Buscar

QUESTIONÁRIO QUIS CONTABILIDADE AVANÇADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO QUIS CONTABILIDADE AVANÇADA
Em geral, fazem parte das demonstrações contábeis ou demonstrações financeiras: 
I-Balanço Patrimonial (BP); 
II-Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); 
III-Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); 
IV-Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC); 
V- Demonstração de Valor Adicionado (DVA) – para companhia aberta.
As demonstrações contábeis ou demonstrações financeiras, de forma geral, são: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstração de Fluxos de Caixa.
De acordo com a Lei nº 11.638/07, em seu art. 178, § 2º, alínea d, divide o Patrimônio Líquido em:
Capital social; reservas de capital; ajustes de avaliação patrimonial; reservas de lucro; ações em tesouraria; prejuízos acumulados.
A lei nº 11.941/09 introduziu alterações no art. 37 da Lei nº 11.638/07, estabelecendo que, no balanço de exercícios sociais encerrados a partir de 2008, as contas patrimoniais serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram e agrupadas em:
Ativo Circulante, Ativo não Circulante, Passivo Circulante, Passivo não Circulante, e Patrimônio Líquido.
Com relação a Equivalência patrimonial podemos afirmar que:
“Corresponde ao valor do investimento determinado mediante a aplicação da percentagem de participação no capital social sobre o patrimônio líquido de cada coligada, sua equiparada e controlada. ” (CVM, 1996).
Considere (V) verdadeiro ou (F) falso: Para a determinação do valor da equivalência patrimonial, a investidora deverá, segundo determina o art. 11, (CVM nº 247/96)
(v ) Eliminar os efeitos decorrentes da diversidade de critérios contábeis, em especial, referindo-se a investimentos no exterior; 
(F ) Incluir o montante correspondente às participações recíprocas; 
(v ) Reconhecer os efeitos decorrentes de eventos relevantes ocorridos no período intermediário, no caso de demonstrações contábeis levantadas em datas diversas; 
(v ) Reconhecer os efeitos decorrentes de classes de ações com direito preferencial de dividendo fixo, dividendo cumulativo e com diferenciação na participação de lucros. (CVM, 1996).
V; F; V; V
Considere as alternativas corretas. Podemos considerar que há ganho de capital quando: 
a) A empresa subscreve ações além do percentual que possui; 
b) Pela compra de ações na Bolsa, provocando um aumento em sua participação; 
c) Outros acionistas exercem o direito de subscrição.
“a” e “b”
Deve-se considerar que há ganho de capital: 
quando a empresa subscreve ações além do percentual que possui; b) pela compra de ações na Bolsa, provocando um aumento em sua participação; c) quando outros acionistas “não” exercem o direito de subscrição.
Considere a alternativa correta. Das demonstrações financeiras consolidadas serão excluídas:
I - As participações de uma sociedade em outra; II - Os saldos de quaisquer contas entre as sociedades; III - As parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo não-circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades. (Redação dada pela Medida Provisória nº 449, de 2008)
Com relação ao Balanço Consolidado, podemos afirmar que:
O Balanço Consolidado tem por objetivo divulgar a situação financeira e o resultado das operações sociais de um grupo de empresas com personalidades jurídicas distintas, porém sob controle comum. O Balanço Consolidado tem por objetivo divulgar a situação financeira e o resultado das operações sociais de um grupo de empresas com personalidades jurídicas distintas, porém sob controle comum.
Considere (V) verdadeiro (F) falso. 
A Consolidação das Demonstrações Contábeis está definida no art. 249 da Lei nº 11.638/07:
F; F; V; V; A companhia aberta que tiver mais de 30% (trinta por cento) do valor do seu patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, demonstrações consolidadas nos termos do artigo 250. 
A Comissão de Valores Mobiliários poderá expedir normas sobre as sociedades cujas demonstrações devam ser abrangidas na consolidação, e: 
a) determinar a inclusão de sociedades que, embora não controladas, sejam financeira ou administrativamente dependentes da companhia; 
b) autorizar, em casos especiais, a exclusão de uma ou mais sociedades controladas. (BRASIL, 2007).
