Buscar

av1 arquitetura e urbanismo estacio on line 2018 ead

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE1369_AV_201802086498 (AG) » ARQUITETURA E URBANISMO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	TANIA MARIA BULHOES FIGUEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 08/06/2018 17:04:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201803110214)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a Definição de Arquitetura e sua terminologia preliminar, todas estão CORRETAS, EXCETO:
		
	 
	É definida como o conjunto das obras arquitetônicas executadas em determinado contexto histórico, social ou geográfico.
	 
	Refere-se tanto ao processo quanto ao produto de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.
	 
	Pode ser chamada de engenharia de projetos por idealizar e executar projetos em todas as áreas da Engenharia Civil.
	 
	É definida como a arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando também a determinada intenção plástica.
	 
	A arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201803110407)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os Conceitos gerais da Arquitetura, mais precisamente sobre o espaço e o campo sensorial do observador, todas as afirmativas estão CORRETAS, EXCETO:
		
	 
	Informação é gerada por superfícies circundantes: fachadas de edifícios, o pavimento, e os nós locais tais como árvores e mobiliário de rua. 
	 
	Espaço urbano está relacionado em uma maneira essencial com este campo de informação cuja existência é realçada pelos receptores humanos. 
	 
	Se, por outro lado, podemos nos conectar às superfícies circundantes, então nos descobrimos em um ambiente estranho e nossos instintos básicos nos levam a abraça-lo.
	 
	O plano tem apenas menor relevância, o foco é no conteúdo informacional de superfícies circunstantes.
	 
	Arquitetura é uma extensão da mente humana ao ambiente.  Nós construímos estruturas de modo que possamos conectar a elas; este estende nossa consciência ao nosso imediato entorno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201802349930)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo dos anos, a arquitetura vem crescendo e se desenvolvendo como poucas outras áreas do conhecimento. Materiais básicos como concreto, gesso ou plástico (o conhecido PVC) têm sido adotados cada vez mais na arquitetura contemporânea. Aço e madeira ¿ ainda que já bastante antigos ¿ estão figurando cada vez mais nas soluções estruturais, principalmente se levadas em conta as suas qualidades sustentáveis. Sobre esse fato, É CORRETO afirmar o que indica a única alternativa a seguir:
		
	 
	É uma grande ilusão acreditar que o uso pontual e localizado da madeira ou do aço pode fazer com que um edifício seja mais sustentável que outro, totalmente construído em concreto armado.
	 
	Ainda que muitos arquitetos adotem matérias primas sustentáveis ¿ como a madeira ou o aço ¿ o que realmente preocupa a eles é o retorno de imagem/mídia/financeiro que esses mesmos projetos podem lhes proporcionar caso sejam bem executados e, principalmente, bem divulgados.
	 
	Ainda que madeira e aço sejam alternativas tentadoras para a arquitetura, elas, por si sós, não bastam, pois o seu uso é limitado e, por vezes, pontual. Além disso, os edifícios que adotam esses materiais como soluções estruturais são menos eficientes e seguros. Passam a impressão, por assim dizer, de fragilidade estrutural e de comprometimento estático do conjunto edificado.
	 
	Cada vez mais a preocupação com as qualidades sustentáveis da arquitetura está cedendo espaço para estratégias de marketing mais bem planejadas e aplicadas. O retorno financeiro, portanto, se sobrepõe à questão ambiental/social.
	 
	A arquitetura é uma das peças-chave na construção de um mundo ciente de suas limitações ambientais/sociais. Ao propor o uso de novos materiais que agridem menos o meio ambiente, ela dá margem para novas pesquisas e novos comportamentos que tendem a ganhar cada vez mais espaço, como o que se vê com dois materiais estruturais: a madeira e o aço.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201802349936)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Da ideia inicial disposta em um croqui à finalização de uma construção propriamente dita, o caminho não só é longo como repleto de etapas e de detalhes. Sobre as várias fases projetuais em arquitetura, É INCORRETO o que mostra a única alternativa a seguir.
		
	 
	O produto final do Projeto Legal compreende uma série de documentos, dentre os quais destacam-se: desenhos e textos estabelecidos por leis, decretos, portarias ou normas, todos eles relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias para os quais submete-se o próprio Projeto Legal para análise e aprovação.
	 
	O Memorial descreve e justifica a solução arquitetônica proposta, relacionando-a com: 1.) programa de necessidades; 2.) características do terreno e de seu entorno; 3.) legislação pertinente; 4.) outros fatores determinantes; e 5.) quadro de áreas.
	 
	O Estudo Preliminar é uma espécie de ¿carta de intenções ilustrada¿, na qual são apresentadas as soluções para os problemas enunciados. Pode ser um desenho sem escala e sem especificações, ou seja, sem medidas rigorosas e sem a definição dos materiais e das técnicas a serem utilizados: uma espécie de ¿esboço da obra¿. Normalmente, mostra as áreas que serão mantidas, demolidas ou construídas e os elementos mais importantes considerados na discussão inicial. Neste momento já é possível prever o tempo e o custo aproximado dos trabalhos, contudo, sem muita precisão.
	 
