exercicios de revisao neuro
5 pág.

exercicios de revisao neuro


DisciplinaNeuroanatomia Funcional356 materiais8.513 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questões
1. Funcionalmente o sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral, ambos com vias aferentes e eferentes. Com base nessa organização, analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: (0.5)
I \u2013 A via aferente do sistema nervoso visceral traz impulsos de centros nervosos até as estruturas viscerais.
II \u2013 No sistema nervoso somático a parte aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informando estes centros sobre o que se passa no meio ambiente.
III \u2013 Sistema nervoso eferente somático é voluntário enquanto o sistema nervoso autônomo ou visceral eferente é involuntário.
Afirmação I está correta.
Afirmação II está correta.
Afirmação III está correta.
Afirmações I e II estão corretas.
Afirmações II e III estão corretas.
2. Explique porque o Sistema Extra-Piramidal é quem dá base para que a Motricidade Voluntária ocorra. (1.0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O neurônio ou célula nervosa é a unidade morfológica e fisiológica do sistema nervoso. É constituído por corpo celular, dendritos e axônio. São células excitáveis, ou seja, capazes de conduzir estímulos nervosos em respostas a estímulos. Com base nas funções de cada componente dos neurônios e com sua propriedade de excitabilidade elétrica, assinale a alternativa que melhor define o percurso de um estímulo nervoso: (0.5)
O axônio conduz o impulso nervoso aferente para o corpo celular.
Os dendritos conduzem o impulso nervoso aferente para fora do corpo celular.
Os dendritos conduzem impulso nervoso aferente para o corpo celular.
Axônio e dendritos conduzem o impulso nervoso eferente para o corpo celular.
Axônio e dendritos conduzem o impulso nervoso aferente para fora do corpo celular.
4. Analise as alternativas abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, justifique as alternativas falsas: (1.0)
_____ Numa sinapse elétrica, a corrente iônica passa, diretamente, entre células adjacentes, por meio de junções comunicantes ou gap junctions.
_____ Nas sinpases químicas, os neurônios pré e pós-sináptico não fazem contato por meio de neurotransmissores.
_____Sinapse é a junção funcional entre um neurônio e outro e pode ser química e elétrica.
_____Na sinapse química há a participação de substância química, conhecidas como neurotransmissores, liberadas pelo neurônio pós-sináptico que atua nos receptores situados na membrana do neurônio pré-sináptico.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Com base nas características, componentes, funções e origem do sistema nervoso, analise as alternativas abaixo e assinale a (s) correta (s): (0.5)
O sistema nervoso tem origem ectodérmica.
O sistema nervoso central é formado apenas pelo cérebro e pela medula.
Os nervos cranianos originam-se no encéfalo e dirigem-se somente à cabeça.
Os atos reflexos são atos voluntários.
O sistema simpático e parassimpático são antagônicos.
6. Em situações de estresse, o organismo de um indivíduo responde com a aceleração dos batimentos cardíacos. Nesse caso, o sistema nervoso periférico responsável pela resposta e a substância química que atua como neurotransmissor são, respectivamente: (0.5)
Voluntário e acetilcolina.
Voluntário e noradrenalina.
Autônomo parassimpático e noradrenalina.
Autônomo simpático e acetilcolina.
Autônomo simpático e noradrenalina.
7. Relacione as colunas de acordo com os conceitos em neurofisiologia: (1.0)
COLUNA 1						COLUNA 2
a) Dura-máter		( ) Fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço 
subaracnóideo e as cavidades ventriculares.
b) Pia-máter		( ) Meninge mais superficial, espessa e resistente.
c) Bulbo		( ) Cordões esbranquiçados constituídos por feixes de fibras 
nervosas; unem o SNC aos órgãos perfiéricos.
d) Líquor		( ) Meninge mais interna em contato íntimo com a superfície do 
encéfalo e da medula. 
e) Nervos		( ) Divisão do tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo), 
 situado caudalmente.
8. Se um indivíduo sofrer uma lesão na via eferente da informação ele poderá mover o dedo, mas não o sentirá. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta. (1.5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Sensações somáticas são originadas pela estimulação de receptores sensoriais situados na pele ou na camada subcutânea; nas membranas mucosas da boca, vagina e do ânus; nos músculos, tendões e articulações; e no ouvido interno. As sensações somáticas englobam quatro modalidades: tátil, térmica, dolorosa e proprioceptiva. Com base nas sensações somáticas, analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta: (0.5)
I \u2013 Estímulos intensos como térmicos, mecânicos ou químicos podem ativar nociceptores encontrados em todos os tecidos do corpo, exceto no encéfalo.
II \u2013 Termorreceptores são terminações nervosas livres localizadas na superfície da pele capazes de perceber apenas as sensações térmicas de calor.
III \u2013 As sensações proprioceptivas informam ao corpo sobre o grau de contração muscular, a quantidade de tensão presente nos tendões, sobre a posição das articulações e sobre a orientação da cabeça em relação ao solo e durante o movimento.
Afirmação I está correta.
Afirmação II está correta.
Afirmação III está correta.
Afirmações I e II estão corretas.
Afirmações I e III estão corretas.
10. Os impulsos nervosos, propagando-se através do SNC, seguem vias específicas, dependendo do tipo de informação, de sua origem e de seu destino. A via percorrida por impulsos nervosos produtores de um reflexo é o arco reflexo que inclui os seguintes componentes funcionais: centro integrador, neurônio motor, receptor sensorial, efetor e neurônio sensorial. Com base nessas informações descreva um arco reflexo simples. (1.0)
GABARITO:
E
 2 . R: Sem o tônus adequado na musculatura e a postura, o 
 individuo não consegue executar o movimento voluntário, isto é, 
 não consegue andar, fixar a cabeça para movimenta-la etc.
 3. C
 4. V, F, F, F.
b) Nas sinapses químicas os neurônios pré e pós-sináptico ficam próximos, sem contato, separados pela fenda