Buscar

AVP - Legislação e Exercício Profissional em Enfermagem

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
	Avaliação Parcial: 
	Aluno(a): 
	Matrícula:
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 30/05/2018 22:11:59 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201602930808)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e marque a alternativa CORRETA, no que diz respeito ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. (1) Princípios Fundamentais (2) Dos Direitos (3) Das Responsabilidades (4) Dos Deveres (5) Das Proibições ( ) Recusar a execução de atividades que não sejam de sua competência legal. ( ) Profissional de Enfermagem presta assistência à saúde visando a promoção desta no ser humano como um todo. ( ) Negar Assistência de Enfermagem em caso de Urgência ou Emergência. ( ) Assegurar ao paciente uma Assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia , negligência ou imprudência. ( ) Cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA de correlações é:
		
	
	2,3,5,4,1
	
	4,1,2,3,5
	
	5,3,2,1,4
	
	4,1,5,2,3
	 
	2,1,5,3,4
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602930974)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A deontologia está relacionada com a ética profissional. Dessa forma, qual é o objetivo da ética?
		
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista principalmente a autoridade do homem e o contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é a conduta da sua clientela com o profissional, tendo em vista principalmente o contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional com outro profissional, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	 
	O objetivo é o relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602930790)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, consta das relações com as organizações empregadoras, que é direito do profissional, EXCETO:
		
	 
	receber vantagens de instituições e empresas, além do que lhe é devido, como forma de garantir a assistência de enfermagem diferenciada.
	
	suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalha não oferecer condições dignas para o exercício profissional.
	
	dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
	
	desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho, que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados.
	
	registrar no prontuário informações referentes ao processo de cuidar de pessoas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602931123)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto as entidades de Classe dos profissionais de enfermagem. É correto dizer:
		
	
	Cabe ao COREN (Conselho Regional de Enfermagem) apenas executar as instruções e resoluções do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem).
	
	A cassação do direito ao exercício profissional é responsabilidade do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), cabendo somente a ele tal função.
	
	O objetivo primordial do COFEN/COREN é impor suas normas, visando o cumprimento da Lei do Exercício Profissional, não cabendo a eles o esclarecimento de dúvidas e nem a aprovações de novas normas.
	 
	As principais entidades de classe são: COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), COREN (Conselho Regional de Enfermagem), ABEN (Associação Brasileira de Enfermagem e Sindicatos dos Enfermeiros.
	
	O mandato dos membros do COFEN/CORENs é honorífico e tem duração de 7 anos, sem direito a reeleição.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602930900)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Dos princípios fundamentais. Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza os Princípios Fundamentais estabelecidos no Código de Ética de Enfermagem.
		
	
	Nenhuma alternativa acima contempla o código de Ética dos profissionais de enfermagem
	
	O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da Imprudência.
	 
	A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida dapessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
	
	O profissional de enfermagem não participa, como integrante da equipe de saúde, dasações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas,participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa.
	
	O profissional de enfermagem não respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201602930761)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em relação à conduta ética dos profissionais de enfermagem, é um direito do enfermeiro junto à pessoa, família e coletividade:
		
	 
	ter acesso às informações relacionadas à pessoa, necessários ao exercício profissional.
	 
	prestar assistência sem discriminação de qualquer natureza.
	
	negar assistência em situação que se caracterize como emergência
	
	registrar no prontuário do paciente as informações indispensáveis ao processo de cuidar.
	
	executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602930827)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. Este termo se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato:a) negligente.
	
	d) descuidoso.
	 
	c) imperícia.
	
	e) omisso
	
	b) imprudente.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201602930970)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Lei 7.498,0de 25/06/1986 trata do exercício da enfermagem. Nela dispõem sobre atividades privativas do enfermeiro. Marque a resposta que NÃO É VERDADEIRA:
		
	 
	Assistência ao parto cesáreo.
	
	Prescrição da assistencia de enfermagem.
	 
	A Sistematização da Assistência de Enfermagem.
	
	Cuidados diretos a pacientes graves.
	
	Consulta de enfermagem.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201602930894)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O enfermeiro na sua prática assistencial realiza o processo de enfermagem e cumpre os requisitos necessários para o cuidado especializado buscando a qualidade e autonomia. Baseado na RESOLUÇÃO COFEN N° 272/2002 - Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ O Artigo 3º - descreve que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário, devendo ser composta por:
		
	 
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, diagnóstico de enfermagem Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagemResultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de, entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , exame físico céfalo-caudal, (podal), plano de cuidados de enfermagem e resultados esperados do cuidado de enfermagem
	
	Entrevista ou anamnese ¿ coleta de dados , diagnóstico de enfermagem, Prescrição de enfermagem, resultados esperados do cuidado de enfermagem e terapêutica.
	
	Nenhuma das afirmativas acima, contempla a Resolução 272/02 da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
	
	Entrevista ou anamnese ¿Prescrição de enfermagem ou plano de cuidados de enfermagem são Resultados esperados do cuidado de enfermagem e da terapêutica.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201602931074)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O profissional de saúde que geralmente é considerado pelo cliente/paciente como um profissional de confiança no compartilhamento de seus problemas e questões de ordem física, social, familiar, econômica e emocional é o:
		
	
	fisioterapeuta.
	
	médico.
	 
	enfermeiro.
	
	dentista.
	
	fonoaudiólogo.

Continue navegando