Buscar

Resenha Sonho Grande

Prévia do material em texto

CORRÊA, Cristiane. Sonho grande. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
Sonho Grande é um livro escrito pela jornalista e escritora, Cristiane Correia, publicado pela editora Sextante, Rio de Janeiro, no ano de 2013. Uma biografia onde mostra a vida de negócio dos sócios Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira.
Jorge Paulo, filho de um suíço, mas nascido no Rio de Janeiro, com uma grande paixão por esportes em sua juventude, como tênis e surf, que quase se profissionalizou no tênis. Se formou em economia pela Universidade de Harvard, e com um histórico de aluno rebelde. Quando voltou começou a trabalhar no mercado de capitais, e algum tempo depois com uma quantia em dinheiro, algo em torno de 200 mil dólares, abriu seu próprio negócio, o Banco Garantia. Aplicando os conceitos de meritocracia e partnership, onde ganhava quem se destacava, e até poderia virar sócio algum dia, assim, logo percebeu potencial em dois de seus funcionários, Marcel e Beto, tornando-os sócios.
Assim estava formado o trio de grande sucesso, grandes protagonistas desta obra. Depois de já firmados no mercado, resolveram investir em outras empresas, e a primeiro foi as Lojas Americanas. E para melhor gerir a empresa, foram em busca um grande destaque mundial, Walmart, após uma visita a sede e a criação de uma nova amizade, começaram a implantar o modelo de negócios da empresa americana.
O seguinte grande investimento foi a compra da Brahma, após a Antártica, dando assim a origem a AmBev. Seguindo com os mesmos conceitos, se fundiram com a belga Interbrew, originando assim a cervejaria InBev. Após esta junção Marcel e Beto abriram uma empresa de investimentos nos EUA, para assim alocar parte do seu patrimônio nas companhias américas. Com todo esse contato com os EUA, logo perceberam que o mercado de fast-food era um grande investimento, após alguns meses fecharam a compra do Burger King.
Após todos os grandes investimentos, Lemann entra para a lista dos mais ricos do mundo, mas ainda conta que isto é só um ranking ou um papel e que não vale de nada. O trio ainda não está satisfeito, mesmo possuído a maior cervejaria do planeta, uma das maiores varejistas do Brasil e uma rede de fast-food com presença no mundo todo, estes grupos juntos valem mais de 160 bilhões de dólares, mas o trio ainda está à procura de novas oportunidades de negócio. Os últimos investimentos foram a mexicana Modelo, fabricante da cerveja Corona, e a segunda a fabricante de condimentos Heinz. O trio já tem seu próximo investimento na mira, seria a compra da Pepsico ou a Coca-cola pela AB Inbev, as especulações continuam.

Continue navegando