Buscar

Resumão de provas Serviço social e questão social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) A assistência social no Brasil passou a ser tratada enquanto política pública a partir:
E) Da constituição federal do Brasil de 1988. * 
2) A Questão Social, no Brasil, foi materializada em múltiplas faces e afetou toda a sociedade, com:
A) Desigualdades sociais, desemprego, baixos salários, entre outros. * * 
3) A Questão Social, na época da origem do serviço social no Brasil, era tratada como uma:
B) Questão normal * 
4) A Questão Social a suas expressões reflete:
R: A propriedade do capital o trabalho o sobre a qualidade da vida social.
5) A práxis preconizada pelo novo projeto ético-político do serviço social sinaliza para exigência de uma_____ que prepare os profissionais p/ desenvolverem capacidade de ultrapassarem a rotina alienamente do cotidiano.
D) Formação * 
6) A efetividade profissional não está apenas relacionada ao êxito da intervenção em políticas e programas sociais, mas também depende da instrumentalização do assistente social p/ o compromisso com a proteção e:
B) A vigilância dos direitos de cidadania, valorizando as dimensões intelectuais e investigativas de seu processo de trabalho.
7) A direção social estratégica assumida pelo Serviço Social, baseada no pensamento social crítico, embora não hegemônica no seio da categoria, apresentou, ao longo dos anos 1980 e 1990, inúmeros avanços:
E) Teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos. * * 
8) A negação dos pressupostos filosóficos abstratos e idealistas do neotomismo que influenciaram os primeiros Códigos de Ética da profissão do Serviço Social foi registrada no:
C) Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1986 * * 
9) A análise do significado do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditório da profissão. Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em te demandas do capital e do trabalho; e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto. De que decorre esse caráter contraditório da atuação profissional?
D) Da relação de classes. * 
10) A perspectiva de intenção de ruptura com a prática profissional conservadora do Serviço Social foi inspirada na concepção:
C) Marxista.
11) As manifestações ou expressões da Questão Social na forma de discriminação contra os índios e negros, na questão de gênero, na fome, na miséria e na falta de emprego são consequências da violência:
C) Estrutural * 
12) A lei n ° 8.742, de dezembro de 1993 que dispõe sobre a política de Assistência Social, é conhecida também como:
C) Lei orgânica da Assistência social – Loas * 
 
13) Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a análise do papel do Serviço Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de que apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção na sociedade, pois o Serviço Social afirmasse como instituição peculiar na divisão social do trabalho. Essa concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais:
B) Contradição de Classes.
14) De acordo com a literatura especializada, não existe um único sistema de bem-estar no mundo capitalista. Cada Estado nacional, dependendo da sua história, da sua cultura, das relações de classe e do regime político vigente, tem o seu estado de Bem–Estar particular. Acerca do tema da seguridade social assinale a opção correta:
E) O tripé da seguridade social brasileira compõe-se de assistência social para quem dela necessitar, saúde para todos e previdência social para quem contribui. * 
15) Em relação à Questão Social, inclusive no Brasil, o Estado neoliberal, antes da Constituição Federal de 1988, teve suas ações pautadas por:
C) Assumir funções mínimas * 
16) Em relação ao conceito de exclusão social, considere: I. O fenômeno da exclusão social não é propriamente novo. O modo de produção capitalista é estruturalmente excludente, assim no capitalismo, a exclusão é natural. II. A exclusão social é relativa, cultural, histórica e gradual. III. Não existe distinção entre os conceitos de exclusão social e pobreza, eles dão significado ao mesmo fenômeno. IV. Não há um estado puro de exclusão, mas sempre a exclusão em relação a uma dada situação de inclusão. V. A exclusão social aponta para as insuficiências e as falhas de serviços e das políticas voltadas para várias necessidades. Está correto o que se afirma APENAS em: C. I, II, IV e V.
17) Nada mais é do que o conjunto de todas as conceituações, de ausências, privações, infortúnios, limites, impossibilidades, exclusão social, condição de não cidadão. Trata-se do conceito de: 
 E) Pobreza. 
