Buscar

Aula 3 Sistema ósseo (1)

Prévia do material em texto

*
Anatomia
Prof. Osvaldo Nunes Barbosa
UFMS
Campo Grande
*
Sistema ósseo
*
Sistema ósseo – Funções
O sistema ósseo (esqueleto) possui as seguintes funções:
Suporte do corpo: Os ossos dos membros inferiores suportam todo o corpo quando se está em posição ereta e a cintura pélvica suporta a cavidade abdominal e suas vísceras;
Proteção de partes moles: Os ossos do crânio protegem o encéfalo, enquanto as costelas protegem o coração e os pulmões;
Produção de células sangüíneas: Todos os ossos na fase fetal possuem medula óssea que produzem células sangüíneas. Já na fase adulta, somente certos ossos produzem células sangüíneas;
Estoque de minerais e gordura: Tosos os ossos possuem uma matriz que contem fosfato de cálcio, uma fonte íons cálcio e íons fosfato no sangue. Gordura é estocada na medula óssea amarela;
Participação na movimentação do corpo (juntamente com os músculos).
*
Sistema ósseo – Tecido ósseo
O tecido ósseo é formado pelas células ósseas, os osteócitos, substância fundamental, fibrilas colágenas, substância cementante e diversos sais.
A substância fundamental e as fibrilas colágenas constituem a substância intercelular, o osteóide.
As fibrilas pertencem à parte orgânica, e os sais, à parte inorgânica do osso.
Os principais sais são fosfato de cálcio, fosfato de magnésio e carbonato de cálcio. Encontramos ainda sais de cálcio, potássio e sódio ligados ao cloro e flúor. Os sais definem a dureza e a resistência de um osso. Um osso sem sais, isto é, descalcificado, torna-se flexível.
Por outro lado, a elasticidade do osso é determinada pela substância orgânica do osso. A proporção entre sais inorgânicos e fibrilas colágenas muda durante o curso da vida. Nos ossos de recém-nascidos, a quantidade de sais é de aproximadamente 50%, mas aumenta até atingir 70% no adulto idoso e, com isso, os ossos perdem sua elasticidade, isto é, sua flexibilidade e resistência mecânica diminuem.
*
Sistema ósseo – Células
Os ossos são compostos de tecidos vivos, assim eles possuem a capacidade de crescerem e de sofrer reparos. Diferentes tipos de células estão envolvidas no crescimento ósseo e no reparo dos mesmos:
Células osteoprogenitoras (mesenquimais): são células indiferenciadas presentes na porção interna do periósteo, no endósteo e no canal central de óssos compactos;
Osteoblastos: são as células formadoras do osso. Elas são derivadas das células osteprogenitoras e são responsáveis pela secreção da matriz característica dos ossos;
Osteócitos: São células ósseas maduras. Elas são derivadas dos osteoblastos. Uma vez que os osteoblastos são circundados pela matriz, eles tornam-se osteócitos;
Osteoclastos: São células que são originadas a partir dos monócitos. Elas são responsáveis pela reabsorção dos ossos e participam da deposição de cálcio e fosfato no sangue. Os osteoclastos são fundamentais no crescimento, remodelação e reparo dos ossos.
*
Sistema ósseo – Quantidade
Número: É clássico admitir o número de 206 ossos.
 Cabeça = 22 
            Crânio = 08 
            Face = 14 
Pescoço = 8 
Tórax = 37 
            24 costelas 
            12 vértebras 
            1 esterno 
Abdômen = 7 
            5 vértebras lombares 
            1 sacro 
            1 cóccix
*
Sistema ósseo – Quantidade
Membro Superior = 32 X 2 = 64
            Cíngulo = 2 
            Braço = 1 
            Antebraço = 2 
            Mão = 27 
Membro Inferior = 31 X 2 = 62
            Cíngulo = 1 
            Coxa = 1 
            Joelho = 1 
            Perna = 2 
            Pé = 26 
Ossículos do Ouvido Médio = 3 
*
Sistema ósseo – Divisão
Divisão do Esqueleto: - Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. 
- Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores. A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.
*
Sistema ósseo – Ossos extranumerários
Ossos Extranumerários: Além desse número normal de ossos, alguns supranumerários são freqüentemente encontrados. - Suturais ou vormianos: são encontrados quando se interpõe nas linhas articulares dos ossos do crânio.
- Sesamóides: quando são encontrados em outras regiões do corpo.
*
Sistema ósseo – Classificação
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:
 - Ossos Longos: São aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e espessura. Os ossos longos apresentam uma escavação central que é o canal medular, onde se encontra a medula óssea. Os ossos longos são constituídos por um corpo (diáfise) e 2 extremidades (epífises).
Exemplo: Fêmur.
*
Sistema ósseo – Classificação
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:
 Ossos Curtos: As 3 dimensões se eqüivalem, são ossos mais ou menos cúbicos.
Exemplo: Ossos do Tarso.
*
Sistema ósseo – Classificação
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:
 Ossos Laminares (Planos): São osso finos, em que o comprimento e a largura predominam sobre a espessura. Exemplo: Parietal.
*
Sistema ósseo – Classificação
Além desses três grupos básicos bem definidos, há outros intermediários, que podem ser distribuído em 3 grupos: Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas.
Ossos Pneumáticos: São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenóide.
*
Sistema ósseo – Classificação
Ossos Irregulares: São aqueles que apresentam uma caracterização muito específica. Exemplo: Vértebras.
*
Sistema ósseo – Classificação
Elementos Descritivos da configuração Externa: 
Saliências Ósseas
- Articulares: Cabeça e côndilos
- Não Articulares: Processos, tubérculos, trôcanter, espinha, eminência, lâminas e cristas
*
Sistema ósseo – Classificação
Elementos Descritivos da configuração Externa: 
Depressões Ósseas
- Articulares: Cavidades glenóides e acetábulo
- Não Articulares: Fossas, sulcos e canais.
*
Sistema ósseo – Membranas
Periósteo: Delgada membrana conjuntiva que reveste o osso, com exceção das superfícies articulares. Apresenta dois folhetos: um superficial e um profundo (contato direto com o osso). Além da função de proteção, o periósteo é responsável pela reconstituição do osso em casos de fratura.
Endósteo: Tecido que reveste tanto o osso que está voltado para a cavidade medular quanto as trabéculas do osso esponjoso.

Continue navegando