Buscar

Direito contitucional AV2 ESTUDO DIRIGIDO

Prévia do material em texto

Constitucional AV2
01. Geremoabo, dirigente de sociedade de economia mista da qual participa o Estado de São Paulo, pratica ato que causa dano ao patrimônio da empresa. Inconformado com tal ato, Trasíbulo resolve questioná-lo judicialmente. Para tanto, poderá fazer uso de:
a) mandado de segurança, pouco importando o local de seu domicílio.
b) ação popular, bastando para tanto a prova de que reside no país e que possui domicílio no Estado de São Paulo.
c) ação popular, desde que demonstre a sua qualidade de cidadão, pouco importando o local de seu domicílio.
d) ação popular, desde que demonstre a sua qualidade de cidadão e que possui domicílio no Estado de São Paulo.
e) mandado de segurança, desde que comprove possuir domicílio no Estado de São Paulo.
02. Concernente a direitos e garantias fundamentais, marque a única opção correta:
a) O prazo prescricional para propositura de ação relativa a créditos trabalhistas é de cinco anos, contados da data da rescisão do contrato de trabalho.
b) A sucessão de bens estrangeiros situados no Brasil será sempre regulada pela lei brasileira, em benefício dos cônjuges ou dos filhos brasileiros
c) É vedada, em qualquer hipótese, a instituição de associação de caráter paramilitar.
d) As ações de habeas corpus, de mandado de segurança e de habeas data são gratuitas.
03. "Não há, numa Constituição, cláusulas a que se deva atribuir meramente o valor moral de conselhos, avisos ou lições. Todas têm a força imperativa de regras, ditadas pela soberania nacional ou popular aos seus órgãos" (Rui Barbosa). A análise de Rui Barbosa permite concluir que:
a) Todas as normas constitucionais são de eficácia plena.
b) Não há na Constituição norma destituída de eficácia social
c) Toda e qualquer norma constitucional possui um mínimo de eficácia jurídica.
d) Existem nas Constituições normas destituídas de eficácia jurídica
e) Todas as normas constitucionais possuem eficácia jurídica e social
04. O fenômeno da desconstitucionalização:
a) Está ligado à teoria segundo a qual a ordem constitucional anterior à nova Constituição permaneceria na ordem jurídica com o status de lei ordinária federal, desde que compatível materialmente com a nova ordem constitucional.
b) Equivale ao chamado efeito repristinatório. 
c) Tem previsão expressa na ordem constitucional de 1988.
d) Está ligado à teoria segundo a qual a ordem infraconstitucional anterior à nova Constituição permaneceria na ordem jurídica com o status de lei ordinária federal, desde que compatível formalmente com a nova ordem constitucional.
05. Assinale a alternativa correta:
a) São considerados brasileiros, apenas os brasileiros natos.
b) São brasileiros natos aqueles filhos de pais estrangeiros que estiverem a serviço de seu pais de origem.
c) A espécie primária de nacionalidade resulta de um fato involuntário que é o nascimento.
d) O ato que confirma a nacionalidade potestativa é formativo e não confirmativo.
e) Nacionalidade é um vínculo formado entre o indivíduos e o estado apenas por meio do critério da sanguinidade
06. Embora seja analfabeto, Norberto da Silva, brasileiro nato, nascido em 1970, tem acompanhado regularmente as notícias políticas do Brasil e, por tal motivo, sentiu-se motivado a participar ativamente das decisões políticas do país. Imaginando que sua condição de analfabeto possa ser obstáculo à concretização do seu desejo, procura você, advogado especialista em Direito Constitucional e Direito Eleitoral, para saber se há possibilidade de exercer direitos políticos. Sendo assim, elabore um texto dissertativo acerca do exercício de direitos políticos (direito de sufrágio ativo e passivo) pelos analfabetos.
Todo analfabeto tem o direito de votar como consta no CF.88, mas não tem o direito de ser votado. Noberto da Silva poderá então exercer seus direitos políticos de quem votar em quem desejar, mas não poderá se candidatar em nenhum cargo político, pois suas condições o impedem.
07. Disserte de forma fundamentada acerca das hipóteses possíveis de acumulação da nacionalidade brasileira com uma nacionalidade estrangeira.
 
