Buscar

Diferenças morfológicas entre artérias e veias

Prévia do material em texto

Diferenças morfológicas entre artérias e veias
Os vasos sanguíneos fazem parte do sistema circulatório, as artérias tem como função transportar sangue do coração, geralmente rico em oxigênio, para os tecidos do corpo, mas podem transportar também sangue rico em gás carbônico, como ocorre na artéria pulmonar, que leva sangue rico em gás carbônico do ventrículo direito para o pulmão. Grandes artérias saem do coração e se ramificam por várias regiões do corpo em artérias menores que se dividem em arteríolas que no interior de tecidos e órgãos se ramificam em capilares, onde através de suas paredes ocorrem troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do nosso corpo. Esses capilares se reúnem e formam vênulas que se fundem e formam veias que transportam geralmente sangue rico em gás carbônico dos tecidos de volta ao coração, com exceção das veias pulmonares que transportam gás rico em oxigênio dos pulmões para o átrio esquerdo. 
A parede dos vasos sanguíneos se constitui em três camadas, são elas: A túnica interna ou íntima que reveste a parte interna dos vasos e fica em contato com o sangue circulante e é formada pelo endotélio e tecido elástico. A túnica média é composta por músculo liso e fibras elásticas. Túnica externa ou adventícia é a camada de revestimento dos vasos e consiste principalmente em fibras elásticas e colágenas.
As artérias e veias possuem algumas diferenças morfofisiológicas. Nas artérias a túnica média é mais espessa e rica em fibras elásticas devido à alta pressão do sangue ao sair do coração. Quando os ventrículos ejetam sangue no interior das artérias elas se expandem para acomodar mais sangue e estreita-se quando o coração relaxa, ajudando a locomoção do sangue. Possuem lâmina elástica interna, localizada entre a túnica íntima e média e a lâmina elástica externa, localizada entre a túnica média e a túnica externa. Compostas principalmente de elastina possuem fenestras que possibilitam a difusão de nutrientes para células profundas da parede do vaso. 
As veias possuem túnicas média e íntima mais finas e a túnica externa mais espessa. Diferente das artérias, a pressão sanguínea é menor, logo, o retorno do sangue para o coração tem o auxílio da musculatura do organismo que pressionam as veias próximas e a túnica íntima pode dobrar-se para dentro originando válvulas, garantido a circulação unidirecional e evitando o refluxo de sangue devido a força da gravidade. As veias são suficientemente flexíveis de acordo com variações no volume e na pressão do fluxo sanguíneo. A luz, espaço oco por onde flui o sangue, das veias é mais amplo do que o de uma artéria. 
TORTORA, G.J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 4°ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
http://www.uff.br/fisio6/aulas/aula_05/topico_03.htm
http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/6Circulat.pdf

Continue navegando