A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 3 ESTRUTURA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Quando estudamos a representação das contas contábeis, fica evidenciado graficamente a “conta T ”, a qual representa os débitos e créditos das operações contábeis. Por um velho chavão utilizado no meio contábil, dizemos que para cada débito a um crédito e vice-versa. Com isso, podemos concluir que o método das partidas dobradas, significa:
Nota: 20.0
	
	A
	Para cada ação contábil, teremos duas outras ações contábeis iguais.
	
	B
	Para cada conta devedora, temos uma ou mais contas credoras e vice-versa.
Você acertou!
GABARITO:  ALTERNATIVA   B     Capítulo 2 – pág: 41 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015), que define o método de partidas dobradas como aquele em que para cada conta devedora, temos uma ou mais contas credoras e vice-versa.
	
	C
	Para cada ação financeira, teremos uma ação credora e outra devedora.
	
	D
	Para cada conta credora, temos sempre uma conta devedora igual.
Questão 2/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Uma das questões mais debatidas pelos contadores referentes aos Ativos Imobilizados e Intangíveis, corresponde a classificação dos mesmos, referente a redução financeira aplicada em seus elementos. Devido a isso, as contas de Depreciação, Amortização e de Exaustão contribuem para efetuar registros periódicos desta redução financeira mencionada.
Preencha a 2ª coluna conforme as opções da 1ª coluna e marque a alternativa correta que corresponda à sequência lógica.
I.   Depreciação      
II.  Amortização      
III. Exaustão           
(   ) Corresponde à perda do valor, decorrente da sua exploração.
(   ) Corresponde à perda do valor, decorrente ao desgaste.
(   ) Corresponde à perda do valor, aplicada na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial
Nota: 0.0
	
	A
	I– III – II
	
	B
	II – I  – III
	
	C
	III – I – II
A ordem correta das alternativas é III - I II de acordo com  o conteúdo do Capítulo 2 – pág: 51 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria, que apresenta os seguintes conceitos:
Depreciação: é registrada quando houver perda do valor do bem físico sujeito a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
Amortização: quando houver perda de valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou serviços de duração limitada ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
Exaustão: quando corresponder à perda do valor descorrente da sua exploração, de direitos cujos objetos sejam recursos minerais ou florestais ou bens aplicados nessa exploração.
	
	D
	II – III – I
	
	E
	I - II - III
Questão 3/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Em relação ao Patrimônio Líquido podemos dizer que representa o interesse residual nos ativos da entidade, depois de deduzir todos os seus passivos. Nesse sentido é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Representam os recursos que foram aportados pelos sócios ou acionistas, desde seu investimento inicial, quanto aos valores mantidos como reservas
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o material para impressão da aula 04, que diz que "Apesar de o patrimônio líquido ser visto como algo residual, ele apresenta subclassificações no balanço patrimonial, como, por exemplo, na sociedade por ações, recursos aportados pelos sócios, reservas resultantes de detenções de lucros e reservas de ajustes para manutenção do capital podem ser demonstrados de maneira separada (CPC 00 R1, 2011)"
	
	B
	Pode ser considerado como sinônimo de Patrimônio, uma vez que seus conceitos não se diferem entre si.
	
	C
	Representam os valores das obrigações que a empresa tem com terceiros, sendo, assim, uma fonte de origem de recursos.
	
	D
	O valor do Patrimônio Líquido é extraído do cálculo para apuração do valor contábil da empresa e de suas ações.
	
	E
	Representa o valor de entradas ou outros aumentos de Ativos de uma empresa, ou ainda liquidação de seus Passivos.
Questão 4/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Preencha a 2º coluna, conforme as opções dadas na 1º coluna. Com isso, escolha a alternativa CORRETA que corresponde a sequência das informações dadas.
I.   Devedor            
II.  Credor              
III. Saldo nulo         
IV.  Histórico           
(    ) Quando o débito for igual ao crédito.
(    ) Quando o valor do débito for menor que o crédito. 
(    ) Informações financeiras prestadas.
(    ) Quando o valor do débito for maior que o crédito.
Nota: 20.0
	
	A
	III – II – IV – I
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o Capítulo 02, página 41 da obra de Contabilidade em Processo: da escrituração à Controladoria, pois:
( Saldo Nulo   ) Quando o débito for igual ao crédito.
(  Saldo Credor  ) Quando o valor do débito for menor que o crédito. 
(  Histórico  ) Informações financeiras prestadas.
(  Saldo Devedor  ) Quando o valor do débito for maior que o crédito.
	
	B
	III – I – IV – II
	
	C
	IV – II – III – I
	
	D
	IV – III – II – I
	
	E
	III - I - II - IV
Questão 5/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
O Patrimônio das organizações é considerado o objeto de estudos principal da ciência contábil. Seus componentes são classificados como: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. A respeito do Ativo, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Referem-se a bens e direitos que a empresa possui ou usufrui que existem agora e têm a capacidade de render serviços ou benefícios no período corrente e no futuro.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o material para impressão da aula 04, página 06, que diz que "Um ativo é algo que existe agora e tem a capacidade de render serviços ou benefícios no período corrente e no futuro. Os benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma dada entidade em consequência de transações ou eventos passados, são considerados como ativos. Ele representa os bens e os direitos da empresa."
	
	B
	É composto somente por bens e direitos que podem ser realizados, ou seja, transformados em dinheiro no curto prazo.
	
	C
	Referem-se aos bens que a empresa adquiriu para fazer parte do estoque e do ativo imobilizado. As demais contas não podem ser vinculadas ao Ativo.
	
	D
	Para que possamos considerar um bem como Ativo é essencial que ele tenha forma física.
	
	E
	Para ser reconhecido como Ativo, um bem ou direito não precisa necessariamente satisfazer a definição de materialidade, probabilidade de ocorrência e confiabilidade da medida.