Buscar

AP2 HISTÓRIA DA AMÉRICA I

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA AMÉRICA I
Avaliação Parcial: 
Aluno(a): 	Matrícula: 
Acertos: 10,0 de 10,0	Data: 05/05/2018 (Finalizada)
 1a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Das opções apresentadas abaixo, qual delas não corresponde aos motivos da sedentarização dos povos ameríndios?
 A sedentarização atendeu a necessidades alimentares dos povos ameríndios.
 O maior nível de sedentarização ocorreu na América Central, processo que remete ao século X a.C. A agricultura e a pecuária, desenvolvidas com a sedentarização, supriram a escassez de alimentos. O crescimento populacional foi um fator de peso no estabelecimento do sedentarismo na América.
Confinados em pequenos espaços geográficos, os povos ameríndios não tiveram outra opção, a não ser se tornarem sedentários.
Gabarito Coment.
 2a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Por quais razões é importante o estudo e a compreensão das teorias acerca do povoamento da América?
 Para rever conceitos superados acerca do continente americano, como a ideia de descobrimento.
 Para analisar a estrutura militar e a inferioridade bélica que facilitou a conquista pelos conquistadores Para compreender a conquista destes povos pelos europeus
Para compreender as organizações sociais dos povos ameríndios antes da chegada dos europeus. Para avaliar as diferenças sócio politicas dos povos indígenas
 3a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Os "Ayllus" eram os núcleos populacionais mais fundamentais da organização social do Império Inca. Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor define um "Aynu".
Os "Ayllus" eram grupos familiares que trocavam produtos entre si a partir do critério do parentesco que estavam submetidos à autoridade do Estado Inca, sendo também obrigados ao pagamento da Mit'A.
 Os "Ayllus" eram grupos exogâmicos que não estavam submetidos diretamente à autoridade do Império Inca. Os "Ayllus" eram grupo exogâmicos que estavam submetidos politicamente à autoridade do Estado Inca, sem,
contudo, terem a obrigação do recolhimento de impostos.
 Os "Ayllus" eram grupos de guerreiros oriundos do reino Maia, que foi o responsável pela decadência do Império Inca ao longo do século XVI.
 Os "Ayllus" eram grupos de caçadores nômades que serviam como mercenários nos exércitos Incas.
Gabarito Coment.
 4a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Leia as afirmativas sobre os aspectos religiosos dos Maias e responda:
Monoteístas, os Maias cultuavam exclusivamente o deus sol, que em sua cultura religiosa era chamado de Hunab Ku, o criador.
Com deidades relacionadas a forças naturais, um dos preceitos religiosos mais fortes entre os Maias era o respeito à natureza e ao seu equilíbrio.
A religião tinha um forte impacto sobre sua organização política, e por isso o Estado Maia era um Estado Teocrático.
Quais das afirmativas estão corretas?
http://simulado.estacio.br/alunos/
3
/3
 Apenas a I está correta.
Apenas II e III estão corretas. Todas estão corretas.
 Apenas I e II estão corretas. Apenas a III está correta.
Gabarito Coment.
 5a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre a tríade Espada, Cruz e Fome, que explica a conquista espanhola de terras americanas, é FALSO afirmar que:
 Impedidos de usar a terra como ditavam suas tradições religiosas, os ameríndios se sentiram desprovidos de alimentação espiritual.
 Os conquistadores, além de armas mais mortíferas, obtiveram vantagem nas batalhas pelo uso de animais como cães e cavalos.
A expansão da religião cristã, por meio da catequização, não foi um elemento tão importante na conquista, já que os nativos americanos tinham sua própria religião.
 A catequização dos indígenas criou um impasse entre a aceitação e o combate de desígnios divinos.
 O trabalho compulsório imposto pelos conquistadores fez com que os ameríndios tivessem pouco tempo disponível para produzir seu próprio alimento.
Gabarito Coment.
 6a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Podemos dizer que a presença dos europeus na América esteve marcada por três elementos: a cruz, a espada e a fome. Sobre o assunto podemos dizer que: I) A espada indica a desproporção militar que havia entre conquistadores e conquistados. II) A cruz representou o poder da Igreja católica. A presença de padres juntos com os espanhóis, com a missão estrita de catequizar as tribos e sociedades, facilitava de várias formas o processo de conquista. III) A fome representava a falta de alimentos, uma vez que o indígena passava grande parte do tempo nas haciendas e fome da alma, já que os nativos estavam em um profundo choque cultural com os invasores. São corretas as alternativas:
 Apenas a I. II, III.
 I, III.
I, II, III. I, II.
Gabarito Coment.
 7a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Na Idade Média a dieta alimentar dos europeus era pobre, pouco diversificada e não incluía batata, tomate, milho e chocolate. Estes alimentos passaram a ser consumidos na Europa apenas na época moderna porque:
 o elevado custo de produção desses produtos os destinava apenas para a decoração das festas da corte; sua produção diminuiria a área de cultivo de trigo e videiras, produtos mais apreciados pelos mercados
consumidores da época
nesta época começou a haver contatos e trocas com a América;
na época medieval o consumo destes alimentos era interditado pela Igreja por não serem citados na Bíblia; considerados especiarias de alto preço, faziam parte do tesouro dos senhores;
 8a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre o impacto da invasão europeia no Novo Mundo e suas consequencias para o desenvolvimento da economia local é
possível afirmar que:
 Não houve perdas para a economia local, já que os conquistadores investiram na economia local, incrementando-a com a introdução de novas tecnologias, dinamizando-a.
Houve um decréscimo populacional e adotou-se o trabalho compulsório da população indígena ou de escravos africanos, possibilitando a exploração das minas e das riquezas naturais encontradas no novo continente.
 Houve um decréscimo populacional embora a economia tenha passado por um processo de industrialização e crescimento.
 Houve aumento populacional e escassez de produção, consequentemente, a economia local enfrentou dilemas como a propagação da fome e da miséria.
 Houve um decréscimo populacional e adotou-se o trabalho livre e assalariado na colônia, o que resultou em um desenvolvimento regional.
 9a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Quais das afirmações abaixo explicam corretamente as vantagens que os colonizadores viam na introdução do trabalho escravo africano na América Ibérica?
Preguiçosos e acomodados, os indígenas não ameaçavam os europeus, mas também não trabalhavam o suficiente para suprir suas expectativas.
O trabalho escravo era muito mais barato, já que os custos de transporte era muito mais barato e eles não precisavam ser alimentados.
A venda de licenças para a prática do tráfico de escravos gerava uma gorda renda para as monarquias europeias.
Amenizava os efeitos da dizimação das populações indígenas, o que foi especialmente importante para os objetivos espanhóis.
 Apenas I, II e III estão corretas. Apenas III e IV estão corretas. Apenas I, III e IV estão corretas.
 Apenas I, e IV estão corretas. Apenas II e III estão corretas.
Gabarito Coment.
10a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
É possível estabelecer uma relação entre o uso de trabalho escravo africano e os tipos de exploração desenvolvidos na América Ibérica?
 Não. Tanto na América portuguesa quanto na América espanhola o uso do trabalho indígena foi praticamente o mesmo. Pouco desenvolvido e de pouca duração. Assim, espanhóis e portugueses usaram trabalho escravo em grande escala desde cedo.
 Sim. Por isso a escravidão indígena foi muito mais fortena América Portuguesa, enquanto na América Espanhola os indígenas foram inseridos em um suave regime de trabalho livre.
Sim. O trabalho escravo foi usado com maior intensidade na América portuguesa em razão da ausência imediata de metais preciosos. Assim, a agricultura de plantation se tornou a maior fonte de riqueza da colônia.
 Não. Sendo um tipo de trabalho muito produtivo, a escravidão africana foi aplicada com a mesma intensidade, independentemente de região e de produção.
 Sim. Pois a experiência portuguesa nas ilhas atlânticas não se comparava à experiência espanhola na apropriação de trabalhos como a mita e a encomienda.
Gabarito Coment.

Continue navegando