Buscar

PROVA I DIREITO TRIBUTÁRIO E EMPRESARIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação I – Objetiva
Direito Tributário e Empresarial
1-No Direito Tributário, o processo de interpretação e integração da lei tributária é necessário para que se possa aplicar a lei em casos específicos. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Analogia.
II- Princípios gerais de direito tributário.
III- Equidade.
IV- Princípios gerais de direito privado.
( IV ) Serve como base de pesquisa para definição, conteúdo e alcance dos institutos, conceitos e formas do direito privado.
( III ) Este princípio não poderá ser utilizado para dispensa do pagamento de tributo devido.
( II ) Estes princípios encontram-se principalmente na Constituição Federal, os quais podemos citar, por exemplo, o da capacidade contributiva, da estrita legalidade, da anterioridade da lei e o da proibição do confisco.
( I ) Dentro do processo de integração, não pode ser utilizado para exigir tributo não previsto em lei.
2-A Lei ordinária também é um instrumento normativo que cria tributo, podendo ser elaborada pelo Poder Público da União, estados, Distrito Federal e municípios. Sobre as fontes do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
I- A analogia, que é aplicada na falta da norma escrita, pode ser usada para criar tributos. ERRADA
II- A doutrina também é uma fonte do direito tributário, observado sempre o princípio da legalidade. CORRETA
III- A jurisprudência, que é o entendimento dos tribunais sobre determinada temática, serve como fonte do direito tributário. CORRETA
IV- A fonte básica é a lei, referendada pelo princípio da legalidade. CORRETA
3-As Fontes do Direito são o ponto de partida para o estudo de determinado ramo. A maioria dos autores aceita a teoria tradicional das fontes do direito, que adotam as fontes primárias como nascedouro e base das demais. Sobre as fontes do Direito Tributário, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Constituição Federal.
II- Lei Complementar.
III- Lei Ordinária.
( I ) É a principal fonte do direito tributário, constituindo a base de sustentação de todo o sistema tributário.
( II ) Além de regulamentar as limitações constitucionais à força tributária do Estado, também estabelece as normas gerais em matéria de legislação tributária.
( III ) É responsável pela criação de tributos ou a sua extinção, assim como definição de fato gerador da obrigação tributária principal, fixação da alíquota do tributo e da sua base de cálculo, dentre outros.
4-Os princípios são utilizados como fonte de interpretação das normas jurídicas, apontando os caminhos a serem seguidos pelos aplicadores da lei. Caso uma regra possa ser duplamente interpretada, prevalecerá a interpretação que esteja de acordo com algum princípio constitucional. Nesse sentido, diante da importância dos princípios, assinale a alternativa CORRETA que apresenta aquele previsto na Constituição Federal:
( ) Princípio da Isometria.
( ) Princípio da Anualidade.
( ) Princípio da Atipicidade.
( X) Princípio da Legalidade.
5-Sabe-se que o direito surgiu para regular as relações sociais, e não pode ser visto de forma isolada, haja vista que se torna clara sua interdisciplinaridade quando uma norma remete a outra contida em diverso diploma legal. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, analise as seguintes afirmativas:
I- O Direito Penal é um ramo do direito público, mas não mantém qualquer relação direta ou até mesmo indireta com o Direito Tributário. ERRADA
II- O Direito Administrativo é um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são subordinados ao direito administrativo. CORRETA
III- O Direito Civil fornece vários conceitos para a lei fiscal. CORRETA
IV- O Direito Constitucional contém as bases do ordenamento jurídico tributário. CORRETA
6-Nem sempre é simples interpretar uma norma, que por vezes é dúbia ou obscura. Assim, interpretar a lei é atingir a compreensão de modo a entender as diversas significações nela contidas, levantando sua verdadeira intenção. O processo de interpretação da legislação tributária está previsto no Código Tributário Nacional, nos artigos 151 e 175. Sobre como o processo de interpretação da legislação tributária é utilizado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspensão ou exclusão do crédito tributário.
( V ) Interpretação literal visa ao significado gramatical das palavras. 
( F ) Na outorga de isenção, a interpretação da legislação tributária poderá ser feita de forma extensiva.
( V ) Nas causas de suspensão do crédito tributário, tais como moratória e parcelamento, a interpretação da legislação deverá ser feita de forma literal.
7-A Constituição Federal veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, bem como veda que referida cobrança se dê antes de decorridos noventa dias da publicação da lei que os instituir ou aumentar. Tais vedações refletem o que a doutrina, respectivamente, denomina de princípio da anterioridade e de noventena. Assinale a alternativa CORRETA na qual se encontra um tributo que se sujeita à anterioridade, mas excepciona a aplicação do princípio da noventena:
( ) Contribuição de intervenção no domínio econômico.
( ) Empréstimo compulsório instituído no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
( ) Imposto sobre produtos industrializados.
( X ) Imposto de Renda.
8-Paulo recebeu auto de infração pelo inadimplemento de determinado tributo instituído por lei ordinária. Sendo assim, mediante processo judicial, contesta a exigência fiscal sob o argumento, correto, de que o tributo em questão deveria ter sido instituído por lei complementar. A partir da hipótese apresentada, assinale a alternativa CORRETA que indica o tributo exigido no referido auto de infração:
( ) Contribuição de Interesse de Categoria Profissional.
( ) Contribuição de Melhoria.
( ) Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
( X ) Empréstimo Compulsório.
9-A Constituição Federal é tida como rígida e mutável, pois o processo de alteração é difícil. Contudo, desde que não seja de cláusulas pétreas, é possível que seja alterado através de emenda constitucional. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As emendas à Constituição somente poderão ser propostas pela Câmara dos Deputados.
( ) A forma federativa poderá ser alterada através de emenda constitucional.
( ) Se negada a proposta de emenda, poderá ser proposta novamente na mesma sessão.
( X ) O projeto de emenda poderá ser proposto pelo Presidente da República.
10-Em um sistema federativo, não há hierarquia entre os entes, e sim a repartição de atribuições, de acordo com o determinado na Constituição. Ao Presidente da República, que é o chefe do Poder Executivo, cabe privativamente expedir decretos e regulamentos. Mediante essa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Pode ser classificado como ato político ou deliberativo.
( V ) Tratados e convenções internacionais deverão ser referendados mediante decreto pelo Congresso Nacional.
( V ) O decreto objetiva regulamentar/detalhar a lei vigente.
( V ) O conteúdo do decreto é restrito à lei pela qual foi expedido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando