Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE LÚDICA DE ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO
Inicialmente o trabalho lúdico de adaptação ao meio liquido nada mais é do que a transferência de uma sessão de brincadeiras para dentro da água. Qualquer atividade pode servir como trabalho de adaptação, desde que se saiba o porquê do que se está fazendo.
As atividades lúdicas incorporam a alegria e prazer na realização das atividades propostas, nas características do brincar e do jogar. A criança que brinca, portanto vive à sua infância, tornar-se-á um adulto muito mais equilibrado física e emocionalmente, a tematização dos exercícios pedagógicos e do ambiente aquático, servindo, ambos, de meio facilitador da aprendizagem da natação.
O trabalho de adaptação ao meio líquido passa por algumas etapas, conhecendo-as fica muito fácil determinar que tipos de brincadeira pode me servir para dominá-las, são elas: apnéia, flutuação grupada, flutuação ventral, deslize, mecanismo para a volta à posição em pé, sustentação em pé na água.
A fase preliminar, em que, primeiramente o aluno reconhecerá o meio líquido na posição vertical, iniciando o domínio de seu corpo na água. Com auxílio do professor, atividades objetivando o submerso também serão realizadas (“afundar” o corpo e senti-lo flutuar), assim como mudar de decúbito (dorsal para ventral e vice-versa) com o intuito de levar o aluno a perceber como seu corpo permanece no meio aquático, melhorando sua sensibilidade corporal. Nesse momento as atividades lúdicas e recreativas também devem ser constantes, visando melhorar a sensibilidade, segurança e confiança dos alunos na piscina. 
Após esse período de primeira adaptação, começa-se então o início da respiração (inspirar e expirar), as primeiras movimentações de pernas e braços começarão a serem realizadas, objetivando o início da sobrevivência no meio aquático (cachorrinho e suas variações), deslocando-se e movimentando-se com facilidade. 
Assim, após sentir-se e demonstrar-se seguro durante as aulas, conseguindo flutuar e deslizar nas posições dorsal e vertical, assim como ser capaz de realizar movimentos globais de membros superiores e inferiores, demonstrando tranquilidade para se deslocar na piscina (sobrevivência), tanto na superfície como no fundo (submerso), o aluno estará apto a fazer as aulas no próximo nível. Com a aprendizagem da respiração, movimentos de braços e pernas serão aperfeiçoados com o tempo, o aluno também capaz de se deslocar com mais técnica e rapidez.
Atividade Elaborada:  esta atividade tem como objetivo estimular a descontração facial e o deslocamento no meio líquido. A atividade acontecerá da seguinte maneira: os alunos deverão buscar objetos lançados no fundo da piscina utilizando o nado “cachorrinho” (nado sobrevivência). Aquele que chegar primeiro a borda da piscina é o vencedor.

Mais conteúdos dessa disciplina