Buscar

Lab 05 Rolando no plano inclinado .

Prévia do material em texto

LAB: 05 Rolando no plano inclinado
E.S. Ferreira
Centro Universitário Uninter
Pap: Rua Francisco Drumond, 48 - Centro – CEP: 42800-500 – Camaçari– Bahia
E-mail: eferre30@hotmail.com
Resumo. Desenhar gráficos, interpretar dados efetuar cálculos, tirar conclusões, aplicar conceitos.
1
Introdução
Um carro viajando ao longo de uma estrada reta normalmente tem velocidade constante. No entanto, quando o carro entra na estrada, é preciso acelerar para atingir a velocidade da estrada. Quando você anda de bicicleta em uma rua plana, você normalmente anda a velocidade constante, mas sua velocidade diminui ao subir uma ladeira e aumenta ao descê-la. Esses são exemplos de diferentes tipos de aceleração. Gráficos de posição, de velocidade e de aceleração representam aceleração de diferentes maneiras. Entender o que eles mostram é importante para compreender os diferentes tipos de movimento.
Procedimento
1.	Inicie o programa Virtual Physics e selecione Graphing Motion na lista de atividades. O programa vai abrir a bancada de mecânica (Mechanics).
2.	A área de experimentos tem uma bola no topo de uma rampa com ângulo de 30°. Clique em Lab book para abri-lo. Clique no botão (Recording) para começar a registrar os dados. Ao apertar o botão Start, a bola começará a rolar pela rampa. Observe o que acontece com ela ao atingir o pé da rampa. Em seu Lab book aparecerá um link com a posição, velocidade e aceleração da bola versus os dados de tempo.
3.	Clique o botão Reset para mover a bola de volta ao topo da rampa. Use a seção Ramp no dispositivo para alterar parâmetros (Pa- rameters), para ajustar o ângulo (Angle)da rampa em 45°. Repita o passo 2. Em seguida, aperte Reset e ajuste o ângulo da rampa em 60°. Repita o passo 2 no vamente.Você deverá ter três links de dado sem seu Lab book. Clique duas vezes ao lado de cada link e escreva o ângulo correspondente a cada registro. Ao clicar em qualquer um dos links, uma janela vai abrir com quatro colunas de dados. A primeira coluna, t(s), é o tempo; a segunda coluna, r (m), é aposição no espaço; a terceira coluna, v_tot (m/s), é a velocidade; e a quarta coluna, v_tot (m/s2), é a aceleração.
Análise e conclusão
1.	Use os dados r(m) de cada link de seu Lab book para traçar, no espaço abaixo, três linhas representando posição versus tempo. Identifique o eixo horizontal como Tempo (s) e o eixo vertical como Espaço (m.Use uma escala adequada e cores diferentes para cada rampa.
2.	No espaço abaixo, faça um gráfico de velocidade versus tempo. Identifique o eixo horizontal como Tempo (s) e o eixo vertical como Velocidade (m/s). Os dados de velocidade são os da coluna v_tot. Utilize para cada rampa a mesma cor que você utilizou no gráfico anterior. Identifique cada reta com o ângulo da rampa correspondente.
3.	Qual a relação entre a declividade das retas no gráfico e o ângulo das rampas?
 R: Quando maior o ângulo que faz a inclinação da rampa, maior será o desnível nográfico da velocidade em função de tempo.Com isso acaba acontecendo o mesmo para o gráfico de posição; mesmo não sendo representado por uma reta, verifica-se que, para rampas com maior ângulo de inclinação, maior é a declividade da curva.
4.	Você pode usar a declividade das retas do gráfico de velocidade para comparar avelocidade da bola conforme ela descia a rampa. Para calcular a declividade da reta para este experimento, use a equação: declividade da reta = (variação da velocidade) / (tempo decorrido) A partir dos dados dos gráficos de velocidade ou dos dados de seus links, calcule a declividade de cada reta preenchendo a tabela abaixo.
Tabela01
8.	No gráfico anterior, o que a forma de cada linha informa sobre o movimento?
R: Indica que quanto maior a inclinação maior vai ser sua aceleração. Também indica que independentemente da inclinação, a aceleração se mantém constante ao longo do percurso.
9.	Descreva o movimento (posição e velocidade) que você observaria se, no gráfico de aceleração, alinha estivesse inclinada em direção a zero, indicando aceleração decrescente, mas sempre positiva.
Inclinação da rampa
Variação de
Velocidade (m/s) Tempodecorrido (s)
Declividade da reta
(m/s/s)
30° 19,05 5,25 3,63
45° 24,28 4,12 5,89
60° 27,85 3,59 7,76
5.	Se a declividade da reta do gráfico velocidade × tempo nos informa o quanto a velocidade muda ao longo do tempo, como chamamos essa grandeza?
 R: É a grandeza de aceleração média
6.	O que a unidade da variação da velocidade informa sobre a velocidade da bola conforme ela rola pela rampa?
R: Quantos metros por segundo e também a variação da distância percorrida por segundo cada segundo.
7.	Use os dados a_tot de cada link de seu Lab book para desenhar três gráficos de aceleração × tempo no espaço indica do abaixo. Identifique o eixo horizontal como Tempo(s) e o eixo vertical como aceleração (m/s.
2).Use as mesmas cores dos gráficos anteriores para distinguir as rampas de ângulos diferentes. Identifique cada reta com o ângulo da rampa correspondente velocidade. informa sobre a velocidade da bola conforme ela rola pela rampa?
R: A velocidade diminui com o passar do tempo sendo freado. Sua posição continua a variar, mas não tão intensa, levando mais tempo assim para percorrer o seu percurso.
Conclusão
O movimento uniforme é um movimento com velocidade constante, ou seja, o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. É comum presenciarmos esse tipo de movimento em uma estrada sem engarrafamento. Nessa situação, é possível manter a velocidade do carro constante durante um longo intervalo de tempo.
Referências
1.Virtual Lab de Física;
2.	FÍSICAIII-ELÉTRIC Autor: Sears & Zemansky / Young & Freedman.

Continue navegando