18) Nas duas últimas décadas, é possível identificar grandes vertentes da política social que se inter-relacionam na prática, por derivarem da mesma matriz ideológica - o neoliberalismo. Assinale a opção que corresponde a uma vertente derivada do neoliberalismo:
 D) a que considera o Estado, o mercado e parcelas da sociedade como parceiros em igualdade de condições. * 
20) No enfrentamento à pobreza de segmentos populacionais, que vivenciam situações de risco ambiental e social, o assistente social que compreende a pobreza como uma resultante necessária da exploração: I. Privilegia uma ação humanizada a e marcada pela atenção individualizada aos sujeitos marcados por processos restritivos de direitos. II. Considera a impossibilidade de sua intervenção reverter à situação de pobreza e, por isso, focaliza seu trabalho em atividades solidárias. III. Articula suas ações com as forças sociais que atuam na sociedade e também no interior do Estado para reverter políticas e estratégias que limitem garantias e direitos sociais. IV. Assume a responsabilidade pela reversão da pobreza e pela garantia de direitos de cidadania, circunscrevendo à profissão esse movimento. V. Nega-se a desenvolver ações paliativas de combate à pobreza. Estão corretas as afirmativas: C)III, apenas. 
21) No cenário do neoliberalismo, é correto afirmar que o enfrentamento das novas expressões da questão social tem-se dado mediante :Uma progressiva responsabilização da sociedade
civil, via Organizações Não Governamentais (ONG), incentivo ao voluntariado, refilantropização da assistência, entre outros.
22) O serviço social avança enquanto profissão na realidade brasileira, com uma expansão significativa a partir da criação das grandes instituições de assistência social, que foram implementadas pelas forças dominantes dos, da_______ e do_______, em resposta ao aprofundamento da questão social. Indique a afirmativa que completa corretamente as lacunas do enunciado:
A) Capitalistas, igreja católica e estado. * 
 Os processos de desrresponsabilização do Estado neoliberal da questão Social, no tocante a políticas públicas, passam a ter como características a:
R.B- Ação focalizada, descentralizada e privatizada
 O indicíce de desenvolvimento Humano foi criado pela organização das nações Unidas (ONU) originalmente para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de:
R.C-Educação, longenvidade e renda
 O serviço Social realiza suas intervenções nas expressões da questão Social. Os niveis que caracterizam a questão Social referem-se principalmente a:
R.A-Taxa de natalidade
 O Estado neoliberal, no caso brasileiro, compartilha atividades de algumas áreas e mantém exclusividade em outras áreas e atividades. As áreas que o Estado mantém exclusividade em seu núcleo estratégico são, por exemplo;
R.E- Jurídicas e policiais
23) O trato dado à Questão Social, ou às expressões da Questão Social, no Estado neoliberal, no caso brasileiro, é operado principalmente pela via:
C: Do terceiro setor. * 
24) O tipo de regime (caso de países como a Suécia) em que o Estado assume as responsabilidades pela oferta de serviço sociais e também contribui com uma proporção considerável de empregos é o:
D) Social democrata * 
25) O serviço Social, a partir da década de 1960, foi influenciado por um movimento na América Latina e também buscou maior embasamento técnico e cientifico para a profissão. Esse movimento denominou-se: D) Movimento de Reconceituação 
* * 
 
26)O Assistente Social, no que se refere à participação da população nas políticas públicas, deve:
B) incentivar a participação e também tomar parte nos canais de participação. * 
27) Os princípios fundamentais - liberdade, autonomia, defesa dos direitos humanos e defesa de democracia - fazem parte:
 D) do código de ética profissional dos assistentes sociais de 1993. * * 
28) O serviço social no Brasil se insere, desde 1930, para atuar no enfrentamento da Questão social, como uma especialização da:
E) Divisão Social e técnica do trabalho * 
29) O índice de Desenvolvimento humano(IDH) mede o nível de desenvolvimento humanos dos países a partir de indicadores de:
A) Educação esperança de vida ao nascer e renda (PIB per capita) * * 
30) O setor constituído por Organizações não governamentais e outros serviços da iniciativa privada e da sociedade civil inclinada para o exercício da responsabilidade social sem fins lucrativos é o:
C) terceiro setor * 
