Buscar

levantamento de solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

17. Por que existem diferentes tipos de levantamentos de solos?
Porque são bases ideais para a previsão de uso dos solos, podendo evitar que áreas inaptas para a exploração agropecuária e outras atividades sejam desmatadas ou alteradas em suas condições naturais de equilíbrio. Sabendo os diferentes tipos de levantamentos de solos, podem servir também para geração dos chamados grupos de manejo de solos, ou seja, solos com classificações diferentes, porém manejo iguais. 
18. Quais são as unidades de mapeamento existentes?
As unidades de mapeamento podem ser constituídas tanto por classes de solos, quanto por tipos de terreno. Ora juntamente (associação) e ora individualmente.
Existem 6 fases de unidade de mapeamento: Fases de relevo; Fases de vegetação; Fases de pedregosidade; Fases de rochosidade; Fase de substrato rochoso; e a Fase erodita.
19. Quais são os métodos de prospecção em um levantamento pedológico?
Transeptos, áreas piloto, toposseqüência, malha e livre
20. A densidade de observações é fixa para qualquer tipo de levantamento ou situação de paisagem? Explique.
Não, pois nem há consenso quanto à densidade de observações estabelecida para levantamentos pedológicos. No entanto, são registrados números que variam de 0,25 a 5 observações por cm2 de mapa. Todos concordam que são números teóricos e que a densidade de observações é função do tipo de levantamento, da escala de mapeamento, da extensão e da homogeneidade ou heterogeneidade da área de trabalho. Geralmente, as interpretações criteriosas de produtos de sensores remotos reduzem significativamente a densidade de observações.

Outros materiais