Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO avaliação 4

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
	Avaliando Aprend.: SDE3624_SM_201408100878 V.1 
	Aluno(a): NIVEA CAMILO DE LIRA
	Matrícula: 201408100878
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	17/06/2018 22:43:24 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201409159900)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO) De acordo com o Estatuto do Idoso, comete crime a ser punido com reclusão de seis meses a um ano e multa aquele que discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade (Capítulo II, artigo 96). Na mesma pena, incorre quem:
		
	
	exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso.
	
	apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade.
	
	coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.
	 
	desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.
	
	abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409159337)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A.M.S., sexo masculino, 42 anos, é internado no ser viço hospitalar com infarto agudo do miocárdio de parede anterior há 6 horas. Apresentava frequência respiratória:20rpm, PA: 150X90mmHg e ausência de sinais de insuficiencia cardíaca. Seis horas após foi encaminhado para a unidade de clínica médica. Ao exame físico, a enfermeira detectou pulso a 120 bpm, respiração rápida e superficial e PA: 110X70 mmHg e logo suspeita de choque cardiogênico. Na avaliação do enfermeiro está correto:
		
	
	Providenciar acesso venoso para reposição de líquido para restaurar o volume intravascular rapidamente, pois a sobrecarga cardiovascular e edema agudo de pulmão são raros nesta situação.
	
	Avaliar que o paciente pode estar desenvolvendo choque cardiogêncio pós IAM devido ao aumento do débito cardíaco.
	
	O choque cardiogênico se instala somente após alguns a ocorrência do IAM, acompanhado de dor anginosa e instabilidade hemodinâmica, que exigem monitorização da equipe de enfermagem.
	
	Suspender suporte nutricional para diminuir exigências metabólicas que, com frequência, se mostram alteradas no choque
	 
	Admisnistrar medicamentos vasoativos prescritos, para restaurar o tônus vasomotor e melhorar a função cardíaca, monitorizando os sinais vitais a cada 15 minutos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409159522)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Edema Agudo de Pulmão constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar. Sobre este agravo assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O paciente apresenta-se extremamente dispneico, cianótico e agitado, podendo evoluir com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apneia com parada cardíaca.
	
	Ventilação espontânea prejudicada; Padrão respiratório ineficaz, Intolerância à atividade e Débito Cardíaco diminuído são exemplos de títulos diagnósticos de enfermagem para pacientes com EAP.
	
	O enfermeiro deverá: realizar monitorização respiratória (padrão, frequência, ritmo) e avaliação do débito cardíaco e urinário.
	
	O quadro clínico clássico inclui: sensação de afogamento, ingurgitamento jugular; ausculta pulmonar com ruídos adventícios grosseiros; via aérea repleta de secreção rósea, espumante.
	 
	A abordagem inicial a pacientes com EAP inclui: controle da hipotensão arterial com administração de volume.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409159688)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A insuficiência renal aguda (IRA) surge quando os rins não conseguem remover as escórias metabólicas do corpo ou realizar suas funções reguladoras. A insuficiência renal aguda constitui a perda súbita e quase sempre completa da função renal, tendo como causa uma insuficiência da circulação renal ou uma disfunção glomerular ou tubular. Assinale as manifestações que um cliente com IRA pode apresentar.
		
	 
	uremia ( excesso de ureia e outras escórias nitrogenadas no sangue)
	 
	N.R.C.
	 
	oligúria repentina (- 500 ml/24h)
	 
	alto débito urinário ou anúrico (- 50 ml/24h)
	 
	aumento dos níveis séricos de creatnina, ureia e outros
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409159543)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um estado patológico do sistema respiratório caracterizado pela limitação do fluxo de ar. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas: I -A terapia com oxigênio não é recomendada, pois este gás é altamente tóxico a portadores de DPOC. II -O fumo do cigarro é um fator de risco para DPOC, portanto uma medida preventiva é a cessação da utilização do tabaco. III -A utilização de broncodilatadores, a hidratação oral ou venosa, a posição de Fowler e avaliação do nível de consciência são importantes cuidados frente a um pacte com DPOC. IV -Além de um programa de reabilitação pulmonar, o enfermeiro ajuda o paciente a controlar o autocuidado ao enfatizar a importância do reconhecimento precoce dos sinais de agudização como por exemplo a diminuição da frequência respiratória de estabelecer metas realistas,
		
	
	Apenas as afirmativas I e IV.
	 
	Apenas as afirmativas II e III.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II
	
	Apenas a afirmativa III.

Continue navegando