Buscar

Atividade Discursiva Ética, Política e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Proposta:
Para a burguesia em ascensão na época, era necessária uma teoria para aferir sua legitimidade fazendo frente à hereditariedade que legitimava a nobreza. Tal teoria é a da propriedade privada – como direito natural – elaborada de forma coerente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704).
Segundo ele, o trabalho é o que assegura o direito natural – como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para manter e conservar a vida e a liberdade. 
Locke defende que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos naturais: a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Essa é a única razão de ser de um governo.
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
Texto:
Teoria do liberalismo levando ao desenvolvimento capitalista
John Locke era um grande filosofo inglês do século XVII, iluminista, gerador do liberalismo. O liberalismo possui o objetivo de originar a autonomia individual, a fraternidade e o igualitarismo, introduzindo os indivíduos livre de interferências governamentais. Locke argumentava que qualquer indivíduo possuíam direito natural à vida, contendo liberdade e propriedades, ele considerava o trabalho como a fonte que levaria os indivíduos a garantir o direito natural, ou seja, o direito à vida e a bens indispensáveis para manter a liberdade, ele enfatizava que Deus era o criador de tudo e de todos, fixando assim, que todos dispõem do mesmo direito, em conquistar e construir seus bens de acordo com o trabalho e oficio ocupacional que cada um exercia, evidenciando desta forma o que o liberalismo propunha.
 Os liberais contestaram o conservadorismo tradicional e procuravam permutar o absolutismo que não passava de ser a teoria política de que uma pessoa deveria ter o poder absoluto sobre a população, queriam substitui-la pelo Estado de direito e pela democracia representativa.
Os governos liberais foram constituídos no século XIX, na Europa, América do Norte e na América do sul. Neste período, ergueu-se o conservadorismo que era uma perspectiva da política em defender o inalterado das instituições sociais tradicionais, os valores do conservadorismo, baseavam e variavam de acordo com o local, costumes, tradições e religiões, ele surgiu com a finalidade de ser um adversário ideológico do liberalismo. Independente dos propósitos ideológico do conservadorismo, o liberalismo se manteve, ganhando agora, dois novos opositores, como o comunismo e o fascismo. O comunismo que apresentava como ideologia política uma sociedade com igualdade, sem classes sociais e apátrida, fundamentada na propriedade comum realizada através dos meios de produção, já o fascismo que teve origem na Itália, e que ganhou destaque na Europa no século XX era uma forma de radicalismo autoritário nacionalista.
Ao transcorrer do século XX, as ideias liberais se baseavam na liberdade individual, representação política, igualdade de direitos, neutralidade do estado, contratualismo, livre mercado, limitação do poder político e a concepção de cidadania, essas ideias propagaram devido a democracia liberal está ao lado dos vitoriosos das duas guerras mundiais. A instalação do liberalismo ganhou seu espaço como peça chave na ampliação do estado de bem-estar social na América do Norte e na Europa, os reputados 30 anos gloriosos foi dado ao final da segunda guerra mundial devido ao intenso crescimento econômico que foi apurado na maioria dos países desenvolvidos. Em meado dos anos 70, o intenso crescimento econômico obteve uma queda, fazendo com que a estabilidade dos anos gloriosos se encerrasse, desenvolvendo assim na década de 80 o neoliberalismo como reação ao liberalismo social. O neoliberalismo é extremadamente favorável ao capitalismo, privatizações, austeridade fiscal e estado mínimo.
O mesmo afirmava que o estado não cria e nem institui a propriedade, mas que ela tinha a função de assegurar os indivíduos sobre a manutenção e segurança de seus bens, o estado era uma instituição responsável por manter o que é de alguém seguro, evitando que outros roubem e/ou tomem posse sem a autorização do verdadeiro dono. Na sociedade civil o Estado obtinha a função de decidir e resolver conflitos existentes usando a lei para o correto e a força para que fosse garantido o cumprimento da decisão.
John Locke buscou uma teoria na qual juntasse o liberalismo e a ordem política, começando a criar os princípios básicos do capitalismo liberal, que seria: uma sociedade sem a interferência governamental e a garantia do direito adquirido sobre o fruto do trabalho, o que ele não imaginava era que anos depois, suas teorias estariam sendo utilizadas para defender e realçar o sistema econômico capitalista, havendo assim a implantação do capitalismo.
Portanto, conclui-se que John Locke influenciou o capitalismo e os procedimentos democráticos implantados politicamente. Por meio de seus pensamentos, é que o capitalismo foi autenticado.
As consequências disso foram, a queda do poder que era centralizado ao clero, ou seja, ao conjunto de sacerdotes denominados como responsáveis pelo culto da igreja católica. Estabelecendo o fortalecimento da democracia conduzindo a população de acordo com a teoria do público e privado, sendo agora conduzido por lei, utilizando como base a legitimidade do trabalho que assegura o direito a bens e a propriedade.

Outros materiais