32) O programa social brasileiro destacado na avaliação do programa das nações unidas, em 2010, foi o; A) Programa bolsa família. * 
 P/ atuar no enfrentamento da questão Social, insere-se, em 1930, no Brasil, como uma especialização da divisão social e técnica do trabalho: 
R.E- O serviço Social
34) Todo o processo de movimento de reconceituação do serviço social resultou na construção de uma nova proposta, expressa pelo:
 A) Projeto ético-politico * 
35) Também conhecido(a) como capitalismo globalizado ou neoliberalismo, luta em defesa da propriedade privada, da supremacia do mercado e da denominação estatal, com a intenção de dominar a sociedade e beneficiar as grandes potências econômicas. Estamos nos referindo:
 C) À financeirização do capital * 
 
 Um dos resultados importantes como resultado das reflexões da categoria profissional de Serviço Social, em um processo de ruptura com o conservadorismo e as bases tradicionais da profissão, foi o : R.d-Código de Ética do profissional do assistente social de 1993
36) O aspecto que diz respeito ao acolhimento das ideias plurais da sociedade, com profundas melhorias nas formas democráticas, a fim de promover debates e gerar decisões baseadas em consensos é: 
B) Participação. * 
37) O processo de formulação e gestão de políticas expressa um importante conflito teórico para precisar, com exatidão, distinções conceituais e políticas entre ações públicas e privadas. A alternativa que apresenta as principais características das políticas públicas é:
D) envolvem interesses coletivos, tem perspectiva universal, possuem transparência e são democráticas. * 
38) A questão social e suas expressões refletem:
A) A prioridade do capital sobre o trabalho e sobre a qualidade da vida social. * 
**********Questões Discursivas**********
1) A participação social tem sido reafirmada no Brasil como um fundamento dos mecanismos institucionais que visam a garantir a efetiva proteção social contra riscos e vulnerabilidades, assim como a vigência dos direitos sociais. Portanto, quais são os sentidos da participação social?
R: Três enunciados sintetizam os sentidos que justificam a participação no que se refere aos direitos sociais:
• A participação social promove transparência na deliberação e visibilidade das ações, democratizando o sistema decisório;
• A participação social permite maior expressão e visibilidade das demandas sociais, provocando um avanço na promoção das igualdades da equidade nas políticas públicas;
• A sociedade, por meio de inúmeros movimentos e formas de associativismo, permeia as ações estatais na defesa e alargamento de direitos, demanda ações e é capaz de executa-las no interesse público. * * 
3) A seguridade social conquistada coloca no centro do debate, a discussão sobre o estabelecimento de mínimos sociais, numa contraposição às ideias neoliberais que defendem a redução da responsabilidade pública em relação às desigualdade sociais. No Brasil como entender os mínimos sociais propostos pelas políticas públicas?
R: A CF de 1988 tornou expressiva a intervenção social do Estado no campo da proteção social, com impactos relevantes no que diz respeito ao desenho das políticas públicas e à definição dos benefícios e do sistema de proposição do acesso aos direitos sociais. A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas, o mínimo para uma vida com dignidade.
A Assistência Social é política social destinada à provisão de mínimos sociais, executada com primazia, de responsabilidade do Estado, apesar de permitir a participação da sociedade
civil.
Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realizase de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais. 
 * 
4) Cite alguns dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1993.
R: Liberdade, valor ético central, autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais ; a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo ;a defesa da democracia ; o posicionamento em favor da equidade e da justiça social .
5)Comente sobre a Assistência Social na constituição federal de 1988.
R: A política de assistência social no Brasil ganha destaque com a constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e passa a ser considerada política pública, compondo o tripé de seguridade social, responsabilidade do Estado e direito do cidadão com, caráter democrático e previsão de gestão descentralizada e participativa.
6) Como se deve ser a atuação do Assistente Social em relação aos Conselhos?
