
( ) O direito ao patrimônio.
( ) O direito de ir e vir.
( ) O direito de acesso a informações.
48-A infração penal é dividida em duas espécies: crimes e contravenções. A distinção entre ambas é feita pelo art. 1º da Lei de Introdução ao Código Penal, Decreto-Lei nº 3.914/41. Importante se faz perceber que, nos crimes e contravenções penais, existe a distinção entre uma conduta dolosa e uma conduta culposa. Desta forma, considerando essa distinção, podemos dizer que age com dolo quem:
( X ) Tem a intenção de praticar o ato.
( ) Age sem cuidado ao praticar o ato.
( ) É negligente ao praticar o ato.
( ) Não tem habilidade técnica para praticar o ato.
49-É atribuída uma nomenclatura ao complexo de normas que definem o comportamento humano em determinada sociedade, ou seja, um conjunto de regras destinadas a regulamentar as relações de determinado grupo social. Sobre a temática, analise as afirmativas a seguir:
I- Trata-se do direito objetivo. CORRETA
II- Diz respeito ao direito subjetivo. ERRADA
III- O direito objetivo são regras de cumprimento obrigatório. CORRETA
IV- O direito subjetivo é a possibilidade de querer exercer ou não seu direito. CORRETA
50-As fontes do direito são os meios pelos quais se estabelecem as normas jurídicas, indicam as formas pelas quais o Direito manifesta-se, as fontes do direito asseguram à sociedade que o juiz, ao decidir os casos concretos que lhe são postos, não decida pautado em critérios subjetivos, centrado em critérios pessoais, mas, sim, utilizando as fontes do Direito. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal fonte do direito, nos termos do art. 4º da Lei de Introdução do Código Civil: 
( X ) Analogia.
( ) Lei.
( ) Doutrina.
( ) Costumes.
51-Quando falamos em fontes do direito, logo pensamos em origem, nascimento. As fontes do direito são os meios pelos quais o direito se manifesta. Sobre a afirmativa de que a lei é a principal fonte do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) Lei ordinária e complementar são sinônimos.
(  V  ) O Código Civil e o Código de Processo Civil são exemplos de lei ordinária.
(  V  ) As leis delegadas são elaboradas pelo presidente da República.
(  F  ) Tanto o decreto quanto a resolução servem para regulamentar a lei ordinária.
52-As fontes do direito asseguram à sociedade que o juiz, ao decidir os casos concretos que lhe são postos, não decida pautado em critérios subjetivos, centrado em critérios pessoais, mas, sim, utilizando as fontes do Direito. Sobre as fontes do Direito, analise as opções a seguir:
I- Lei, Doutrina e Jurisprudência. CORRETA
II- Equidade, Jurisprudência e Analogia. CORRETA
III- Doutrina e os princípios gerais do direito. CORRETA
IV- Contratos e Resoluções. ERRADA
53-A lei é a principal fonte formal do direito, pois é através dela que o Estado dita as regras de cumprimento obrigatório na sociedade. Além da lei, existem outras fontes formais, tais como o costume e a jurisprudência. Sobre tais fontes, analise as seguintes afirmativas:
I-A jurisprudência é de uso geral, quando o magistrado observa a maneira local que os sujeitos utilizam para resolver as demandas e a aplica no caso concreto. ERRADA
II-O costume é quando o magistrado baseia sua decisão levando em consideração o hábito contínuo praticado e adotado por determinada comunidade. CORRETA
III-A jurisprudência é a decisão emitida pelos tribunais sobre determinada temática. CORRETA
IV-Tanto o costume quanto a jurisprudência são princípios muito adotados pelo judiciário, haja vista sua aplicação ser menos rigorosa que a disposta em lei. ERRADA
54-A vida em sociedade gera, por si só, uma série de relações. No entanto, essas relações só são jurídicas quando revestidas de direitos e obrigações. Sobre a relação jurídica, analise as seguintes afirmativas:
I-A relação jurídica real é quando envolve as pessoas com os bens.
II-O casamento pode ser citado como uma relação jurídica solene, pois acontece mediante certa formalidade.
III-As relações jurídicas podem ser de direito público ou privado, solenes e não solenes, pessoais e reais.
IV-Na relação jurídica de direito privado, o ente público pode interferir, já nas relações públicas, os particulares não têm participação.
55-Segundo o art. 1.228 do Código Civil, a propriedade ou domínio é o direito que seu titular possui de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la de quem injustamente apossua ou detenha. Porém, o próprio Código Civil prevê as formas da perda da propriedade. Classifique V ou F:
( ) Alienação consiste na transferência voluntária da propriedade.
( ) Renúncia consiste na desistência do direito de propriedade sobre o imóvel.
( ) Alienação é a desistência voluntária do direito sobre o imóvel. Ex.: abandono.
( ) Desapropriação ocorre quando o imóvel for declarado de necessidade pública ou utilidade pública, pela autoridade competente.
56-Após a constituição da pessoa civil, verificados os trâmites legais exigidos, ela passa a ser sujeito de direito, o que lhe gera direitos e obrigações. Contextualizando no Direito Civil a constituição da pessoa jurídica, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A constituição da pessoa jurídica acontece de acordo com a vontade de seus constituintes, que serão seus representantes legais.
( ) A pessoa jurídica, após constituída de acordo com o que determina a legislação, passa a ser exclusivamente titular de direitos.
