Buscar

APs COMÉRCIO EXTERIOR- CEDERJ ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO AP3 – COMÉRCIO EXTERIOR
1ª. Questão (2,0 pontos)
O termo regime cambial diz respeito ao conjunto de regras e instituições que são utilizados para a realização de pagamentos internacionais. De uma forma geral, os regimes cambiais podem ser classificados de duas formas: Regime de Câmbio Fixo e Regime de Taxas Flutuantes, podendo ser apontados ainda o Regime de Bandas Cambiais e o de Flutuação Suja (dirty floating), que são sistemas híbridos, pois apresentam características tanto no Regime de Câmbio Fixo quanto do Regime de Taxas Flutuantes.
O Brasil adota o Regime de Flutuação Suja, no qual o Banco Central permite que forças de mercado atuem livremente no mercado cambial desde que o preço da moeda estrangeira não interfira na política econômica. Caso tal ocorra, o Banco Central promove a realização de leilões de compra e venda de moeda estrangeira de modo a evitar desequilíbrios no mercado cambial.
2ª. Questão (2,0 pontos)
Em linhas gerais, a OMC trata das regras sobre o comércio entre as nações enquanto o BIRD proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento de países de rendas médias com bons antecedentes de crédito.
3ª. Questão (2,0 pontos)
São uniões de países que mantém relações comerciais preferenciais entre si e que atuam de forma conjunta no mercado internacional em relação aos outros países que não os integram.
4ª.Questão (2,0 pontos)
Podemos destacar as seguintes instituições: Conselho Monetário Nacional, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Banco Central do Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde e Secretaria da Receita Federal do Brasil.
5ª Questão (2,0 pontos)
Em geral, uma empresa exportadora adquire vantagens em relação aos concorrentes internos pois:
Diversifica mercados,
Aproveita melhor a sua capacidade instalada,
Aprimora a qualidade do produto vendido,
Incorpora tecnologia tradicional ou inovadora e,
Aumenta sua rentabilidade.

Continue navegando