R: É relevante que o assistente social, ao atuar profissionalmente, não apenas, incentive a sociedade civil a tomar parte nos conselhos e contribua para tal, mas também participe dessas reuniões. Isso é fundamental, visto que os conselhos são importantes canais para a participação coletiva e a criação de novas relações politicas entre governos e cidadãos, o assistente social possibilite a formar grupos organizados que lutem por cidades mais justas e igualitárias, para a construção de outras formas de participação e gestão da Publica. * 
7) Como o modelo liberal estabelece um regime de bem - estar social conhecido como Welfare State?
R: Em geral, o Estado, nessa experiência neoliberal, cria um sistema de benefícios distribuído de forma fragmentada para diferentes segmentos sociais, com priorização para das famílias, nas coberturas previdenciárias, por exemplo, o salário família, o apoio às gestantes e à maternidade etc. Em suas análises, reporta-se à experiência, social democrata, que consiste num sistema universalista de provisão estatal, pelo qual todos os cidadãos fazem jus, individualmente, a um elevado nível de benefícios. * 
8) De que forma o Estado Neoliberal no Brasil tratou a questão social e suas Expressões? R: O Estado neoliberal e sua racionalização criaram barreiras para o processo de enfrentamento da questão social, e o que marca as iniciativas políticas são: os processos de desresponsabilizarão do Estado no tocante a políticas públicas, que passam a ter como característica a ação focalizada, descentralizada e privatizada.
9) Frente aos dilemas provocados pelas expressões da questão social, como o assistente social pode interagir e intervir numa perspectiva dialética e crítica?
R: a perspectiva dialética permite uma análise de realidade mais coerente, possibilitando a apreensão das mediações necessárias para uma análise em uma perspectiva de totalidade. Com isso, o Serviço Social construiu seu projeto ético-político que possibilita uma nova perspectiva em sua dimensão interventiva, exigindo do assistente social uma interação de campo e diálogo a fim de identificar as melhores formas de intervenção.
 * 
10) Intervenção estatal, regulamentada pelas leis complementares, que normatizam as determinações constitucionais, passou a referir-se a terreno mais vastos da vida social, com objetivos de equalizar o acesso a oportunidade e de enfrentar condições de destituição de direitos, riscos sociais e pobreza. Como essa legislação organiza a proteção social e qual seu alcance?
R: Esse marco constitucional de 1988 passa à esfera estatal as responsabilidades da inclusão dos direitos sociais, fixando o tripé da seguridade social, composto por assistência social, saúde previdência, com base nos princípios da universalidade e da garantia de acesso a estes ao cidadão, enquanto política pública. Sendo ainda a proteção social, especificamente, dividida em proteção social básica e proteção social especial.
11) Os capitais fictícios, diziam respeito ao modo como as estratégias são adotadas Pelos capitalistas para a preservação dos patamares de lucro e para a criação de novas formas de acumulação financeirizada do capital. Explique o que são capitais fictícios.
R: Capitais fictícios são aqueles que resultam mais diretamente do capital a juros, do sistema de crédito, quando a riqueza real aparentemente se duplica, como são o caso das ações de uma empresa. Acontece que muitas vezes o valor destas ações se move com independência do valor do patrimônio das empresas, ocorrendo uma Valorização especulativa, o que caracteriza um incremento do volume total de capital fictício existente. * 
 
12) Porque se considera que o agravamento da Questão Social e o adensamento da violência estrutural são legítimos na sociedade, muitas vezes, tornam-se naturalizados e camuflados, para que sejam aceitos pela população?
R: O Estado tem papel fundamental nesse processo de legitimação da violência estrutural da Questão Social, uma vez que está a serviço do capital. Quando se fala de violência o estado tem o papel de criar alternativas visando melhoria na qualidade de vida da polução. Pelo menos, na teoria. Mas na realidade o Estado coloca-se a favor do capital, Criando políticas sociais que perpetuam a Questão Social e a violência estrutural, por meio de programas e serviços fragmentados e mantedores da ordem vigente.
13) Qual foi o Programa Social Brasileiro destacado na avaliação do Programa das Nações Unidas, em 2010?
R: O programa Bolsa Família
14) Relate algumas expressões da Questão Social.