09. Há controle de constitucionalidade superveniente em normas recepcionadas pela nova constituição?
Não, pois uma lei anterior que nasceu inconstitucional não poderia ser "consertada" pela nova Constituição. Logo, não se poderia falar em "constitucionalidade superveniente".
10. São cargos exclusivos de brasileiros natos? Explique a lógica constitucional.
 O cargo de Presidente e Vice-Presidente da República; Presidente da Câmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Ministro do Supremo Tribunal Federal; da carreira diplomática; de oficial das Forças Armadas, e de Ministro de Estado da Defesa. 
É necessário uma proteção maior ao cargo público mais elevado da nação, pois a idéia é de que nos somos governados pelo nosso próprio povo e não por pessoas de outros países.
12. A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda:
a) Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?
Os cidadãos possuem livre iniciativa, assim, gozam de direitos de forma livre, atentando-se, porém, às normas regulamentadoras as quais até o Estado se submete.
b) Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?
Quanto a ideologia, seria heterodoxa ou eclética. E no modo geral seria formal, escrita, promulgada, super rígida, analítica, heterodoxa e dirigente.
13. O Vice-Governador do Estado do Pará, eleito duas vezes para o cargo de Vice-Governador, sendo que no segundo mandato sucedeu o titular, consulta-lhe para saber se há possibilidade constitucional de se reeleger Governador. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudência.
Sim, desde que não tenha assumido a função de governador do Estado em sucessão, durante o período em que atuou como vice-governador. Como nesse caso ele só assumniu a titularidade por sucessão no segundo mandato, ele poderá ser eleito, considerando como uma reeleição.
15. - A norma constitucional cuja aplicação dependa de regulamentação por norma infraconstitucional é considerada de eficácia:
a) concorrente.
b) plena.
c) limitada.
d) contida.
16. O cargo de Senador da República é reservado:
a) Para brasileiros
b) Para estrangeiros residentes no país
c) Apenas a brasileiros natos
d) Para estrangeiros e brasileiros
17. A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação. Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
a) Todas as matérias contempladas nas normas materialmente constitucionais só estão previstas nas Constituições classificadas como flexíveis, uma vez que as Constituições rígidas só preveem normas formalmente constitucionais.
b) As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado.
c) Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado.
d) disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição.
18. Analise as assertivas abaixo relativas à teoria geral do Direito Constitucional e assinale a única CORRETA:
a) A concepção normativa da Constituição de 1988 permite a convivência harmônica de suas normas com dispositivos de constituições pretéritas sempre que o princípio da razoabilidade autorizar expressamente;b) Não obstante o decreto-lei não subsista com espécie normativa no devido processo legislativo constitucional atual, inúmeros decretos-leis continuam produzindo efeitos válidos, posto que para efeito de recepção são irrelevantes os aspectos formais da norma preexistente;
c) Tendo em vista o caráter rígido da Constituição da República Federativa do Brasil é válido afirmar que os processos de reforma de seu texto não sofrem limitações de natureza formal, sendo apenas possível a incidência de limitações materiais e circunstanciais.
d) Sob o ponto de vista estritamente jurídico, toda vez que um novo conjunto de normas constitucionais originárias é promulgado, todas as normas constitucionais preexistentes serão automaticamente recepcionadas pelo ordenamento jurídico superveniente;
19. Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que:
a) Estão dispostos no rol taxativo do art. 5o da Constituição Federal.
b) Não são absolutos, podendo ser relativizados diante de conflitos entre normas constitucionais.
c) São considerados pelo art. 60 da CRFB/88 como limitações formais ao poder constituinte derivado.
d) De acordo com a Constituição Federal, as normas definidoras de direitos fundamentais possuem eficácia mediata e limitada.
20. Para que tenha direitos políticos no Brasil, o português deverá se naturalizar, pois é de país de origem de língua portuguesa, conforme art. 12 da CF. Explique a afirmativa. 
Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.
(O português não precisa se naturalizar já que há um tratado de mizade entre Portugal e Brasil). **Perguntar o professor**

Continue navegando