Buscar

REVERSO ATO ADMINISTRATIVO OK

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Atos negociais -   atos administrativos em que a vontade da Administração Púlica coincide com o interesse do administrado.Exemplos: Licenças, autorização, permissão, admissão, visto, aprovação, homologação, dispensa, renúncia
Atos enunciativos -  são os atos administrativos em que a Administração Pública se limita a certificar ou atestar um fato, ou emitir opinião sobre determinado assunto, sem se vincular ao seu enunciado. Exemplos: certidões, atestados, pareceres, apostilas.
Atos  constitutivos - Para grande parte da doutrina são aqueles atos que apenas criam direitos
ATOS DE IMPÉRIO: cria obrigações ou restrições, de forma unilateral e independente de anuência – princ. supremacia do interesse público.
** A imperatividade é atributo presente apenas nos atos administrativos que imponham restrições de direitos, não se aplicando aos atos ampliativos de direitos. (cespe)
2. º Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e determinará que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso.
3. Atos da Administração, são aqueles praticados pelos órgãos ou pessoas vinculadas à Administração Pública em igualdade com o particular. Exemplos de Atos da Administração: Os Atos de Direito Privado, como doação, permuta, compra, venda, locação.
4. A competência é passivel de ser Delegada e Avocada, desde que esta competência NÃO SEJA EXCLUSIVA:Lei 9784/99 - Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
5. USURPADOR DE FUNÇÃO:  Não foi de nenhuma maneira investido em cargo. Seus atos não podem ser convalidados. não convalida). ato inexistente. Ex: fingir que é servidor e praticar algum ato.
 
** FUNCIONÁRIO DE FATO: Foi investido no cargo, mas há irregularidades na sua investidura. Tem uma aparência de legalidade. Exemplo: sujeito não tinha a idade exigida para o cargo que ocupa. Seus atos podem ser convalidados.
6. Quais são os requisitos pra convalidar?
1 – não acarretar lesão ao interesse público;
2 – não haver prejuízo a terceiros;
3 – ato com defeito sanável;
4 -  não houver impugnação judicial ou administrativa.
* decisão discricionária da administração em convalidar ou não
* vício de legalidade no qual o defeito é SANÁVEL
*VÍCIO RELATIVO A COMPETÊNCIA QUANTO À PESSOA, DESDE QUE NÃO SEJA EXCLUSIVA
* VÍCIO RELATIVO À FORMA, DESDE QUE NÃO SEJA ESSENCIAL A VALIDADE DO ATO 
* PODE EM ATOS VINCULADOS E DISCRICIONÁRIOS (COMPETÊNCIA/FORMA)
* EFEITO EX TUNC
* SÓ PELA ADMINISTRAÇÃO
7. O motivo do ato administrativo pode ser conceituado como a ocorrência no mundo fenomênico de certo pressuposto fático, relevante para o direito, que vai postular ou possibilitar a edição do ato administrativo. ( É A SITUAÇÃO DE FATO OU DE DIREITO QUE DETERMINA OU AUTORIZA A PRÁTICA DO ATO)
** OBS: MOTIVAÇÃO: INTEGRA A FORMA; a explicitação dos fundamentos de fato e de direito que levaram à edição do ato administrativo e sem a qual o ato é nulo – NEM SEMPRE A MOTIVAÇÃO É OBRIGATORIA, CONSEQUENTEMENTE NÃO ACARRETA ANULAÇÃO, P.EX, ATOS DISCRICIONÁRIOS
*  motivação é obrigatória em regra, somente nos atos vinculados e naqueles que possam afetar direitos ou causar prejuízo
8. Resolução e Portaria: são formas de que se revestem os atos, gerais ou individuais, emanados de autoridades outras que não o Chefe do Executivo.
**Decreto: é a forma de que se revestem os atos individuais ou gerais, emanados do Chefe do Poder Executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito).
**Circular: é o instrumento de que se valem as autoridades para transmitir ordens internas uniformes a seus subordinados.
**Parecer: é o ato pelo qual os órgãos consultivos da Administração emitem opinião sobre assuntos técnicos ou jurídicos de sua competência.
**Alvará: é o instrumento pelo qual a Administração Pública confere licença ou autorização para a prática de ato ou exercício de atividade sujeitos ao poder de polícia do Estado
9. os motivos e a finalidade indicados na lei, bem como a causa do ato, fornecem as limitações ao exercício de discrição administrativa e, portanto, estão sujeitos ao controle judicial.
10.  silêncio adm.: regra : não é nada, um simples fato adm.
*exceção: quando a lei atribuir pode ter consequencias no mundo juridico 
11. para caracteziar o atributo da autoexecutoriedade:
 1. atirbuido por lei
 2. situações emergenciais
12. CONCEITO CASSAÇÃO: A cassação consiste na EXTINÇÃO do ato administrativo em razão do descumprimento dos requisitos que deveria permanecer atendendo, como exigência para manutenção do ato e seus efeitos.
** CADUCIDADE: quando uma nova legislação impede a permanência da situação anteriormente consentida pelo poder público.
** EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO: 
1 - EXTINÇÃO NATURAL 
2 - RENÚNCIA 
3 - DESAPARECIMENTO DA PESSOA OU DA COISA 
4 - RETIRADA: 
     a) ANULAÇÃO - retirada do ato por motivo de ilegalidade 
     b) REVOGAÇÃO - retirada do ato por motivo de conveniência e oportunidade em prol do interesse público 
     c) CASSAÇÃO - retirada do ato por motivo de superveniente irregularidade/ilegalidade perpetrada pelo beneficiário 
     d) CADUCIDADE - retirada do ato por motivo de superveniente incompatibilidade com a legislação 
     e) CONTRAPOSIÇÃO - retirada do ato por motivo de ato administrativo superveniente incompatível (obs.: o ato anterior é válido, embora não mais compatível com o novo ato administrativo); 
13. ATOS QUE NÃO PODEM SER REVOGADOS:
. Consumados
. geraram direitos adquiridos
. que integram um procedimentos
. vinculados.
. meramente declaratórios
. opinativo
. manifestação de vontade
** Considerando a doutrina pátria e o regime jurídico dos atos administrativos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de ato que pode ser revogado: ato válido.
14. ATO SIMPLES: única manifestação de vontade de 1 órgão ou autoridade (seja unipessoal ou colegiado) – NÃO INTERESSA O Nº DE PESSOAS
** ATO COMPLEXO: manifestação de vontade de 2 ou + diferentes órgãos ou autoridades
** ATO COMPOSTO: manifestação de 1 órgão + ato acessório (E NÃO MANIFESTAÇÃO); EX: aprovação, autorização, ratificação, visto, homologação, etc. SÃO 2 ATOS E NÃO DUAS MANIFESTAÇÕES DE VONTADES.
15. Autorização = interesse predominante do Administrado
Permissão = interesse predominante Público.
16. O vício quanto ao OBJETO ocorre quando o ato importa violação à lei, regulamento ou outro ato normativo. Há, dentre outras situações, quando o objeto é diverso do previsto na lei para o caso sobre o qual incide; exemplo:  Pena de suspensão quando cabível de repreensão.
** Competência = QUEM? = sujeito que pratica
Objeto            = o quê?  = conteúdo do ato
Forma             = como? = exemplo: Decreto.
Motivo            = por quê? = a necessidade de se praticar o ato
Finalidade     = Para quê? = interesse público 
** - Defeito quanto ao sujeito que o emana: COMPETÊNCIA
- Ofensa aos requisitos de existência e validade: FORMA
- Desvio de procedimento: FINALIDADE
17. Eficaz: é o ato que apto a produzir todos os seus efeitos
Válido: está em conformidade com o ordenamento jurídico
Perfeito: é o ato que já concluiu todo o ciclo de formação
18. Imperatividade: Imperatividade é o poder que os atos administrativos possuem de impor obrigações unilateralmente aos administrados, independentemente da concordância destes.
Exigibilidade ou coercibilidade: Exigibilidade é o poder que os atos administrativos possuem de serem exigidos quanto ao seu cumprimento, sob ameaça de sanção. Vai além da imperatividade, pois traz uma coerção para que se cumpra o ato administrativo.
19. . Em razão da imperatividade a Administração pode impor unilateralmente suas
determinações válidas, desde que dentro da legalidade, o que retrata a coercibilidade imprescindível ao cumprimento ou à execução de seus atos. A exigibilidade permite que o administrador decida sem a exigência de controle pelo Judiciário, representando a tomada de decisão. Está presente em todo ato administrativo, porém, só não depende de previsão legal quando se tratar de medida urgente para a proteção do interesse público.
** exibilidade: “ Não sendo cumprida a obrigação imposta pelo ato administrativo, o poder público terá que, valendo-se de meios indiretos de coação, executar indiretamente o ato desrespeitado”. 
** atributo da executoriedade ou autoexecutoriedade, que, de acordo com o citado autor , é uma forma direta de execução dos atos administrativos. 
20. Absoluta (jure et de jure) – quando não admitir prova em contrário;
Relativa (juris tantum) – quando admitir prova em contrário.
21. O poder público poderá executar atos administrativos diretamente ante a inexecução de obrigação pelo particular, atributo que recebe o nome de autoexecutoriedade, que prescinde da participação do poder judiciário
22. SÚMULA 510: Praticado o ato por autoridade, no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.
** O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada. 
** . Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.
23. O art. 2º, parágrafo único, XIII da Lei 9.784/99, em homenagem ao princípio da segurança jurídica, veda a aplicação retroativa de nova interpretação de norma administrativa. 
24. O ato administrativo de concessão de aposentadoria é exemplo de ato complexo, e não de ato composto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando