Buscar

trabalho de analise

Prévia do material em texto

Engenharia Civil
 Professor: Luiz Augusto Hegouet carvalho
 Lucas Moreira Araújo- 030161248
Salvador, maio - 2018
1. Introdução
Para iniciar o trabalho sobre os breves temas, sistemas de forças bidimensional e tridimensional, momento de força e binário de força, é necessário um pré conhecimento sobre operações de vetores, pontos materiais, conceito de força, sistemas de forças e momentos resultantes. Vetores representam o conjunto de segmentos que é obtido através de uma seta, seu objetivo é indicar a medida que ele representa.Todo vetor é composto por módulo, direção e sentido. Somar as grandezas vetoriais é fundamental para Física. A melhor forma de se lidar com grandezas vetoriais é introduzir um ente conhecido como vetor. O vetor representa, para efeito de se determinar o módulo, a direção e o sentido, a grandeza física .Estatísticas dos pontos materiais, para um corpo estar em movimento retilíneo com velocidade constante ou em repouso, o somatório das forças que agem nele deve ser nulo. Um ponto material sujeito à ação de várias forças estará em equilíbrio se o somatório dessas forças for zero. Onde se ultiliza- Quando um prédio, ou, edifício é planejado, o mesmo deve ser construído de maneira que o conjunto de todas as forças agindo sobre o objeto seja um valor resultante a zero. Se isso não ocorrer, futuramente pode ocorrer risco do imóvel desabar ou sofrer rachaduras. Momento de uma força - também conhecido como torque é a medida o quanto a força age em um objeto, fazendo com que ele gire. Quando tem-se um corpo sujeito a forças de reações não nulas, o corpo em situação, pode adquirir reações com movimentos rotativos e translativos, ocorrendo ou não ao mesmo tempo. Entretanto, pôde-se definir, momento de uma força sendo como uma grandeza associada ao fato do corpo senti uma força fazendo ele girar.E o por fim o Sistemas de forças é a reunião de duas ou mais forças atuando sobre um mesmo corpo. A força que produz o mesmo efeito que todas as outras juntas chama-se resultante.
2. Desenvolvimento (resumo)
O estudo da estática do corpo rígido baseia-se no estudo da estática do ponto material essencialmente o equilíbrio de corpos rígidos e as condições de equilíbrio de sistemas de forças nele aplicados. Diz-se que um sistema de forças aplicado a um corpo está em equilíbrio se da sua aplicação não resultar nenhuma alteração no estado de movimento do corpo. Um caso particular de equilíbrio mecânico, o equilíbrio estático, será o estado de repouso num determinado referencial de inércia, definido pela velocidade nula de todos os pontos do corpoA condição necessária e suficiente de equilíbrio dum sistema de forças aplicado a um ponto material é que a resultante desse sistema seja nula. Na realidade, por definição de equilíbrio, a aceleração é nula, o que implica, pela lei fundamental da dinâmica, que a força também seja nula (condição necessária). A um mesmo ponto material podemos aplicar diferentes sistemas de forças. Se estes sistemas tiverem o mesmo efeito sobre o estado de movimento do ponto material, eles dizem-se sistemas equivalentes. Em particular, um sistema de forças aplicado a um ponto material é sempre equivalente à resultante desse sistema aplicado ao mesmo ponto material, pela lei fundamental da dinâmica. Este sistema pode ser sempre equilibrado por uma força Fe , denominada equilibrante do sistema, e que é simétrica da resultante. Caso bidimensional: 2 incógnitas, 2 equações,Caso tridimensional: 3 incógnitas, 3 equações 
Ao contrário do que se passa com um ponto material, a resultante nula de um sistema de forças aplicadas a um corpo rígido não garante que o corpo esteja em equilíbrio. Contudo, se o corpo estiver em equilíbrio, tem aceleração nula, o que implica que a resultante do sistema de forças também seja nula. Logo, ∑ = 0 G G Fi é uma condição necessária, mas não é a condição suficiente de equilíbrio dum sistema de forças aplicado a um corpo rígido. Esta condição garante-nos o equilíbrio quanto ao movimento de translação, mas não garante o equilíbrio quanto ao movimento de rotação, pois o corpo pode rodar. Consideremos o sistema de forças constituído por duas forças simétricas, com linhas de acção distintas (binário), aplicado em dois pontos distintos de um qualquer corpo rígido. As forças são anti-paralelas (mesma direcção mas sentidos opostos) e as suas intensidades são iguais; são forças simétricas. O sistema das duas forças tem resultante nula. O corpo não adquire movimento de translação.
O binário de força, é a ação de duas forças de mesma intensidade, porém tem direções e sentidos opostos. Portanto, para entender essa definição, precisa-se analisar o equilíbrio do corpo, do qual tem-se momento de força, fazendo o objeto girar.
O momento de uma força é a grandeza física que da uma medida da tendência da daquela força, provocar uma rotação em torno de um ponto/eixo. O momento de uma força pode ser chamado também de torque. No momento de força, tem uma linha chamada linha de ação de força, ela é uma reta que contém o vetor força.O binário de força, é a ação de duas forças de mesma intensidade, porém tem direções e sentidos opostos. Portanto, para entender essa definição, precisa-se analisar o equilíbrio do corpo, do qual tem-se momento de força, fazendo o objeto girar. O momento de força, é representado por uma equação, e todo cálculo é responsável pela rotação do corpo quando se encontra sob a ação de uma força em torno do ponto/eixo. Já o binário, Mesmo sofrendo a ação de duas forças, tende a produzir apenas uma rotação.
3. conclusão
É notável que os temas abordados anteriormente, são entrelaçados um ao outro, por retas, segmentos, velocidade, a força aplicada no objeto e o resultado dessa força. Essas grandezas, são fundamentais para a engenharia, pois, se for má ornamentada ou má calculada pode gerar problemas futuros no imóvel, podendo desabar ou ocorrer rachaduras. Portando, é de grande importância saber os conceitos de vetor, força, estatística.
4.Referências 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgErkAK/livro-estatica-mecanica-engenharia-r-c-hibbeler# 
.

Continue navegando