A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
QUESTÕES DE PROCESSO DE TRABALHO EM S. S I

Pré-visualização | Página 2 de 5

e transformar coisas para atender demandas que extrapolam suas necessidades básicas. A natureza constitui-se em fonte de valor de uso tanto quanto o trabalho. O trabalho constitui-se como:
Processo prático, ativo de transformação da natureza para a satisfação de finalidades.
A origem etimológica da palavra trabalho está relacionada à palavra:	
Natural
Para Marx, os homens são produtos históricos das relações sociais e a história dos homens é a história da origem e do desenvolvimento das formas de organização social. Essa assertiva corresponde à sua concepção:
Materialista da natureza humana.
Os complexos sociais são:
O Estado, o direito e a política
Considere as afirmações abaixo: I - Na perspectiva marxista, o trabalho é compreendido como mediação de primeira ordem. II - O principal objetivo do trabalho está atrelado à manutenção das necessidades vitais. III - O trabalho estranhado ou alienado constitui-se em uma dimensão negativa do trabalho. Estão corretas as alternativas:	Todas
Quando o processo de trabalho encontra-se sob o controle do capitalista (é assim no sistema capitalista), o homem trabalhador perde o domínio da:	
Totalidade do processo de produção.
O principal objetivo do processo de trabalho no sistema capitalista é a produção de mercadorias voltadas para a venda, portanto o que interessa fundamentalmente é o seu:	
Valor de troca.
Em que década ocorre uma efetiva interlocução do Serviço Social com o marxismo?
1980
Como se concebe os fundamentos depois da década de 80?
Surgimento da profissão vinculado às formas de enfrentamento da questão social no capitalismo monopolista, ainda que se reconheça que as protoformas do Serviço Social encontram-se atreladas às ações de caridade, especialmente aquelas desenvolvidas pela Igreja Católica.
No período entre1960 e 1970, as economias industrializadas começaram a mostrar alguns indícios de esgotamento e maior declínio do crescimento econômico. Elas vinham de um extenso período de crescimento baseado no modo de organização da produção:
Taylorista/fordista
Enquanto no processo de trabalho simples o principal objetivo é a produção de valores de uso, no sistema capitalista o objetivo principal é a produção de mercadorias voltadas para a venda, portanto o que interessa fundamentalmente é o seu:
Valor de troca.
Segundo Iamamoto, a atividade profissional do assistente social é duplamente determinada pelo trabalho útil (valor de uso) e pelo:	
 Trabalho abstrato.
O keynesianismo constitui-se numa ___________ econômica consolidada por John M. Keynes que consiste numa organização político-econômica onde o ________ é assumido como um agente __________. Indique a alternativa cuja as palavras completam as lacunas:	
Teoria - Estado - Indispensável.
A posição central ocupada pela técnica é fundamental para explicar a atual fase do capitalismo em que se insere o pós-fordismo. Essa nova forma de organização da produção promove o seguinte conjunto de consequências:	
Crescente terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição; elevados níveis de concentração de capitais com formação de conglomerados
Sobre o Fordismo considere as afirmativas: I-	A ação dos sindicatos mostrava a sua força ao exigir a continuação da incorporação dos ganhos de produtividade aos salários. II-	As práticas sindicais e as manifestações nos locais de trabalho recusavam continuar contribuindo com a gestão taylorista-fordista. III-	O trabalho havia desqualificado e mesmo destruído o saber daqueles trabalhadores de ofício, que tinham um determinado controle e autonomia no seu trabalho.	Estão corretas as alternativas: Todas
Complete as lacunas: Considerado como uma forma de trabalhar e viver bem __________, o fordismo, na segunda metade do século XX, já havia se espalhado pelas diversas regiões ________, mesmo sofrendo adequações nas várias partes do mundo em que se instalava.	
Americana; do globo.
O sistema de produção Tayotista teve como resultado uma acumulação flexível que caracterizou-se por:	
Fortalecimento dos sindicatos e leis trabalhistas
A ordem social feudal não corria sérios riscos de ser afetada, apesar das duras condições de existência experimentadas pelos servos, principalmente, em função:	
Dos laços de solidariedade existentes entre os servos e certa proteção proporcionada pelos senhores feudais
Marque as alternativas que correspondem aos fatores que impedem que a entrevista de ajuda possa se constituir num relacionamento de ajuda.	
Entrevista baseada no modelo pergunta/resposta; Representação do usuário como pessoa incapaz de gerir sua vida e Valorização da técnica sobre o processo
Qual a alternativa que melhor define a entrevista de ajuda?	
É aquela que visa ajudar o entrevistado a desenvolver a autonomia na gestão de sua vida.
A desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais tem deslocado a atenção da pobreza para a:	
Iniciativa privada.
Complete as lacunas O capital financeiro ao subordinar toda a __________ impõe-se em sua lógica de incessante crescimento, de mercantilização universal. Ele aprofunda __________ de toda a natureza e torna paradoxalmente invisível o __________ que cria a riqueza e os sujeitos que o realizam. Nesse contexto, a "questão social" é mais do que ___________.	
Sociedade; desigualdades; trabalho vivo; pobreza e desigualdade.
As lutas por direitos são tímidas após o ajuste estrutural que defende a redução da ação do Estado mediante o corte dos gastos sociais. Levando em consideração essa afirmativa, é incorreto afirmar que:	
A mundialização do capital só reproduz a questão social nos países pobres;
Qual das alternativas abaixo marca a ênfase da implementação dos princípios Tayloristas no Brasil?	
Educação e disciplina a ser adotada pelo trabalhador
O processo de reestruturação produtiva traz novas requisições para o exercício profissional do assistente social, bem como um novo perfil comportamental. Neste sentido, pode-se destacar neste novo perfil:	
O conhecimento, a competência, a atmosfera positiva, a cooperação e o esforço extra para atender o cliente;
(QUESTÃO DE CONCURSO SESC MATO GROSSO) A partir da compreensão da atividade profissional do (a) Assistente Social como integrante de um processo de trabalho coletivo no âmbito das Instituições prestadoras de serviços sociais, políticas sociais e a questão social podem ser tomadas como:
Objeto de trabalho
Dentre as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho decorrentes da reestruturação produtiva dos anos 1990, destaca-se:	
O aumento da proporção dos empregados sem carteira assinada, destituídos dos direitos trabalhistas.
O Direito do Trabalho fora a resposta normativa do Estado para uma consciência social que configurava não mais a "Questão Social" como um problema de natureza moral, mas passava a tratá-la a partir de uma perspectiva de:	
Justiça social.
Como se determina o valor de cada mercadoria que é produzida?
Gabarito: Segundo Marx, o valor de uma determinada mercadoria produzida relaciona-se ao tempo gasto na produção e manutenção desta mercadoria.
O assistente Social, face ao processo de reestruturação produtiva, é requisitado para novas tarefas nas empresas. No entanto, há persistência na requisição do profissional para a função tradicional de intervenção em problemas da natureza pessoal e psicossocial que interferem na produtividade. Isto significa que continua a existir uma demanda tradicional explicita para o Serviço Social nesse processo e ela diz respeito a que o profissional intervenha:
Na vida privada do trabalhador
A práxis pode ser entendida como uma atividade real de transformação do mundo e não apenas como práxis teórica (VAZQUEZ, 2007). Disso podemos concluir que se em toda práxis há:
Trabalho.
Observa-se no universo do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo uma série de modificações estruturais. Como exemplo dessas modificações, está uma desproletarização do trabalho industrial fabril nos países de capitalismo avançado, com maior ou menor repercussão em áreas industrializadas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.