	O Projeto Executivo nada mais é que a ferramenta que direciona e conduz o desenvolvimento das obras, sempre com o máximo de lealdade aos interesses dos clientes. Deve explicitar todas as medidas que somam o espaço construído (pisos, paredes e tetos) e também leva em conta acessórios, medidas, formas, características, marcas, cores, texturas e tipos de todos os itens que compõem a construção.
	 
	É fundamental que o engenheiro/arquiteto responsável pela condução de uma determinada obra, forneça ao seu cliente as informações básicas presentes na etapa do Estudo Preliminar, como: 1.) objetivos do cliente e da obra; 2.) programa de necessidades e dimensionamento; 3.) informações do terreno: levantamento planialtimétrico, sondagem, localização, etc.; 4.) averiguação da legislação; e 5.) padrões e sistemas construtivos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201803148583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A principal solução adotada para edifícios construídos no Clima Frio é ?
		
	
	Aberto propiciando adaptações térmicas segundo as estações do ano.
	
	Propiciando as mudança de temperatura por evaporação.
	
	Isolando o exterior para evitar a transferência de calor do exterior para o interior.
	
	Dissipando a umidade através de ventilação abundante e sombra abundante.
	 
	Fechados, procurando a menor troca entre ambientes externos e internos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201803158095)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São áreas nas quais classificamos a atuação que o urbanismo realiza sobre a cidade.
		
	
	Transportes, Coleta de Resíduos e Esgoto, Abastecimento de Água, Fornecimento de Energia, Drenagem Urbana.
	 
	Funcionamento e Infraestrutura, Território, Gestão fundiária e Planejamento Urbano.
	
	Planejamento Urbano, Território, Paisagismo e Projeto.
	 
	Estradas, Planejamento Urbano, Desenho Urbano.
	
	Função Urbanística, Estrutura Urbana, Território.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201802973912)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um dos maiores problemas para a qualidade de vida nas grandes cidades esta no deslocamento de grande numero de pessoas diariamente isso nos remete a ao problema com relação à circulação e ao tráfegourbano, é correto afirmar que os congestionamentos observados hoje nas grandes cidades se agravam por conta 
		
	
	Do crescimento descontrolado das indústrias
	 
	Falta de Planejamento urbano e projetos urbanísticos que criam unidades de vizinhanças , oferecendo todos os serviços e oferta de emprego num raio de 500 até 1000 m.
	
	Do aumento da quantidade de ônibus circulando em vias segregadas.
	
	Da dispersão da oferta de emprego sobre o território Urbano
	 
	Da falta de investimento no transporte público e coletivo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201803158128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando os temas estudados; o que é unidade de vizinhança e qual sua importância?
		
	 
	Percurso ou raio de até 500m que um morador costuma fazer confortavelmente no seu dia a dia, devendo estar dentro desse raio as atividades comerciais, de lazer e transporte para aquele individuo.
	
	Percurso ou raio de 500 m que um morador costuma fazer confortavelmente no seu dia a dia, reservado única e exclusivamente ao uso residencial não admitindo outros usos, como comercial, lazer e ou pontos de transporte.
	
	É o documento de referência do Congresso do Novo Urbanismo, formado por profissionais cujo objetivo foi formalizar um enfoque para o urbanismo nos dias de hoje.
	
	É a área destinada ao planejamento e alargamento da rua, o afastamento obrigatório, da frente de rua às vezes dos lotes vizinhos.
	
	Áreas urbanizadas centrais com as cidades menores em setores bem delimitados do território, evitando a ocupação dispersa, exclusivamente residencial.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201802976956)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Habitação de baixo custo, habitação para população de baixa renda e habitação popular são termos utilizados para designar habitação de interesse social. Algumas recomendações para esse tipo de projeto são consideradas, entre elas:
		
	
	propor maiores valores de testada (frente do lote) para a via pública por unidade habitacional.
	
	Uso de tipologias únicas como edificações unifamiliares isoladas ou prédios de apartamentos.
	 
	implantação de agrupamento horizontal de habitações multifamiliares, visando menor custo de implantação das redes de infraestrutura e melhor aproveitamento do terreno (maior densidade)
	
	planejamento de sistema viário com vias largas em malha e com acesso direto às edificações.
	
	implantação de edificações unifamiliares isoladas em lotes para obtenção de conforto ambiental adequado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201803110380)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o Gerenciamento de projetos complementares, todas as afirmativas estão CORRETAS, EXCETO:
		
	 
	O gerenciamento responsável dos projetos complementares, evitam re-trabalhos possibilitando uma execução de obras com melhor eficiência.
	 
	A compatibilização de projetos complementares, é a fase final do gerenciamentos destes projetos.
	 
	Do projeto arquitetônico, originam-se os demais projetos, chamados de complementares.
	 
	A fase de conclusão da obra, é a melhor época para gerenciar os projetos complementares.
	 
	É o bom gerenciamento dos Projetos complementares que possibilitam a execução de um cronograma físico e financeiro eficiente.

Continue navegando