Buscar

Resumo do Capítulo ‘’ A sociedade civil’’ BOBBIO NORBERTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade estadual do maranhão - UEMA
Centro de ciências sociais aplicadas - CCSA
Curso de administração
Discente: Luis Carlos Costa da Silva Junior
Resumo do Capítulo ‘’ A sociedade civil’’
Não se pode falar em sociedade civil sem mencionar o Estado. Ou seja, são correlacionados, mas a sociedade civil não é totalmente regulada pelo Estado. O Estado seria uma esfera de poder coativo mas existe a ideia que nasceu do mundo burguês que se tem uma liberdade natural que pertencem aos indivíduos e aos grupos sociais independente do Estado. Como as reações econômicas que não se faz necessário um poder coativo já que se autorregula.
Thomas Paine defende que ‘’ a sociedade é criada por nossas necessidades e o Estado por nossa maldade, pois o homem é naturalmente bom e toda sociedade, para conservar-se e prosperar, precisa limitar o emprego das leis civis impostas com a coação a fim de consentir a máxima explicitação das leis naturais que não carecem de coação para ser aplicada’’.
A definição de sociedade civil nasceu de uma contraposição de uma esfera política e de esfera uma não política. Existe uma acepção que o Estado se põe acima para regular esses interesses da sociedade civil mas sem vetar e impedir o desenvolvimento e continua renovação.
Numa primeira aproximação pode-se dizer que a sociedade civil é o lugar onde surgem e se desenvolvem os conflitos econômicos, sociais, ideológicos, religiosos, que as instituições estatais têm o dever de resolver ou através da mediação ou através da repressão. E em contraponto ao Estado existem os grupos sociais, movimentos, organizações que representam as classes sociais. E é a partir daí que surgem os partidos políticos que servem para ouvir, agregar e comunicar as demandas da sociedade civil.
A expressão ‘’ sociedade civil’’ como sendo indissolúvel em relação com o Estado é de origem marxiana. Seria algo pré-estatal essas relações interindividuais. Tanto Marx quanto Gramsci defendem as ideologias como sendo parte da sociedade civil mas diferente de Marx, Gramsci defende que esses aparatos ideológicos buscam a hegemonia e com isso obter o consenso o que seria algo mais complexo. Então existe uma sociedade civil que seria um conjunto de elementos geralmente chamados de privados e uma sociedade política (Estado) que seria responsável pela hegemonia. 
Ao longo da história se mostrou diversos significados de sociedade civil, sendo que alguns são até contrapostos. O principal significado foi o de sociedade política ou Estado. Hoje permanece o debate de que sociedade civil é o anteato do Estado mas por séculos essa expressão foi usada para designar aquele conjunto de instituições e de normas que hoje constituem exatamente o que se chama de Estado e que antes sociedade civil era algo negativo como uma sociedade não civilizada, sem regras.

Continue navegando