Buscar

Energias Renováveis - Vantagens e Desvantagens

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Energias Renováveis
Vantagens e Desvantagens
O que são Energias Renováveis?
As energias renováveis são consideradas alternativas ao modelo energético utilizado atualmente, quer seja pela disponibilidade abundante e em teoria garantida, quer seja pelo fator conservacionista, visto o baixo potencial poluente dessas fontes de energia sendo, portanto, fontes que não prejudicam a natureza. 
Também são consideradas fontes de energia renovável os resíduos agrícolas, urbanos e industriais. Conclui-se então que as energias renováveis são todas aquelas formas de energia cuja taxa de utilização é inferior à sua taxa de renovação.
A tabela exemplifica os tipos de energias, suas tecnologias e sua conversão.
HISTÓRIA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
A sociedade sempre utilizou alguma forma de explorar de forma rudimentar, o potencial energético da natureza em seu favor, usando, por exemplo, a biomassa (lenha), como principal fonte de energia na sociedade agrícola pré-revolução industrial. Com o desenvolvimento da tecnologia, as formas de exploração foram aprimoradas, principalmente com o advento da Revolução Industrial, sendo utilizadas a partir daí o carvão, o petróleo e seus derivados.
Com a nova realidade vivenciada nos anos 70 e 80 do século passado, com a crise do petróleo, além da crescente necessidade de redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa, houve uma aceleração no estudo e no desenvolvimento de novas tecnologias de exploração das energias renováveis.
Apesar da crescente busca por novas energias que no futuro próximo, possa servir de aporte para a matriz energética mundial, sua utilização ainda é muito tímida, conforme gráfico: 
Energia Solar
Energia solar é aquela obtida pela incidência da luz do sol sobre a superfície terrestre. Pode ser captada por painéis fotovoltaicos, que convertem a energia luminosa em energia elétrica, ou pode ser utilizada de maneira doméstica, com coletores solares transformando a energia captada, em energia térmica, aquecendo a água utilizada nas residências, substituindo o chuveiro elétrico.
Considera-se também como forma de obtenção deste tipo de energia, a que é utilizada pelas plantas na fotossíntese.
VANTAGENS: 
Permite a geração de energia no mesmo local de instalação ou consumo, através da integração da arquitetura, eliminando as perdas potenciais provenientes da rede de distribuição, que podem chegar a 40%.
DESVANTAGENS:
Limitação de seu uso no período noturno, inconveniente que pode ser sanado com uso de baterias, que eleva o custo operacional.
Alto custo de implantação.
Energia Eólica
Provavelmente, é a que tem o conceito mais antigo, pois era utilizada para mover barcos a vela e moinhos. É obtida pela ação dos ventos, que impulsionam os aero geradores transformando a energia cinética em energia elétrica.
VANTAGENS:
É a fonte de energia renovável de maior sucesso atualmente, baixo impacto ambiental, não poluente atmosférico.
DESVANTAGENS:
Há quem atribua que este tipo de energia é fonte de poluição visual, impacto sobre a fauna, mais especificamente, sobre as populações de aves migratórias, baixo impacto sobre o solo onde fica instalada a torre. 
Se torna pouco produtiva ou improdutiva, devido à inconstância dos ventos, mostrando aí sua maior fragilidade, além do alto custo de implementação.
Empresa de design cria nova maneira de captar energia eólica: hastes que balançam ao vento e produzem a mesma quantidade de eletricidade das tradicionais turbinas.
A grande vantagem das Windstalks, no entanto, é que elas são silenciosas e ocupam menos espaço.
Além disso, por não possuírem pás, elas não oferecem risco a pássaros ou outros animais que possam voar.
Energia 
Hidráulica
É a energia obtida pelo represamento das águas em barragens, que são construídas em cursos d’água. A água é precipitada pela abertura das comportas e faz girar as pás das turbinas, gerando energia elétrica. 
É a fonte mais utilizada em território brasileiro, devido à alta incidência de rios com potencial hidrelétrico, fornecendo cerca de 90% de toda a energia nacional, abastecendo principalmente a região sudeste, que é a região mais industrializada do país.
O esquema mostra como é feita a captação da energia elétrica a partir da água.
VANTAGENS:
Baixas emissões de poluentes, eficiência e confiabilidade do sistema. Abundância de rios caudalosos, nos países que recorrem a esta fonte energética.
DESVANTAGENS:
Há um impacto ambiental negativo, decorrente da degradação ambiental do espaço que emprega o lago artificial colocado pela usina, causando a perda de solos agricultáveis, vegetação nativa, fauna, alterações do microclima, ciclo hidrológico e a retirada das populações ribeirinhas.
Elevado custo de investimento.
Biomassa
Forma de energia obtida através da transformação de resíduos orgânicos, de origem animal ou vegetal, em energia calorífica e elétrica. Na transformação dos resíduos, se obtém, por exemplo, o biogás, biodiesel e etanol. É uma forma indireta de aproveitamento da energia solar, aproveitando a conversão da radiação solar em energia química, através do processo da fotossíntese.