 10- Das alternativas abaixo, considere a “INCORRETA”. Escolha uma: 
Os itens não monetários, como estoques, imobilizados etc., devem ser registrados pelo valor presente apurado na data de realização de cada operação. Esse registro poderá ser feito com utilização de uma conta retificadora ou diretamente, por seu valor líquido. 
Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeitos relevantes, não deverão ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações atuais do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo. 
Através do AVP que operações como venda e compra a prazo são reconhecidas pelo seu valor presente, eliminando-se os juros embutidos e os efeitos da inflação, como se fosse uma transação à vista, evidenciando melhor os resultados. 
Em uma economia não inflacionária presente nos países de moeda estável, as compras e vendas a prazo, os empréstimos e aplicações financeiras devem figurar no balanço patrimonial pelo seu valor presente, ou seja, descontados pela taxa de juros praticada no mercado.
11-A empresa Bota Fora S/A realizou uma compra a prazo (30 dias), em 31-12-X1, por R$ 55.000,00 com taxa de juros mensal de 2,5%. O valor presente será: Escolha uma: 
53.658,54 55.000,00/1,0250 = 53.658,54 
52.625,72 
53.724,25 
53.250,79
12- A empresa Amigos S/A, efetuou uma transação de venda de mercadorias, em longo prazo, nos seguintes termos: 
Valor da Venda = R$ 100.000,00; 
Data da Venda = 15/01/X1; 
Data do Recebimento = 15/03/X1 Taxa de juros da operação = 2% ao mês. O valor do AVP é: Escolha uma: 
95.149,64 
95.169,22 
96.116,88 100.000,00/1,0200=98.039,22 (1º mês) 98.039,22/1,0200=96.116,88 (2º mês) 96.239,88
13- Complete a frase : A Lei nº 6.404/76 introduziu a possibilidade de se avaliarem os ativos de uma companhia pelo seu valor de __________, chamando a isso de Reavaliação.
Mercado
14- Considere Verdadeiro (V) ou falso (F), as alternativas abaixo : 
(v )A Reavaliação é um acréscimo de valor de bens do ativo, que provoca um acréscimo também no Patrimônio Líquido, ambos por fatores normalmente exógenos à empresa e sempre não realizados. Por isso, tal aumento no Patrimônio Líquido deve ser mantido em conta separada, representando uma espécie de lucro em potencial ainda por se realizar. 
(f )A Reserva de Reavaliação pode ser utilizada para aumento de capital, distribuição de dividendos ou sequer absorção de prejuízos. Não precisa ser mantida intacta enquanto o ativo não for realizado, só sofrendo a devida correção monetária; sua redução só se dá pela transferência a Lucros ou Prejuízos Acumulados. 
(v )Toda vez que houver fusão, incorporação ou cisão de empresas, pode-se e deve-se fazer com que os ativos sejam escriturados pelo valor negociado e toda a contrapartida do aumento deve também ficar como Reserva de Reavaliação na sociedade resultante da fusão ou incorporação, na sociedade cindida ou em uma ou mais das que resultarem da cisão.
V; F; V
15- Com relação ao LALUR, podemos afirmar que : Escolha uma: 
LALUR, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo imposto de renda na modalidade lucro real, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda
16-Com relação ao Capital Próprio e Capital de Terceiros Considere (V) verdadeira ou (F) falsa, as afirmações abaixo:
 (v )Capital Próprio é a origem de recursos dos acionistas/atividades 
(v )Capitalde Terceiros é a origem de recursos estranhos ao quadro social. 
(f )Tanto Capital de Terceiros como Capital Próprio tem a origem de recursos dos acionistas. 
( f)Capital Próprio é a origem de recursos estranhos ao quadro social.
V; V; F; F
17- Conforme art. 178 da Lei nº 6.404/76 – Lei das Sociedades por Ações, o patrimônio foi dividido nas seguintes contas:
Capital social; Reservas de capital; Reservas de Reavaliação; Reservas de lucros; Lucros ou Prejuízos Acumulados
18- Informe a alternativa “INCORRETA”
O art. 88, item XXVI, da Lei nº 9.430/96 dispõe que o valor dos juros que for incorporado ao capital social ou mantido em conta de reserva destinada a aumento de capital, em vez de pago ou creditado aos beneficiários, é dedutível na determinação da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro

Continue navegando