( ) O estatuto, dependendo do tipo de sociedade, deve ser registrado no Cartório de Registro Civil.
( ) Após a constituição inicial da sociedade, as alterações de contrato social não precisarão ser levadas a registro.
57-Uma das condições de validade do negócio jurídico é que a parte celebrante seja capaz, ou seja, preencha os requisitos elencados na lei. A condição de incapacidade absoluta ou relativa é excepcional, e as situações são contempladas pelo Código Civil. Sobre os casos de incapacidade relativa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os maiores de 14 e menores de 18 anos.
( ) Os menores de 16 anos.
( ) Os menores de 21 anos incompletos.
( ) Os menores de 18 anos e maiores de 16 anos.
58-Para a constituição da pessoa jurídica, é necessário o registro do estatuto ou contrato social no órgão competente. Após o registro, a pessoa jurídica de direito privado passa a desenvolver suas atividades. Sobre o desenvolvimento dessas atividades, assinale a alternativaCORRETA:
( ) A sociedade empresária desenvolve atividade econômica visando ao lucro.
( ) A fundação desenvolve atividade econômica objetivando a construção do patrimônio do instituto.
( ) A sociedade empresária simples desenvolve atividade econômica combinando fatores de produção.
( ) A associação desenvolve atividade com objetivos comuns econômicos.
59-(ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e Entidades Estatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
( ) Fortalecer o poder do governo central.
( ) Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.
( ) Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
( X ) Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.
60- O Direito Civil é o principal ramo do direito privado. É o conjunto de normas (regras e princípios) que regulam a relações entre os humanos que comumente se encontram em uma situação de equilíbrio de condições. O Direito Civil é o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações privadas cotidianas, porém o próprio Direito Civil estabeleceu regras e requisitos para a validade do negocio jurídico. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Para que o negócio jurídico seja válido, é necessário que o agente seja capaz, o objeto do negócio seja lícito e não defeso em lei, isto é, que o negócio jurídico não seja proibido em lei.
( ) A agente é considerado capaz quando for detentor de capacidade relativa para os atos da vida civil; desde que o objeto seja lícito, é possível a realização do negócio jurídico.
( ) Os bens públicos são objetos lícitos, podendo ser objetos de compra e venda sem nenhuma vedação legal.
( ) Para a validade do negócio jurídico, basta ser, realizados por agentes capazes, podendo ser firmado respeitando a vontade das partes, não necessitando da observação de quaisquer preceito legal.
61- Sociedade empresária é um conceito mais amplo que sociedade comercial, pois visa a organizar, a partir de investimentos comuns de mais de um agente, a atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços. As sociedades empresárias são sempre personalizadas, ou seja, são pessoas distintas dos sócios, titularizam seus próprios direitos e obrigações. Sobre sua identificação e qualificação, classifique V ou F:
( V ) A sociedade empresária combina fatores de produção.
( F ) As sociedades anônimas não são espécies de sociedades empresárias.
( V ) As sociedades limitadas são espécies de sociedades empresárias.
( V ) A sociedade empresária explora atividade econômica.
62-Os bens são as coisas materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica. Para que o bem seja objeto de uma relação jurídica é preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econômico, gestão econômica autônoma e subordinação jurídica ao seu titular. O Código Civil enumerou as diversas classes de bens, sendo que no seu art. 85 definiu o que são os bens fungíveis. Desta forma, analise as sentenças a seguir:
I-São os bens que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Ex.: o dinheiro, ao pegar um valor emprestado, ao devolvê-lo, não é necessário que sejam as mesmas cédulas, e sim o valor correspondente ao empréstimo. CORRETA
II-São os imóveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. ERRADA
III-São os móveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. ERRADA
IV-São os imóveis que não podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. ERRADA
63-O direito e a lei está à disposição de todos, motivo pelo qual ninguém pode alegar seu desconhecimento. Nesse sentido, importante se faz reconhecer que os requisitos que configuram um crime são o fato típico e antijurídico e a culpabilidade. Presentes os citados requisitos, terá lugar a aplicação da penalidade respectiva ao delito cometido. Com relação às espécies de penas previstas no CP, classifique V ou F:
( F ) Privativas de liberdade, restritivas de liberdade e multa.
( F ) Privativas de liberdade, restritivas de liberdade e reclusão em cárcere privado.
( F) Restritiva de liberdade, privativa de direitos e multa.
( V ) Privativas de liberdade, restritivas de direitos e multa.
64- Juca estava passando por uma fase difícil em sua vida. Não conseguia mais quitar os débitos junto aos credores e seu nome encontrava-se negativado. Receoso de perder seus bens para os credores, achou por bem vende-los. Os valores arrecadados foram depositados na conta poupança de sua genitora. Diante da narrativa, qual (is) situação (ões) poderá (ão) ensejar na anulação do negócio jurídico realizado? Classifique V ou F:
( F ) Estado de perigo.
( F ) Dolo.
( F ) Erro.
( V ) Fraude a credores.
65- A norma jurídica possui algumas características. Frente aos estudos dessas características, podemos concluir que, quando uma norma jurídica contiver um comando, onde expressa no texto a sua aplicação, impondo uma conduta a ser observada, será caracterizada como:
( ) Abstrata.
( ) Bilateral.
( ) Coercitiva.
( X ) Imperativa.

Continue navegando