Resp. Algumas da expressões da Questão Social na cena contemporânea são caracterizadas, dentre outras manifestações, por: • violência estrutural; analfabetismo; desemprego; favelização; fome; analfabetismo político, etc.
15) Segundo Iamamoto (2000, p.62), "o conhecimento não é só um verniz que se sobrepõe superficialmente à pratica profissional, podendo ser dispensado; mas é um meio pelo qual é possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado”. A partir da consideração sobre o conhecimento proposta por Iamamoto, explique qual a importância do profissional de serviço social ter acesso à informação e formação continuada p/ sua intervenção:
R: Os profissionais de Serviço Social, em sua formação e consolidação
Profissional, devem valorizar o compromisso com uma capacitação contínua, a fim de garantir estratégias para o desvelamento da realidade, visto que a, sociedade está em constante transformação e que, em sua instrumentalidade compete ao assistente social trazer à luz a importância do conhecimento, tanto para si, como parte da categoria, quanto operativamente, em suas, intervenções e inserções no cotidiano social. * 
16) Temos observado, especialmente nos grandes centros urbanos, a construção de muros, com o objetivo de proteger cidadãos da violência urbana, esse fenômeno. Vem sendo denominado de isolamento social urbano, explique:
R: Essa situação, de isolamento social urbano, é justificada pelo medo de crimes violentos. A distância social e a extrema desigualdade que afetam as classes populares moradoras da periferia levam os indivíduos de nível social mais elevado ao isolamento, com demarcações de segurança em torno de suas habitações e a desvalorizar os espaços públicos, “abandonando a esfera pública tradicional das ruas para os pobres, os ‘marginalizados’ e os ‘sem teto’, modificando profundamente o panorama da cidade e as relações públicas entre as classes sociais no território.
17) O que é a financeirização do capital?
R: A
financeirização do capital, tbém conhecida como capitalismo globalizado ou neoliberalismo, luta em defesa da propriedade privada, da supremacia do mercado e da dominação estatal, com a intenção de dominar a sociedade e beneficiar as grandes potências econômicas. A financeirização do capital é associada a uma globalização sem precedentes de novas regras de mercado. Nesse processo de acumulação financeira do capital, o capitalismo globaliza a produção, a distribuição, a troca e o consumo, coisas, pessoas, ideias, cultura, o Estado, as instituições, descaracterizando suas redes territoriais em nome das metas da mundialização do capital. A Questão Social adquire novos significados e características, com dimensões globais, expressandose, por exemplo, em desemprego, desregulamentação generalizada do trabalho e desmonte das garantias de proteção social. O Estado assume funções mínimas, há diminuição dos gastos sociais e desconsideração dos direitos sociais historicamente conquistados.
18) Nas duas últimas décadas é possível identificar grandes vertentes de política social, que se inter-relacionam na prática, por derivarem da mesma matriz ideológica- o neoliberalismo. Qual é uma destas vertentes?
R: O neoliberalismo que considera o Estado, o mercado e as parcelas da sociedade como parceiros em igualdade de condições.
19) Leia o excerto: Telles (1996, p.85) “[...]... a questão social é a aporia das sociedades modernas que põe em foco a disjunção, sempre renovada, entre a lógica do mercado e a dinâmica societária, entre a exigência ética dos direitos e os imperativos de eficácia da economia, entre a ordem legal que promete igualdade e a realidade das desigualdades e exclusões tramada na dinâmica das relações de poder e dominação”.
A partir desse excerto analise as novas configurações de espaço profissional e a demanda por uma competência ético-política do profissional de serviço social.
R: Competência para a construção de espaços que assegurem direitos, democracia participativa e essas novas configurações exigem do assistente social um direcionamento ético-político com fortalecimento do potencial para as lutas sociais reivindicativas e direcionadas para as conquistas de uma sociedade mais justa e democrática. * 
20) Comente a respeito do desafio do Serviço Social ou o enfrentamento profissional em relação ao trato com a questão social.
R: Um grande desafio para o serviço social é enfrentar a questão social, lutar por cidadania, direitos, justiça e democracia. Direcionar novos modos de viver e conceber o Estado, a sociedade e as relações entre grupos e classes sociais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando