Buscar

Contabilidade: Informação e Tomada de Decisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Uma informação contábil para ser considerada relevante precisa ser capaz de ajudar na tomada de decisões pela organização e para que isso seja possível, ela deve apresentar um valor preditivo, confirmatório ou os dois valores.
Em relação ao valor preditivo é correto afirmar que:
	A	Refere-se a qualidade informacional que auxilia na tomada de decisões no sentido de aumentar a probabilidade dos usuários preverem corretamente os resultados futuros.
	B	Diz respeito ao valor como feedback, porque desempenha um papel importante em termos de confirmação ou correção de expectativas anteriores.
	C	Tem relação com a oportunidade em que a informação é disponibilizada ao usuário de forma a influenciar a tomada de decisão.
	D	Tem relação com o limite de reconhecimento dados aos componentes patrimoniais, principalmente no momento do seu registro inicial.
	E	Refere-se a materialidade e relevância da informação contábil passada, presente e futura.
Questão 2/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A informação contábil para ser gerada e disponibilizada gera custos, assim como de sua análise. Nesse sentido, é correto afirmar que:
	A	A justificativa do custo para geração da informação deve ser avaliada a partir dos benefícios gerados pela elaboração e divulgação de informação.
	B	Mesmo gerando custos para divulgação, a informação deverá ser irrestritamente apresentada, independente do nível de utilidade gerada aos usuários.
	C	O investidores individuais e credores não são favorecidos ao se respeitar o custo x benefício da informação.
	D	Os fornecedores a informação contábil-financeira comprometem grande parte de seus esforços na coleta e disseminação da informação, além de arcar por esses custos intrínsecos.
	E	O órgão normatizador não pode interferir na decisão da disponibilização da informação contábil levando em consideração o critério de custo x benefício gerado.
Questão 3/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
A informação contábil tem como objetivo subsidiar os usuários com informações úteis para tomada de decisão.
Nesse sentido, a informação será de natureza qualitativa e quantitativa. Em relação aos aspectos quantitativos, ela deve permitir:
	A	Avaliação do comportamento organizacional, através da comparação dos resultados ao longo do tempo, dentro dos objetivos estabelecidos e dessa forma ajudando no planejamento das atividades da organização.
	B	A avaliação do comportamento das contas de resultado com o foco exclusivo no planejamento tributário da empresa.
	C	Avaliação do comportamento organizacional relacionado aos tipos de ativos e passivos que compõe o patrimônio da organização.
	D	Dar nome aos elementos que compõe as demonstrações permitindo o conhecimento da natureza de cada uma deles.
	E	A visualização qualitativa dos elementos que compõe as demonstrações contábeis.
Questão 4/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
Escolha a alternativa CORRETA, a qual define o termo: “Análise Preditiva.”
	A	É uma técnica que procura descobrir padrões no passado, que podem sinalizar o que está por vir, ou seja, analisando o passado para tentar projetar um padrão futuro.
	B	É uma técnica que busca inserir um controle mais rígido nas contas contábeis, as quais ficam evidências pelas demonstrações de exercícios futuros, possibilitando os gestores a fazer uma prevenção em todas as ações financeiras da empresa.
	C	É uma técnica utilizada para desenvolver um conjunto de análise financeiras, econômicas e administrativas da empresa, através de um planejamento contábil, o qual sinaliza todas as receitas futuras em um lançamento de contas no presente.
	D	É uma análise preventiva realizada pelos gestores, para obter parâmetros financeiros e econômicos, os quais serviram como base para futuras tomadas de decisões administrativas.
	E	É uma análise das estimativas futuras realizadas a partir da contabilidade gerencial da empresa.
Questão 5/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A característica de tempestividade está associada a velocidade com que as informações contábeis capturam e disponibilizam as alterações de valor da entidade aos usuários. Nesse sentido, em relação a tempestividade podemos dizer que:
	A	Para que as informações informações sejam úteis, sua divulgação deve ser realizada em tempo hábil, de modo que o tomador de decisões possa extrair o máximo de utilidade da mesma e que esta seja capaz de influenciar a tomada de decisões.
	B	A tempestividade não tem relação com os investidores, uma vez que não influencia no retorno das ações.
	C	A tempestividade está relacionada a velocidade com que as informações contábeis são disponibilizadas, o que significa que podemos fornecer somente um vez ao ano as informações aos investidores sobre o desempenho da empresa ao longo do período.
	D	Uma informação para ser considerada tempestiva nunca terá seu atributo prolongado após o encerramento do período contábil.
	E	Representa um elo de ligação entre os responsáveis pela tomada de decisão e a informação contábil, porque diz respeito a clareja e a objetividade com que a informação é publicada.

Continue navegando