VANTAGENS:
Seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por meio da combustão em fornos ou caldeiras, sendo, portanto aumentada a eficiência e sejam reduzidos os impactos socioambientais no seu processo de produção.
Baixo custo.
O aumento de sua produção e utilização denota a diminuição da utilização dos combustíveis fósseis.
Utilização de resíduos florestais, agropecuários e urbanos, para obtenção de energia, diminuindo os impactos causados ao ambiente pelos dois últimos.
DESVANTAGENS:
A queima da biomassa resulta em liberação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.
Possibilidade de contaminação do solo e de mananciais, assim como a possibilidade de desmatamento, caso seu manejo seja inadequado.
Hidrogênio
É uma fonte de energia que ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento, com previsões de ser utilizada a partir de 2030. É obtida através da combinação do hidrogênio com o oxigênio, produzindo vapor d’água e liberando energia, que é convertida em energia elétrica. O Hidrogênio também é usado como combustível.
Impulsionado por dois propulsores auxiliares gêmeos movidos a combustível sólido e um motor principal movido a hidrogênio, o Ariane 5 ultrapassou a velocidade do som em 42 segundos. Após se separar dos propulsores auxiliares, o estágio principal do foguete acelerou a uma velocidade superior a 24.780 km/h e atingiu uma altitude de 167 km nos primeiros 9 minutos de voo.
Para provar que o uso do hidrogênio como combustível de automóvel é tão eficiente e seguro quanto o empregado nos foguetes espaciais, a BMW apresenta o protótipo H2R, fruto de anos de pesquisas incessantes. Ele bateu nove recordes mundiais de desempenho, considerando apenas os carros movidos pelo gás leve. Um deles foi a acelerar de 0 a 100 km/h em meros 6 segundos. Outro feito foi atingir exatos 302,4 km/h. E tudo isso com a vantagem de emitir apenas vapor d´água pelo escapamento. 
VANTAGENS:
Sua combustão não é poluente. Fonte de energia barata. 
Seus recursos são ilimitados.
DESVANTAGENS:
Não se trata de um combustível primário, ou seja, não é encontrado na natureza em estado puro e em quantidade abundante.
Há dificuldades em armazenar, ocupa muito volume.
Ainda não é economicamente competitivo.
Energia 
Geotérmica
Fonte de energia que aproveita o calor do interior da terra, para obtenção de energia. Há muitas aplicações práticas, podendo ser utilizada para o aquecimento de residências, piscinas, estufas na agricultura e nas centrais geotérmicas, para obtenção de energia elétrica.
VANTAGENS:
Uma das fontes mais benignas na produção de eletricidade.
Baixo custo de produção de energia, comparando às energias nucleares e provenientes de combustíveis fósseis.
DESVANTAGENS:
Descarga de gases dissolvidos no vapor d’água, como por exemplo, o ácido sulfídrico, que em altas concentrações
causa náuseas e até a morte por asfixia.
Grande quantidade de água retirada da terra, podendo causar o fenômeno chamado subsidência, que é o afundamento do solo causado pela ausência d´água onde antes ocupava espaços.
Poluição sonora, causada pelas perfurações exploratórias.
Energia das
Marés
É obtida através do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Seu sistema é parecido com o das hidrelétricas, onde barragens são construídas próximas ao mar, com diques que são responsáveis pela captação de água durante a maré alta. A água é armazenada e em seguida, liberada na maré baixa, passando pelas turbinas que geram energia elétrica.
Esquema de funcionamento, para aproveitamento dos desníveis das marés.
VANTAGENS:
Fonte de energia limpa e renovável, abundante e de conceito simples.
DESVANTAGENS:
Alto custo de implementação e manutenção.
Geograficamente limitada, baixo aproveitamento energético.
Energia das 
Ondas
A energia das ondas ou ondomotriz provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente.
Fato: A energia contida nas ondas do mar é de cerca de 10 TW ( 10 terawatts = 1000 gigawatts), equivalente a toda capacidade de energia elétrica do planeta.
O funcionamento é baseado no armazenamento de água sob pressão numa câmara hiperbárica, obtido com o bombeamento dos flutuadores. A câmara que injeta um jato d'água com pressão e vazão controlada, aciona uma turbina acoplada a um gerador produzindo eletricidade. Este tipo de tecnologia, embora não se encontre disponível de forma comercial, tem vindo a ser desenvolvida desde os anos 70 num conjunto de países com potencial para explorar este tipo de energia, que incluem o Reino Unido, Portugal, Noruega, Japão.
VANTAGENS:
Energia limpa, com baixo impacto ambiental. 
DESVANTAGENS:
Instalações de potência reduzida;
Deterioração dos materiais utilizados;
Impossibilita a navegação;
Requer uma geometria especial da costa, com ondas de grande amplitude.
Grupo:
Carolina Laurindo
Cláudia Laysa
Diana Rangel
Fernando Leonel
Rosyane Oliveira
Welington Ramos
Obrigada!!!
FPB – Faculdade Internacional da Paraíba
Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental
Disciplina de Introdução à Engenharia Ambiental

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando