Buscar

ATUALIZADO 18.06 Mapeamento colaborativo de Alagamentos em Santa Maria real oficial

Prévia do material em texto

�
�
mapeamento dinâmico e colaborativo de pontos de alagamentos na região sul da cidade de santa maria/rs
Gilberto Tonato Cardoso1, Guibson Souza Goulart2, Izoni Lima de Oliveira3 & Maurício Fraga Wagner4
1 Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo – ULBRA, Santa Maria, RS
e-mail: primeiro(a)_autor(a)@..., segundo(a)_autor(a)@...
2 Professora do Curso de Nome_do_Curso – ULBRA, Santa Maria, RS 
e-mail: professor(a)_autor(a)1@..., professor(a)_autor(a)2@... 
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visou o desenvolvimento de um levantamento e mapeamento dos eventos de alagamento, caracterizando as áreas suscetíveis a algamentos na região sul de Santa Maria, bem como a identificação das áreas, através de visitas a campo e entrevistas da população para propor o mapeamento dinâmico e colaborativo pontual de intervenção urbana, através de aplicativos de celular, na abrangência dos bairros Passo das Tropas, Lorenzi, Santos, Tomazetti, Dom Antônio Reis e Urlândia
2. DEFINIÇÕES
2.1 Alagamento
O alagamento é definido pelo acúmulo de água, onde o sistema de drenagem não dá conta da vazão da chuva.
2.2 Enchente
Enchente é causada pela elevada vazão da chuva, por exemplo, estamos diante de um quadro de enchente quando temos o aumento do nível da água.
2.3 Inundação
A inundação é caracterizada pelo transbordamento. Este transbordamento inunda a região quando o sistema de drenagem não dá conta da vazão de chuva.
3. objetivos do estudo
Como resultado aos desastres naturais ocorridos recentemente é preciso analisar suas causas e possíveis formas e prevenção, assim a tecnologia da informação surge como a solução para gerenciar e obter dados geográficos através da participação voluntária das pessoas propondo medidas para peveni-los da melhor maneira possível e informar autoridades e moradores e tempo real através da internet, onde ocorrem estes sisistros. 
A integração dos sistemas de informação vem se popularizando e se disseminando cada vez mais nos últimos tempos pelos aparelhos de geolocalização e principalmente por meio de aplicativos para smartphone.
A intenção é disponibilizar as informações de forma gratuita para que possam ser acessadas de maneira simples e por qualquer pessoa em tempo real dinamizando o acesso aos mapeamentos geoprocessados.
4. PROBLEMAS E JUSTIFICATIVAS
O crescimento constante das cidades acaba acarretando transtornos para a sociedade devido à falta de planejamento e organização dos bairros que fazem parte da periferia das cidades. Os problemas que mais trazem prejuízos aos cidadãos são alagamentos, enchentes e inundações e por isso é de suma importância identificar os agentes causadores desses problemas urbanos.
5. OBJETIVOS 
Sugerir no mapeamento do site ou aplicativo, os locais onde estão alagados em dias de chuva e propor rotas alternativas para evitar os locais de risco;
A informação precisa ser precisa e de fácil entendimento ao usuário;
O sistema precisa ser divulgado na imprensa para que o alcance um maior número de pessoas, para que integre um sistema verdadeiramente colaborativo, sistemático e eficiente;
Criar plug-ins para aplicativos já estabelecidos, como GoogleMaps e Waze, que armazene e notifique locais onde ocorrem e/ou estão ocorrendo alagamentos, além de identificar a possível causa como por exemplo drenagens insuficientes ou entupidas, beiras de encosta, etc.
6. referêncial teórico
Mapeamento colaborativo é a identificação dos pontos de alagamento na região de abrangência, através de registro e monitoramento em rede, a fim de que a população possa de fora colaborativa compartilhar informações.
Mapeamento dinâmico são informações que ficam registradas na rede em forma de dados em que qualquer pessoa pode acessá-las e compartilhá-las, desde que tenha conexão através de geolocalização (GPS).
7. Metodologia
Coleta de dados: Mapeamento dos pontos de alagamento: As informações são coletadas pelos os usuários e pela equipe de estudo da área (rede de georreferênciamento)
Análise de dados: Conforme os dados são informados no sistema, os mesmos ficam armazenados no banco de dados dentro da plataforma. As informações registradas nos pontos de alagamentos são registrados pelo usuário e ficam acessíveis a qualquer outro usuário que queira, analisar as informações nele contidos e ou informar novos dados, bem como atualizar informações pertinentes a determinados pontos registrados.
8. Resultados
Figura 01 – Áreas alagáveis da região sul de Santa Maria - RS
Fonte: WAGNER M.
1 mapa temático que iria verificar padrões de alagamentos no entorno das áreas levantadas - próximos a curso hídricos, materiais impermeáveis..
APLICATIVO RUAS ALAGADAS SM
- Aplicativo disponível na play store para Android, iOS e Windows
Tutorial de como compartilhar uma informação para outros usuários.
O aplicativo funciona junto com o google maps, então quando você abrir ele aparecerá uma página do google maps mostrando a cidade de Santa Maria. 
1° Passo: Abrir o aplicativo.
2° Passo: Se o alagamento for aonde você está basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo, que a sua localização irá aparecer no mapa.
3° Passo: Se você estiver mexendo pelo aplicativo para celular de um clique e segure o dedo sobre a rua com alagamento até aparecer as opções, pelo computador clique com o botão direito do mouse sobre a rua que aparecerá as opções, nas opções vá em “informar um problema de dados.
4° Passo: Do lado da palavra outro você poderá comentar sobre a situação que a via se encontra devido ao alagamento, após enviar a informação estará disponível para qualquer usuário do aplicativo.
Todos os dados enviados ficam armazenados dentro do aplicativo.

Continue navegando